Probiótico e saúde: Kefir, uma opção.

O kefir é uma alternativa para o consumo de probióticos. Seu consumo pode garantir diversos benefícios.
por PRÓ-VIDA — publicado 2017-10-03T18:07:00-03:00

 

Eli Metchnikoff, ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, notou que as pessoas de um determinado vilarejo na Bulgária, que para a época, tinham a expectativa de vida bem elevada (aproximadamente 90 anos), consumiam grandes quantidades de leite fermentado e assim resolveu estudar os microrganismos responsáveis pela fermentação do leite. Em 1906, baseado nesse trabalho de Metchnikoff, falou-se pela primeira vez em “probióticos”.

Mas afinal de contas, o que são probióticos e para quê servem? Probióticos vem de duas palavras de origem grega, “pros” e “bios”, que significam “pela vida”. Hoje, como definição de probióticos, temos: microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal, produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo (RDC nº 2, ANVISA). E para que servem? Cada vez mais, os probióticos, têm sido usados como auxiliares no tratamento de alguns males, entre eles, alergias, infecções urinárias, cáries, infecções respiratórias e diversos acometimentos do trato gastrointestinal.

Os probióticos podem ser encontrados a venda em farmácias e lojas de produtos naturais e podem ser manipulados. Uma alternativa para o consumo de probióticos é o kefir.

Kefir é uma palavra de origem turca e significa “sentir-se bem”. Sua característica mais importante é a presença de uma microbiota diversificada, composta de várias cepas de bactérias e leveduras diferentes.

Tem o sabor ligeiramente ácido, consistência cremosa, lembrando iogurte. Pode ser produzido a partir do leite de várias espécies de animais (vaca, búfala, cabra, entre outras). Possui mais de 30 cepas de probióticos em sua composição e vitaminas do complexo B.

O kefir pode garantir vários benefícios, entre eles, melhora da imunidade, inibição do crescimento de tumores, regula níveis de colesterol, os microrganismos presentes no kefir são capazes de inibir o crescimento de bactérias “ruins” no intestino evitando um desequilíbrio na microbiota intestinal e pode auxiliar na digestão da lactose em pessoas com intolerância à lactose.

Os grãos de kefir, que é a colônia que dá origem ao kefir, normalmente, são doados por pessoas que já produzem o kefir e à medida que os grãos vão se multiplicando, as doações são feitas. Os grupos de doação são encontrados nas redes sócias.

 

Nutricionista Melissa Andrade CRN1 – 12043

Graduada em Nutrição – Centro Universitário Euro-Americano

Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional e Fitoterapia – Faculdade Laboro

Responsável Técnica Nutricionista Glauca Melo Wernik CRN1 - 11724

Clínica Nutrindo o Conhecimento

SEP/S 710-910, Conj. D, Sl. 302 – Centro Clínico Via Brasil

(61) 3526 1441 – 9.8147-8181