Pílulas de Saúde

 

07 de abril — Dia Mundial da Saúde 07 de abril — Dia Mundial da Saúde

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Na segunda-feira, 2 de abril, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.

Cuidar da água é cuidar da saúde Cuidar da água é cuidar da saúde

Você já deve ter ouvido falar que sem água não sobrevivemos muitos dias. O total existente de água no corpo é de 75% na infância e mais da metade do corpo é água na vida adulta. Logo, não espere sentir sede para entender que o seu corpo precisa de água e a ingestão dela é fundamental para o equilíbrio do organismo.

Como funciona uma boa noite de sono? Como funciona uma boa noite de sono?

Uma noite de sono revigorante não tem uma única receita. Entenda! A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida no ser humano. O sono é um processo reversível fisiológico comum a todos os seres vivos praticamente.

Vício em videogames é considerado oficialmente um distúrbio mental Vício em videogames é considerado oficialmente um distúrbio mental

A partir de maio deste ano (2018), data de publicação da 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), a Dependência de Videogames (DV) passa a ser considerada oficialmente uma doença, de acordo com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Carnaval acende alerta para doenças sexualmente transmissíveis Carnaval acende alerta para doenças sexualmente transmissíveis

A preocupação deve existir no ano todo, mas no carnaval se intensificam as campanhas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. O esforço do Ministério da Saúde é de elevar o tom de alarme para os mais jovens, grupo no qual vem se constatando menor hábito de usar preservativos - e maior índice de contágio por HIV.

Câncer de Ovário Câncer de Ovário

Pouco frequente, o câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de menor chance de cura. Cerca de 3/4 dos cânceres desse órgão apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico. A maioria dos tumores de ovário são carcinomas epiteliais (câncer que se inicia nas células da superfície do órgão), o mais comum, ou tumor maligno de células germinativas (que dão origem aos espermatozoides e aos ovócitos - chamados erroneamente de óvulos). Estimativa de novos casos: 6.150 (2016 - INCA)

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (13.772 casos/ano). A doença representa 28,6% dos casos de câncer no homem, excetuando-se os tumores de pele não melanoma. Não é possível preveni-la, mas o diagnóstico precoce está relacionado com a diminuição da mortalidade. Para esclarecer as inúmeras dúvidas que cercam o tema, a Sociedade Brasileira de Urologia elencou alguns mitos e verdades.

Saúde mental no ambiente de trabalho Saúde mental no ambiente de trabalho

​Você sabia que o segundo maior caso de abstenção no trabalho são os problemas psicológicos? Apesar de comum, esses episódios ainda são um tabu enfrentado em muitas empresas. Termos como "frescura" ou "loucura" continuam a ser usados para situações como essa. Para entender o problema e como podemos mudar isso, conversamos com Ana Merzel, coordenadora da psicologia do Einstein.

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL NA GESTAÇÃO AVALIAÇÃO NUTRICIONAL NA GESTAÇÃO

Na gestação há modificações fisiológicas que afetam diretamente o metabolismo dos nutrientes da gestante. São processos individualizados que dependem de serem analisados de acordo com o estado nutricional pré-gestacional, associados a fatores genéticos e estilo de vida de cada gestante

Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio

COMO PODEMOS DEFINIR O SUICÍDIO? Suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim à própria vida. É uma escolha ou ação que tem graves implicações sociais. Pessoas de todas as idades e classes sociais cometem suicídio. A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, totalizando quase um milhão de pessoas todos os anos. Estima-se que de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio a cada ano. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas.

Você sabe o que é Rosácea? Você sabe o que é Rosácea?

A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, recidivante (recorrente), que afeta frequentemente a pele e mais raramente os olhos.

Por que esquecemos coisas? Por que esquecemos coisas?

O cérebro pode armazenar uma quantidade enorme de lembranças. Então por que não encontramos muitas dessas informações quando precisamos? Estudo recente oferece novas percepções dessa questão

Arritmias cardíacas Arritmias cardíacas

Arritmias cardíacas são alterações que ocorrem na geração ou na condução do estímulo elétrico e provocam modificações do ritmo do coração.

Amamentação: proteção e saúde Amamentação: proteção e saúde

Durante os noves meses de gestação, a mulher desenvolve milhões de células para dar forma e saúde ao bebê que está para chegar. Após o nascimento, sua contribuição para o crescimento saudável do pequeno está no aleitamento.

Labirintite Labirintite

O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores como o funcionamento adequado do labirinto (órgão que se localizada na orelha interna), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão.

PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IMUNOLÓGICA PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IMUNOLÓGICA

Púrpura trombocitopênica imunológica é uma doença autoimune que se caracteriza pela destruição das plaquetas, células produzidas na medula óssea e ligadas ao processo de coagulação inicial do sangue.