Pílulas de Saúde
Celebrado em 4 de março, o Dia Mundial da Obesidade reforça a necessidade de compreender que essa condição envolve mecanismos complexos, incluindo alterações hormonais e inflamatórias, além de uma relação bidirecional com a saúde mental. Por isso, seu manejo exige uma abordagem integrada, não estigmatizante e voltada para resultados sustentáveis a longo prazo.
19 de maio é o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, data que integra a campanha “Maio Roxo” e chama a atenção para condições crônicas que ainda são pouco conhecidas pela população, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Essas doenças provocam inflamação persistente no trato digestivo e podem se manifestar por sintomas como dor abdominal recorrente, diarreia crônica, perda de peso, anemia e cansaço. Embora não exista uma forma única de prevenção, a informação é uma das principais ferramentas de cuidado: reconhecer sinais de alerta, não normalizar sintomas intestinais persistentes, evitar o tabagismo, manter acompanhamento médico e buscar diagnóstico precoce ajudam a reduzir complicações e melhorar a qualidade de vida.
Neste mês, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de boca, Maio Vermelho, reforça a importância da prevenção, da observação atenta aos sinais persistentes na cavidade oral e do diagnóstico precoce. A iniciativa ganha ainda mais relevância por coincidir com o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, uma vez que o tabagismo é um dos principais fatores de risco para esse tipo de câncer. No que toca à prevenção, a mensagem central da campanha é simples, porém necessária: feridas, manchas ou caroços persistentes na boca não devem ser ignorados.
No mês de mobilização pela segurança no trânsito, o Maio Amarelo chama a atenção para uma realidade que pode ser prevenida: mortes, lesões e sequelas causadas por sinistros de trânsito. A Organização Mundial da Saúde e a OPAS destacam que fatores como excesso de velocidade, álcool ao volante, distração, ausência de cinto de segurança, capacete e dispositivos de retenção infantil estão entre os principais riscos evitáveis nas vias. A instituição do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito reforça que cada número representa uma vida, uma família e uma história interrompida. Mais do que lembrar, a data convida à responsabilidade coletiva e à adoção de escolhas seguras no trânsito.
O Abril Verde é uma campanha de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho, voltada à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O movimento tem como referência o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e promove ações educativas, incentivo ao uso de EPIs e o fortalecimento da cultura de prevenção nas organizações. A CANPAT, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, traz em 2026, o enfoque nos riscos psicossociais e na saúde mental, ampliando o debate sobre fatores como estresse, assédio, sobrecarga e organização do trabalho, e reforçando a necessidade de ambientes laborais mais saudáveis e sustentáveis.
Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo integra as ações do mês “Abril Azul”, preconizado pelo Ministério da Saúde, e reforça a necessidade de compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma condição do neurodesenvolvimento. A abordagem contemporânea destaca a importância do diagnóstico precoce, do cuidado multiprofissional e da promoção de inclusão social, com foco na dignidade, autonomia e qualidade de vida das pessoas autistas ao longo de todo o ciclo de vida.
A endometriose é uma doença inflamatória crônica que ainda enfrenta atraso significativo no diagnóstico. A naturalização da dor menstrual como algo esperado contribui para que muitas mulheres convivam por anos com sintomas que exigiriam avaliação especializada. Esse atraso no diagnóstico não só prolonga o sofrimento desnecessário, como pode agravar lesões e comprometer a qualidade de vida, a fertilidade e o bem-estar emocional de quem vive com endometriose.
O câncer colorretal está entre os tumores mais incidentes no Brasil, ocupando posição de destaque entre as doenças oncológicas mais frequentes no País. Atualmente, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer, figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o terceiro entre os homens.
Celebrado em 4 de março, o Dia Mundial da Obesidade reforça a necessidade de compreender que essa condição envolve mecanismos complexos, incluindo alterações hormonais e inflamatórias, além de uma relação bidirecional com a saúde mental. Por isso, seu manejo exige uma abordagem integrada, não estigmatizante e voltada para resultados sustentáveis a longo prazo.
No mês da mulher, multiplicam-se flores, homenagens e presentes. Mas será que é disso que as mulheres realmente precisam? Uma pesquisa do Think Olga revela um alerta: 45% das brasileiras já receberam diagnóstico de algum transtorno mental, e 6 em cada 10 convivem com a ansiedade. Esse sofrimento não surge isoladamente — ele está profundamente ligado às desigualdades de gênero.
No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, ganha destaque uma importante contribuição feminina para a ciência brasileira com potencial impacto na área da saúde: a pesquisa sobre a polilaminina, conduzida pela cientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tatiana Sampaio.
Cuidar da saúde do coração é fundamental para garantir bem-estar, qualidade de vida e melhor desempenho no ambiente de trabalho. No TJDFT, a promoção da saúde do servidor é parte essencial das ações institucionais de cuidado e prevenção. A Fisioterapia atua de forma preventiva, orientando hábitos simples que podem ser incorporados à rotina laboral e que contribuem diretamente para a saúde cardiovascular.
Durante o mês de fevereiro, a campanha Fevereiro Laranja reforça a conscientização sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A doença, que afeta a medula óssea e compromete a produção de células sanguíneas saudáveis, pode ser tratada com o transplante de medula. No entanto, encontrar um doador compatível é um grande desafio: a probabilidade é de apenas 1 em 100 mil.
O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, anualmente, é liderado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi criado no ano 2000. As campanhas são realizadas em ciclos de três anos para permitir uma exploração mais profunda de um tema específico e alcançar um impacto maior.
Em 2021, o Google indicou que a pergunta “como manter a saúde mental” foi mais pesquisada do que em qualquer outro momento da história do navegador em todo o mundo. Algumas das consequências da pandemia, como isolamento social, incerteza sobre trabalho, aumento do tempo online e excesso de informações, impulsionaram as discussões sobre o bem-estar mental e diminuíram o tabu que existia em torno do tema.
Campanha nacional, criada pelo Ministério da Saúde, foca no incentivo do diagnóstico precoce e no combate à hanseníase no Brasil. Campanha busca conscientizar sobre sintomas e acabar com o preconceito da doença Apesar de ter cura, a hanseníase ainda é um desafio de saúde pública no Brasil, e o médico dermatologista é quem desempenha papel essencial no diagnóstico e tratamento. Esse profissional realiza a avaliação clínica, executa testes de sensibilidade e acompanha o funcionamento dos nervos periféricos. Também é o responsável por solicitar exames laboratoriais ou realizar biópsias da pele quando necessário.
A relação entre sono e transtornos mentais tem sido amplamente investigada nas últimas décadas. Do ponto de vista neurobiológico, o descanso noturno promove funções essenciais na regulação emocional, na consolidação da memória e no equilíbrio dos sistemas neurotransmissores. Contudo, quando o sono é interrompido de forma recorrente, ocorre uma disfunção que afeta mecanismos hormonais, cognitivos e comportamentais. Esses desequilíbrios aumentam significativamente a probabilidade de transtornos como depressão e ansiedade.
A Campanha Janeiro Branco é um movimento social e cultural que nasceu em 2014 no Brasil e hoje mobiliza pessoas no mundo todo em torno da saúde mental. A cada janeiro, milhares de voluntários, profissionais e instituições realizam ações para sensibilizar a sociedade e influenciar políticas públicas. Paz. Equilíbrio. Saúde Mental Em 2026, convidamos o mundo a respirar e repensar suas relações com o tempo, com as emoções e com a vida. Os post-its — antes símbolos de pressa, cobrança e urgência — tornam-se agora veículos de comunicação da campanha: pequenos suportes que carregam mensagens de cuidado, bem-estar emocional e qualidade de vida para indivíduos, instituições e comunidades inteiras. Cada post-it transforma um lembrete de pressão em um lembrete de humanidade.
A prescrição de anabolizantes para fins estéticos e "melhora" do desempenho esportivo está proibida desde abril deste ano pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), uma vez que não há comprovação de benefícios para a saúde e seu uso pode acarretar sérias complicações. Nesta matéria, confira mais informações! Além dos sérios riscos à saúde, não há nenhuma comprovação científica de benefícios e da segurança do uso de anabolizantes. Mas, apesar disso, eles continuam sendo receitados e, segundo médicos, o número de pacientes com graves complicações não para de crescer.
A demência por corpos de Lewy (DCL) é considerada uma das formas mais complexas e desafiadoras de neurodegeneração. Apesar de menos conhecida do que as doenças de Alzheimer e Parkinson, essa condição afeta milhares de pessoas e, segundo a organização Alzheimer's Disease International (ADI), representa cerca de 10% a 15% de todos os casos de demência no mundo. Recentemente, o cantor Milton Nascimento foi diagnosticado com a condição.
O Dia Mundial da Aids foi estabelecido em 1988, 5 anos depois da descoberta do vírus HIV, quando a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituíram a data de 1º de dezembro para conscientização sobre a doença. A iniciativa visa combater o preconceito e a desinformação e mobilizar a sociedade em torno do tema. Em 2025, sob o tema “Eliminar as barreiras, transformar a resposta à aids”, a campanha vem apelar para uma liderança política sustentada, pela cooperação internacional e por abordagens centradas nos direitos humanos para acabar com a doença até 2030. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids 2024, no ano anterior houve um aumento de 4,5% nos casos de HIV em comparação a 2022, demonstrando aumento da capacidade de diagnóstico dos serviços de saúde brasileiros. Em 2023, foram registrados 10.338 óbitos por aids, mas a mortalidade padronizada registrada foi 3,9%, a menor desde 2013.
Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue. Em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue – pouco para quem doa, muito para quem precisa, pois não há nada que substitua esse composto de células que cumpre funções como levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar da coagulação, processo que consiste na transformação do sangue líquido num gel sólido, chamado de coágulo sanguíneo ou trombo, com o objetivo de parar uma hemorragia. A campanha tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores, conscientizando a sociedade da importância de promover esse ato de solidariedade e de cidadania, independentemente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.
Todos os anos, estima-se que cerca de um em cada 10 bebês nasce prematuro, o que equivale a aproximadamente 1,2 milhão de crianças na Região das Américas. A prematuridade, definida como o nascimento que ocorre antes da 37ª semana completa de gestação, representa uma das principais causas de mortalidade neonatal, morbidade e incapacidade. Recém-nascidos enfrentam um risco significativamente maior de complicações que vão desde infecções, dificuldades respiratórias e crescimento inadequado, até atrasos no desenvolvimento neurológico, escolar e em sua saúde ao longo da vida.
“Não deixe o seu coração sair do ritmo” Apesar de ser de conhecimento científico que as doenças cardiovasculares ocupam um lugar de destaque entre as causas de morte total no país e no mundo, o Brasil carecia de dados seguros sobre arritmias cardíacas e morte súbita. Neste sentido, desde 2007, a SOBRAC promove ações de conscientização em prol da população, através da campanha Coração na Batida Certa. O objetivo dessas ações é levar ao público leigo informações consistentes sobre as arritmias cardíacas, suas causas e consequências, entre elas a morte súbita cardíaca. Em 2010, o dia 12 de novembro foi instituído oficialmente como Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. A missão é divulgar e alertar a população sobre os principais sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que pode acometer 1 em 4 pessoas ao longo da vida e é responsável pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos os anos. Por isso, durante o mês de novembro e no dia 12, são realizadas diversas ações da Campanha Coração na Batida Certa mobilizando diversos profissionais médicos, da área de saúde e personalidades com orientações sobre as arritmias cardíacas e a morte súbita com o propósito de reduzir o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.
De acordo com a Lei nº 13.230/2015, que instituiu a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, são objetivos da comemoração da data: – Estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal; – Promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal; – Apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle do câncer bucal; – Difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer bucal. Para o Sistema de Conselhos Regionais de Odontologia, o maior desafio no combate ao câncer bucal é a desinformação sobre a doença, daí a importância da divulgação de informações confiáveis oportunizadas por essa Semana Nacional.
O Acidente Vascular Cerebral - AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.
O consumo de álcool é uma prática enraizada e amplamente aceita em muitas culturas ao redor do mundo – inclusive no Brasil. O que pouca gente sabe é que a prática está associada a pelo menos sete tipos de câncer: mama, boca, laringe, garganta, esôfago, fígado e cólon. No início de 2025, o Departamento de Saúde e Recursos Humanos dos Estados Unidos publicou o relatório Alcohol and Cancer Risk, em que destaca que o álcool é a terceira causa evitável de câncer, depois do tabaco e da obesidade, contribuindo para cerca de 100 mil casos e 20 mil mortes a cada ano naquele país. Além de citar os sete tipos de câncer diretamente associados ao consumo da bebida, o documento aponta que, globalmente, ao menos 741 mil casos da doença foram relacionados ao álcool em 2020.
Dia 29 de setembro é o dia Mundial do Coração. O tema desse ano proposto pela Federação Mundial do Coração (WHF, sigla em inglês) é "Não perca o ritmo" para incentivar as pessoas a se movimentarem diariamente por pelo menos 25 minutos, seja caminhando, correndo, praticando ioga ou até mesmo dançando para manter o coração saudável. O coração é o motor do nosso corpo. Para funcionar bem, ele depende de escolhas diárias que parecem simples, mas fazem toda a diferença a longo prazo. Quando cultivamos hábitos prejudiciais por anos, aumentamos o risco de infarto, arritmias e outras doenças cardiovasculares.
Lembrado em 21 de setembro, o Dia Mundial da Doença de Alzheimer tem como objetivo ampliar a conscientização e reforçar a campanha global Setembro Roxo. Em 2025, o tema “Pergunte sobre Demência e Alzheimer” busca estimular o diálogo, combater o estigma e incentivar a população a buscar informações confiáveis e o diagnóstico precoce. Alzheimer é uma doença cerebral que causa um declínio lento na memória, no pensamento e nas habilidades de raciocínio.
Assim como o suicídio, a automutilação está atrelada a um tipo de sofrimento psíquico no qual a pessoa não consegue gerenciar adequadamente as suas emoções e encontra em práticas de autolesão uma espécie de alívio. No entanto, diferentemente do suicídio, a automutilação não tem como finalidade a morte. Por si só, a automutilação não se configura como um transtorno ou uma doença mental, mas, sim, como um comportamento de risco. Na maioria das vezes, está relacionada a alguma condição neuropsiquiátrica que eleva a gravidade do sofrimento do paciente e o leva a se machucar intencionalmente.
Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.