Projetos de Vida, qual é a importância de planejar?

A vida de cada indivíduo é composta por diversas áreas e muitas vezes é importante aprender a identificar e equilibrar cada aspecto da vida. Isto pode contribuir para novas conquistas, maior produtividade e mais harmonia tanto no ambiente de trabalho quanto no pessoal.
por Pró-Vida — publicado 2021-08-24T19:39:34-03:00

Pensar e planejar diferentes projetos de vida podem funcionar como um norte na escolha cotidiana, assim como aumentar a motivação individual e consequentemente proporcionar melhores condições de saúde e qualidade de vida.

Existem diferentes áreas ou dimensões relacionadas aos projetos de vida.

Alguns autores apontam seis dimensões diferentes de projetos de vida: i) desenvolvimento pessoal; ii) lazer; iii) saúde; iv) finanças; v) atividades prazerosas diversas; vi) superação pessoal. Existem também outras dimensões específicas que envolvem o condicionamento físico, a mudança do estilo de vida, a participação na comunidade.  As pessoas podem ter mais do que um projeto, e estes podem e devem ser modificados e reestruturados no decorrer do tempo.  

Os projetos podem ser individuais, coletivos e familiares.

O sucesso nas diferentes dimensões da vida e a realização pessoal e profissional acontecem com a soma de diversos aspectos, como qualificação, oportunidades e vontade de se superar. Se o objetivo é aumentar as chances de ser bem-sucedido (a) é fundamental que as pessoas aprendam a planejar o futuro definindo seus objetivos e os principais passos para alcançá-los.

Acreditamos que as pessoas devem ser vistas como seres humanos complexos. Deve-se entender que todas elas vêm acompanhadas de um conteúdo, uma bagagem própria, uma história de vida pessoal, particular e diferenciada, nenhuma menos ou mais interessante que a outra. São pessoas possuidoras de talentos, habilidades, conhecimentos e competências indispensáveis para adequação de alguma necessidade organizacional. O cenário futuro e sucesso das instituições, sejam públicas ou privadas, estão diretamente relacionados ao talento, competências e habilidades individuais.

Em um mundo com mudanças e desafios, as pessoas desenvolvem a capacidade de se renovarem e conseguem impulsionar as organizações com sua aptidão, inteligência e talento. Elas buscam a aprendizagem indispensável na constante renovação trazendo um impulso próprio de dinamização organizacional sem passividade ou inércia.

Sabemos que cada pessoa possui seus desafios, dificuldades, imprevistos e problemas. Por isso, consideramos fundamental o desenvolvimento de um curso que possa oferecer aos servidores ferramentas para que cada indivíduo possa encontrar o equilíbrio de diferentes áreas de sua vida, incluindo o trabalho, pois acreditamos que este equilíbrio possa impulsionar o servidor em sua produtividade e envolvimento com o trabalho, além de aprimorar o desenvolvimento de competências essenciais para suas vidas pessoais e profissionais.

O TJDFT possui um grupo multidisciplinar com o foco no projeto de vida com o nome “Projete-se” que pretende ajudar os servidores na identificação de seus potenciais e no desenvolvimento de suas competências, oferecendo ferramentas estratégicas para uma melhor organização e entendimento de cada aspecto da vida. São abordados temas como: saúde física, vínculos sociais e afetivos, planejamento financeiro, equilíbrio emocional (autoconhecimento e resiliência), plenitude (neurociência, meditação e espiritualidade), realização profissional e projeto de vida.

 

Autor: Diogo Wernik - Servidor do TJDFT