Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Psicofobia - Seu preconceito causa sofrimento

Psicofobia - Seu preconceito causa sofrimento

Desde 2014, a Psicofobia é uma campanha fixa da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, que tem o intuito de combater o estigma e o preconceito contra os padecentes de doenças mentais.

por Pró-Vida — publicado 19/04/2022

Ouvir e compreender histórias de pessoas que passam pelos processos de diagnóstico e tratamento de doenças mentais é extremamente importante para acabar com o estigma que existe em torno disto e entender como é a vida de uma pessoa que sofre preconceito por ser padecente.
​O estigma pode impedir o tratamento e até levar ao suicídio de um padecente de doença mental.
Para esse estigma deu-se o nome de Psicofobia e buscamos conscientizar a sociedade sobre este grave problema.
Precisamos disseminar a mensagem que o autocuidado é muito importante na prevenção e no tratamento das doenças mentais. Cuidar da Saúde Mental também é autocuidado!

Dados sobre Saúde Mental

Todos os dias, milhares de pessoas recebem o diagnóstico de doença mental no mundo. Dentre elas temos a Depressão, Transtorno de Humor, Transtorno de Déficit de Atenção, Transtornos de Personalidade, Transtorno de Ansiedade e muitas outras doenças que podem afetar crianças, jovens, adultos e idosos. 

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais em todo o mundo, aproximadamente 10% de toda a população mundial. O quadro é muito preocupante! 

O Brasil lidera o ranking de casos de depressão e ansiedade na América Latina - com 11,5 milhões de padecentes e quase 19 milhões em todo o país, respectivamente - sendo consideradas as principais causas de suicídio (dados mundiais). Além dessa posição assustadora, o Brasil também ocupa o terceiro lugar no ranking mundial das doenças mentais. 

 “Psicofobia é um neologismo criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria que teve seu presidente Antonio Geraldo da Silva como criador desenvolvedor e propagador. A ideia de dar um nome ao estigma, prejuízo e preconceito que sofrem os doentes mentais foi aceita por legisladores, como o Senador Paulo Davim, pelo Conselho Federal de Medicina, pela Associação Mundial de Psiquiatria, e por várias associações como a Associação Americana de Psiquiatria, a Associação Espanhola de Psiquiatria, a Associação Portuguesa de Psiquiatria e outras mais.”

É o preconceito contra as pessoas que têm transtornos e deficiências mentais. Ao longo da história, doentes mentais foram acusados de bruxaria ou de serem possuídos pelos demônios, ou até mesmo de serem servos do diabo

O significado original do termo psicofobia é o de medo ou exagerado e irracional da mente. No entanto, tem sido um termo usando em sentido não clínico no Brasil, podendo neste contexto ser definido como o preconceito ou discriminação contra pessoas com transtornos ou deficiências mentais. Neste aspecto, o sufixo - fobia não é usada de forma clínica, mas no sentido de atitudes negativas ou preconceituosas. O uso do termo para designar a acepção relacionada a preconceito começou no Brasil por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em uma campanha contra este tipo de preconceito, sendo o sufixo -fobia usado provavelmente por causa da difusão do seu uso em iniciativas anti-discriminatórias, tais como as que combatem a homofobia, a xenofobia etc.

​Vamos falar com família, amigos e colegas de trabalho sobre esse tema que é tão importante: o combate ao preconceito contra os padecentes de doenças mentais.  Preconceito dói!!

Fontes: Associação Brasileira de Psiquiatria

                  www.polbr.med.br - ´Psychiatry on line Brasil