Quarentena com álcool: combinação preocupante

Especialistas alertam para o abuso de bebida alcoólica durante o período de isolamento social
por pro vida — publicado 2020-07-14T19:45:06-03:00

 

O braço europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu recentemente aos governos que controlassem a venda de bebidas alcoólicas enquanto as pessoas estiverem em quarentena contra o coronavírus. Segundo a entidade, o exagero abala a imunidade, além de contribuir para acidentes e violência doméstica.

O psiquiatra Arthur Guerra, presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), é um dos especialistas que andam aflitos com o aparente crescimento na busca por álcool por aqui. “Noto que ele é usado como um tranquilizante, para auxiliar no sono e na ansiedade”, relata. “Só que a bebida não é remédio”, frisa.

O médico lembra que, ao fim do efeito inebriante, muita gente fica até pior. Se a saúde mental estiver abalada, o certo é ir atrás de um profissional de saúde — e não da garrafa de vinho ou das latas de cerveja.

Veja os riscos quando o consumo de álcool deixa de ser ocasional:

1 – Atrapalha as defesas do organismo: A OMS afirma que a ingestão pesada de álcool enfraquece o sistema imunológico, o que pode comprometer nossa habilidade de lidar com doenças infecciosas, a exemplo da Covid-19.

2 – Eleva da ansiedade: Tomar todas para aliviar o estresse não adianta. “Quando o efeito químico vai embora, os problemas permanecem”, explica Guerra. Isso pode trazer ainda mais angústia.

3 – Traz o perigo da violência: A bebedeira está ligada a xingamentos e brigas dentro de casa – e não só entre os casais. “Há o perigo da violência contra as crianças também!” observa Guerra.

4 – Abre as portas para o vício: Se o indivíduo tiver predisposição para dependência alcóolica, a situação pode se instalar. A presença de ansiedade e depressão também facilita o descontrole.

5 – Prejudica o corpo inteiro: A OMS diz que o álcool em excesso afeta todos os órgãos – em curto e longo prazo. Por isso, o risco de destrambelhar a saúde em geral aumenta a cada drinque extra.

 

Como maneirar

Algumas estratégias tiram o foco de cerveja e companhia:

  •  “Não tente mentir para si mesmo”, sugere Guerra. Segundo o médico, as pessoas têm consciência de quando estão passando do ponto.

 

  •  Invista em meditação, exercícios físicos, leitura e outras atividades capazes de abrandar o estresse e a ansiedade.

 

  •  “Cuidado com as fake news. Tem gente que fica se alimentando disso e depois tenta aliviar na bebida”, adverte.

 

FONTE: https://saude.abril.com.br/medicina/quarentena-com-alcool-combinacao-preocupante/   Por Thaís Manarini -  Publicado em 23 jun 2020.