Setembro Vermelho - A importância do check-up cardiológico

Você sabia que as doenças cardiovasculares são as enfermidades que mais matam em todo o mundo? Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Setembro Vermelho é uma ação que objetiva, justamente, divulgar a importância de prevenir e tratar essas doenças, assim como de cuidar do coração. Para isso, há duas medidas essenciais: adotar hábitos saudáveis e fazer o check-up cardiológico periodicamente.
por Pró-Vida — publicado 2021-09-14T15:56:40-03:00

O que é o Mês do Coração?

Setembro é o mês do coração. Trata-se do período escolhido para serem realizadas diversas ações em prol da promoção do check-up cardiológico. Em 29 de setembro, comemora-se, especificamente, o dia do coração, com o intuito de conscientizar a população a respeito dos problemas cardiovasculares.

Uma vez que meio bilhão de pessoas em todo mundo têm doenças cardiovasculares, esse tipo de campanha se mostra urgente. No Brasil, de acordo com dados da SBC referentes ao ano de 2020, há 14 milhões de pessoas com cardiopatias — doenças responsáveis por mais de 30% das mortes no país.

Na prática, a cada 40 segundos uma pessoa morre no Brasil devido às principais doenças do coração. O mais alarmante é que são óbitos decorrentes de enfermidades que podem ser prevenidas e tratadas.

Como funciona o Coração?

O coração é um músculo que, junto com os vasos sanguíneos (artérias coronárias), forma o sistema cardiovascular. Sua função é bombear o sangue para que o oxigênio e os nutrientes cheguem aos tecidos e demais órgãos.

Acontece que, durante esse processo, algo pode sair errado.  Por exemplo: se houver um problema com os músculos das câmaras cardíacas, pode-se ter insuficiência cardíaca; se as artérias coronárias forem obstruídas, pode-se ter um infarto; etc.

Quais são as principais doenças do coração?

As principais doenças do coração são o acidente vascular cerebral (AVC), o infarto agudo do miocárdio, a insuficiência cardíaca e a aterosclerose (doença arterial periférica). Se houver suspeita de qualquer uma delas, deve-se procurar assistência médica imediatamente. São sintomas comuns:

  • confusão mental, fraqueza ou formigamento de um lado do corpo, dor de cabeça súbita e intensa, alterações da fala, perda da visão em um dos olhos e desmaio, no AVC;
  • dor persistente no peito, dor na região do estômago, costas ou braço esquerdo, dificuldade para respirar e suor frio, em caso de infarto;
  • falta de ar, inchaço nas pernas e pés, taquicardia, cansaço excessivo e tosse seca, na insuficiência cardíaca;
  • dor na panturrilha, dificuldade para cicatrizar feridas nas pernas e pés e dedos roxos ou pálidos e frios, no caso da aterosclerose.

Como prevenir doenças cardiológicas?

prevenção de doenças cardiológicas começa por meio da adoção de bons hábitos no dia a dia. Cerca de 80% das cardiopatias podem ser evitadas com ações como:

  • ter uma dieta saudável e equilibrada, rica em alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL), como aveia, abacate e azeite de oliva extra virgem, e pobre em sal (no máximo, 6 gramas por dia) e açúcar (no máximo, 25 gramas por dia);
  • praticar atividades físicas regularmente, sendo que uma hora de caminhada diária é capaz de reduzir, consideravelmente, o risco para as principais doenças do coração;
  • não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • minimizar o estresse e desacelerar o ritmo de vida;
  • tratar as comorbidades, como hipertensão, a qual é considerada responsável pela ocorrência de 80% dos casos de AVC e 40% dos infartos;
  • ir às consultas médicas periódicas e fazer os exames de sangue, para o rastreamento universal (como o perfil lipídico e a glicemia de jejum), e os exames solicitados especificamente para o diagnóstico de doenças cardiológicas.

Qual a importância do check-up cardiológico?

Os exames de check-up do coração são importantes para evitar a ocorrência ou o agravamento de condições que poderiam ser prevenidas ou, ao menos, amenizadas. Com isso, aumentam as chances de ter mais qualidade de vida e longevidade. Assim, o monitoramento periódico permite ao médico responsável elaborar um escore do risco de ter um evento cardiovascular agudo.

A lista de exames solicitados pelo cardiologista varia de paciente para paciente, conforme as condições individuais. O diagnóstico de doenças do coração pode ser feito, por exemplo, com o:

Quando realizar os exames de check-up cardiológico?

Em pessoas assintomáticas, recomenda-se começar a fazer o check-up cardiológico aos 35 anos de idade — principalmente, se sedentárias. No entanto, se houver histórico familiar para as principais doenças do coração, pode-se iniciar a avaliação e o acompanhamento a partir dos 30.

Segundo o Ministério da Saúde, as cardiopatias são as comorbidades mais associadas a óbitos por Covid-19, o que é mais uma importante razão para não descuidar dos cuidados com o coração.

Então, já sabe: inspire-se com as ações do Setembro Vermelho e invista em você. Procure um médico, coloque seus exames de rotina em dia e, se necessário, faça o check-up cardiológico. Dessa maneira, o risco de desenvolver cardiopatias graves será infinitamente menor!

Fonte: Blog MAGSCAN - Medicina e Saúde