Trombose - Uma doença perigosa e muito frequente

Nos estados Unidos ocorrem 122 novos casos de TVP (trombose venosa profunda) para cada 100.000 habitantes ao ano.
por PRÓ-VIDA — publicado 2017-06-13T18:40:00-03:00

Não se assuste! Apesar do título da matéria, nós temos boas noticias. Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.  

 

A trombose venosa profunda é a formação aguda (imediata) de coágulos (trombos) na luz das veias profundas (principais), causando obstrução total ou parcial ao fluxo sanguíneo.  

 

Qualquer veia do corpo pode ser afetada: nas pernas a mais frequente é a veia femoral, no abdome, a ilíaca, nos braços a braquial e no pescoço a jugular interna.

 

O problema gera um quadro de dor e edema (inchaço) no membro afetado por dificuldade de passagem de sangue por este trajeto venoso. Além disso, pode estar associada à soltura de parte destes trombos que vão migrar diretamente aos pulmões (embolia pulmonar). Esta associação ocorre em menor ou maior grau, afetando mais da metade dos pacientes.

 

Os principais fatores de risco são a idade superior a 40 anos, imobilizações prolongadas, tromboses venosas profundas prévias, obesidade, presença de varizes, doença oncológica ativa, quimioterapia, processos infecciosos, quimioterapia, insuficiência cardíaca congestiva, gravidez, puerpério, uso de anticoncepcionais, presença de caté

teres venosos e cirurgias abdominais, pélvicas, além das ortopédicas em quadris e joelhos.

 

Uma dúvida bastante frequente é se a doença é hereditária.  Existem algumas situações genéticas que propiciam o acontecimento de uma trombose: a presença de trombofilias hereditárias, que são algumas situações genéticas, perpetuadas entre gerações de famílias, aumentando o risco de trombose.

 

Você sabia que é possível uma pessoa não apresentar sintomas? 

Isso acontece quando a extensão da trombose é pequena e existe presença de grande circulação colateral nativa. 

Mas, geralmente os pacientes apresentam dor, edema - inchaço nos membros acometidos pelo aparecimento da trombose-, associados a empastamento muscular, febre baixa, aumento das veias superficiais e coloração azulada da pele. As manifestações dependem do segmento acometido e da extensão da trombose, além da presença de circulação colateral nativa, desta forma podem variar desde casos sem nenhuma manifestação até outros com grande intensidade clinica.

 

O diagnóstico é feito pelo exame médico e por exames complementares. No exame médico são observados os sinais anteriormente descritos, que podem estar presentes em menor ou maior grau. Os exames complementares, o exame de sangue de D-dímero quando é negativo, exclui a presença da trombose aguda e o Ultrassom Doppler (Duplex Scan) demonstrando ausência ou diminuição de fluxo na veia estudada confirma a presença visual do trombo.

 

Após o diagnóstico, as medidas iniciais para o tratamento são a adoção imediata do repouso absoluto e da anticoagulação. Em casos mais graves, a retirada dos trombos pode ser necessária através das técnicas de trombectomia mecânica ou pela fibrinólise química.

 

Há doenças que são associadas á trombose venosa profunda?

 

O câncer é a doença mais frequentemente associada à trombose venosa profunda. Cerca de 20% dos casos de TVP diagnosticados estão associados a algum tipo de câncer, especialmente o de pâncreas, rins, ovário, pulmão e do estomago. Cirurgias de grande porte e cirurgias ortopédicas também são relacionadas à TVP. 

 

Embolia pulmonar

 

 É a obstrução da circulação arterial pulmonar pela instalação de coágulos sanguíneos geralmente oriundos da circulação venosa profunda, com redução ou cessação do fluxo sanguíneo pulmonar para a área afetada.

 

Tromboembolismo venoso

 

 O termo tromboembolismo venoso consiste numa forma de se chamar eventos de trombose venosa profunda associada à embolia pulmonar. Em quase todos os casos de embolia pulmonar, encontramos uma trombose venosa profunda, mas a embolia pulmonar não é obrigatória quando se tem uma trombose venosa profunda.

 

Fique atento!

 

Qualquer tipo de exercício físico diminui o risco da TVP, especialmente aqueles em que é realizada a mobilização do calcanhar. A caminhada é uma boa forma para diminuir o risco de TVP. Por este motivo, em voos de longa duração é adequado que se caminhe dentro da nave a cada 2 horas.

Alimentos não geram trombose, mas a desidratação aumenta o risco de TVP.

 

Meia de compressão

 

A meia comprime o sistema venoso profundo, melhorando o retorno venoso, desta forma diminuindo o risco do aparecimento da trombose venosa profunda.

 

Como prevenir a trombose?

 

Utilizando medidas mecânicas e farmacológicas em situações de risco para trombose. As medidas mecânicas consistem em deambulação, fisioterapia motora precoce, no uso de compressão elástica por meias ou por equipamentos de compressão pneumática intermitente. As medicas farmacológicas consistem no uso de anticoagulantes em doses apropriadas.

 

Fonte: Site do Hospital Albert Einstein

nelson wolosker
Registro Profissional: 51707

Nelson Wolosker