Respirar corretamente ajuda a diminuir o estresse

“Quando a energia tiver em excesso, irá ocorrer respiração acelerada, tosse e reversão ascendente da energia do paciente; quando a energia estiver insuficiente, irá ocorrer respiração difícil e pouco alento”. Isso é o que diz o tratado clássico de acupuntura Su Wen sobre a respiração.
por Pró-Vida — publicado 2019-05-29T16:10:28-03:00

Por isso, devemos prestar muita atenção ao inspirar e expirar, principalmente se objetivo for diminuir o estresse. Inspirar e expirar corretamente acalma e é um antídoto contra o estresse e a ansiedade, além de aliviar os sintomas da depressão.

A respiração profunda e consciente, com aumento de entrada de oxigênio no organismo, garante um corpo energizado e a cabeça mais relaxada.

 O uso de técnicas baseadas no controle voluntário da respiração para a redução do estresse e promoção do bem-estar biopsicossocial e espiritual tem sua origem em tradições médicas remotas, tais como nos rituais e cânticos xamânicos, na ayurveda e yoga da Índia, no qi-gong e acupuntura da China, nas práticas espirituais da medicina tibetana e também na medicina hipocrática da Grécia.

Apesar da longa tradição de utilização das técnicas de respiração na saúde, alguns médicos contemporâneos refletem: “Na escola médica, aprendemos sobre a anatomia do sistema respiratório e sobre as doenças do trato respiratório, mas eu nada escutei sobre o poder da respiração.”

Sobre a inter-relação da respiração, dos processos mentais e as emoções, há observações já realizadas na prática do yoga sobre o controle da respiração (pranayamas) no texto secular do Hatha Pradipika: “Enquanto a respiração estiver irregular, a mente estará instável, mas, quando se aquieta a respiração, a mente também o fará e o yogin viverá longo tempo”.

No tratado clássico de acupuntura Su Wen: “Quando a energia tiver em excesso, irá ocorrer respiração acelerada, tosse e reversão ascendente da energia do paciente; quando a energia estiver insuficiente, irá ocorrer respiração difícil e pouco alento.”

Na bíblia cristã: “E formou o senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:7).

Curiosamente em diversas culturas, o termo designado para a respiração é o equivalente ao espírito ou a energia vital, tais como: prana (sânscrito), qi (chinês), pneuma (grego), ruach (hebraico) e spiritus (latim).

Quanto ao estresse, pesquisadores estimam que entre 60 a 90% de todas as visitas médicas são em grande parte devido a fatores psicológicos, emocionais e comportamentais, ou seja, relacionados diretamente ao estresse excessivo.

Inspirar e expirar corretamente acalma, e é um antídoto contra o estresse e a ansiedade, além de aliviar os sintomas da depressão. Diariamente você pode usar a respiração como um forte aliado para controlar suas emoções e viver melhor. Feche os olhos e preste atenção no ar entrando e saindo do corpo. Isso é tudo que você precisa para transformar a ação automática e repetitiva do dia a dia.

Mas não estamos falando da respiração automática e superficial, e sim da respiração profunda e consciente, com aumento de entrada de oxigênio no organismo, garantindo um corpo energizado e a cabeça mais relaxada. É a respiração que alimenta nossa energia, e se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio, a tendência e não termos energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar.

Em casa, reserve 10 minutos e comece só prestando atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões. Aos poucos, vá controlando este intervalo, até que ele se torne bem espaçado: tente contar até dez enquanto puxa e, depois, quando solta a respiração. Fazendo inalações mais prolongadas, você fortalece todo o seu corpo e acalma a mente. Com isso, as preocupações, por mais terríveis que sejam, acabam amenizadas, já que a energia passa a circular melhor por todo o organismo. Sugestão de exercício.

Respiração das narinas alternadas

- Sentar numa posição confortável, com as costas retas, as pernas retas ou cruzadas e olhos fechados;
- Fazer inspirações e expirações longas e profundas pelo nariz para relaxar;
- Depois apoie a mão esquerda com as palmas da mão viradas para cima sobre a coxa esquerda. Leve a mão direita em direção à testa, posicionando os dedos indicador e médio entre as sobrancelhas acima do nariz;
- Com o dedo polegar da mão direita tampe a narina direita e expire soltando todo o ar pela narina esquerda;
- Inspire pela narina esquerda e a feche com o dedo anelar e mínimo, expirando e soltando todo o ar pela narina direita;
- Inspire pela narina direita, fechando-a com o polegar e expire pela esquerda. Inspire pela esquerda e continue assim sucessivamente; - Fazer essa respiração por aproximadamente cinco minutos;
- Esse tipo de respiração é bom para relaxar e equilibrar todo o nosso corpo e é também indicada para se fazer antes de iniciar uma meditação. Pode ser feita uma vez de manhã e outra à noite.

Fontes Bibliográficas:

Neto, A. R. N. Técnicas de respiração para redução do estresse em terapia cognitivo-comportamental. Revista Arquivos Médicos. São Paulo, 2011.

http://www.enirvana.com.br/blog/respiracao-correta-combate-a-ansiedade-e-o-estresse/

http://saude.terra.com.br/bem-estar/use-a-respiracao-para-combater-estresse-e-ansiedade,d6083f04c2f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

Diogo Wernik - Artigo Científico - Revista Arquivos médicos e sites: e-nirvana, terra - 03/12/2013