Vírus VSR e bronquiolite: um problema dos dias frios

O outono chegou e, com ele, as temperaturas mais baixas – época ideal para circulação de vírus causadores de doenças respiratórias.
por PRÓ-VIDA — publicado 2018-04-24T18:47:00-03:00

 

Entre os vírus que circulam nesta época do ano está o VSRvírus sincicial respiratório, causador da bronquiolite, uma das principais doenças que atacam crianças durante esta época do ano. Nossa pediatra Milena de Paulis explica a doença, como se prevenir e os perigos do vírus. Confira a entrevista abaixo.

O que é a bronquiolite?

A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. É causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o VSR (vírus sincicial respiratório), principalmente nos meses frios.

Quais são os principais sintomas da doença?

A bronquiolite, geralmente, começa como um resfriado, com obstrução nasal, coriza e tosse. Entre o terceiro e o quinto dia, se o sistema imunológico não for eficiente o suficiente para eliminar o vírus da via aérea superior, ele atinge o pulmão, causando uma inflamação dos bronquíolos. Essa inflamação aumenta a produção de secreção, dificultando a respiração, gerando o chiado e o cansaço. 

As crianças que ainda estão na amamentação, podem, em quadros mais graves, mostrar uma falta de apetite, ficando desidratadas, gementes e sonolentas. Assim, é esperado haver uma piora do quadro entre o 3º e 5º dia de um resfriado.

Crianças até dois anos correm um risco maior?

As crianças abaixo de dois anos tem maior risco de adquirir o vírus respiratório, especialmente, pela falta de imunidade contra o mesmo. É nesta fase que ocorrem as exposições aos agentes infecciosos para formar a defesa do organismo contra infecções futuras. Além disso, nessa idade, o calibre das vias aéreas é menor. Assim, a inflamação do bronquíolo provoca um estreitamento grande para a passagem do ar, o que aumenta a resistência e exige maior esforço respiratório para o ar entrar e sair dos pulmões. Os músculos respiratórios da criança tem uma característica de cansar muito, porque gastam muita energia, e isto também contribui para a piora do cansaço.  Todas estas características são mais exacerbadas nas crianças menores de três meses de idade e isso favorece a evolução mais grave.

Qual a melhor forma de evitar a contaminação?

A transmissão dos vírus ocorre pelo ar ou por contato, através das mãos ou objetos contaminados por secreção que contenha o vírus. Em especial, no caso do vírus sincicial respiratório, lavar as mãos é fundamental ou a aplicação de álcool gel, evitar ambientes fechados e aglomerados, não levar a criança com febre e resfriada para a creche ou escola e cuidado com festinhas de crianças onde pode haver crianças resfriadas! Caso a criança apresente tosse, coriza ou resfriado evitar o contato, principalmente, com as crianças menores de três meses. Idealmente, até esta idade, evitar viagens, não levar a criança para shoppings ou eventos sociais.

           

Qual o tratamento indicado?

Como todo quadro viral, não existe um remédio específico para tratar a bronquiolite.  A melhora depende da resposta imunológica da criança para eliminar o vírus. Contudo, algumas medidas ajudam para o alívio dos sintomas: inalação com soro fisiológico para fluidificar as secreções e ajudar a desobstruir os bronquíolos:

  • Lavagem nasal também com soro fisiológico;
  • Hidratar bastante a criança, oferecendo água regularmente;
  • Insistir na alimentação. 

Nos casos moderados, onde o cansaço está presente, muitas vezes existe a necessidade de internação para oferecer oxigênio e, nos casos extremos, internação em UTI para utilização de aparelhos mecânicos para ajudar na respiração.

 

Fonte

Dra. Milena de Paulis, pediatra do Einstein

Publicado em: 26/04/2017