ESTEATOSE HEPÁTICA – A DOENÇA DO FÍGADO GORDO

Dentre as principais causas de doenças do fígado, destaca-se hoje a obesidade. O sobrepeso pode causar esteatose hepática (gordura no fígado) e esteato hepatite não alcoólica (doença muito semelhante àquela causada pelo álcool).
por PRÓ-VIDA — publicado 2019-05-29T16:10:29-03:00

A obesidade é uma epidemia mundial que aumenta o risco de infarto, diabetes e também de doenças no fígado. Muitas vezes, as tentativas de controle da obesidade podem trazer sérios problemas para o fígado. Perder peso para ganhar novamente depois, ato conhecido como efeito sanfona, causa agressão ao órgão. Já as dietas da moda podem fazer  mal por induzirem rápida perda de peso com diversas privações.  

A rápida diminuição do peso corporal piora a Esteatose Hepática, conhecida na língua inglesa como Fatty Liver. Trata-se de uma doença causada pelo estresse metabólico que tem como conseqüência o acúmulo de gordura no fígado. Maior motivo para a procura de hepatologistas recentemente, a Esteatose Hepática é assintomática, mas se configura como um grande risco, pois dela podem derivar sérias doenças como cirrose hepática, além do diabetes tipo 2 e até mesmo o câncer de fígado.

Atualmente 80% dos pacientes com sobrepeso têm Esteatose Hepática. Se considerarmos que 25% da população ocidental se encontra acima do peso, teremos uma média de 20% desta população com a doença. A condição pode derivar muito comumente também do consumo regular de álcool, seja ele diário ou apenas nos finais de semana. Neste caso se chama de esteatose alcoólica.

Outros fatores que podem desencadear a Esteatose Hepática são o colesterol alto, o diabete mellitus e procedimentos cirúrgicos que tenham envolvido o tubo digestivo.

O diagnóstico de fígado gordo geralmente acontece por meio de uma ultrassonografia, na maioria das vezes realizada como exame de rotina. Para a Sociedade Brasileira de Hepatologia - SBH, é necessário alertar a população sobre os problemas que podem derivar do sobrepeso, já que o fígado é um órgão de vital importância para o corpo humano, e o que é mais afetado por extravagâncias alimentares, uso indevido de medicamentos, fitoterápicos e chás caseiros.

“É necessário alertar às pessoas sobre os riscos que o individuo acima do peso está exposto”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, médico hepatologista e pesquisador, Dr. Raymundo Paraná.

FONTE: www.sbhepatologia.org.br