Pílulas de Saúde

 

Dia nacional de combate ao colesterol Dia nacional de combate ao colesterol

No dia 08 de agosto, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Apesar de ser uma gordura importante para o organismo, que ajuda na estruturação da parede das células, na digestão, produção de hormônios e na fabricação da bile, o excesso de colesterol pode causar várias complicações para a saúde. Portanto, ele é necessário, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares.

Amamentação: Leite materno também contribui para a saúde do planeta Amamentação: Leite materno também contribui para a saúde do planeta

Com o objetivo de aumentar as taxas de aleitamento materno no País e ampliar a consciência a respeito dos benefícios da amamentação para a saúde da mulher, da criança, da família e de toda a sociedade, celebra-se entre os dias 1° e 7 de agosto a Semana Mundial da Amamentação (SMAN). O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios realiza desde 2008 uma semana dedicada ao tema da amamentação no órgão e foi escolhido, mais uma vez, para ser a sede da cerimônia de abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno no Distrito Federal. A cerimônia foi realizada no dia 2 de agosto, às 17 horas, no Berçário Nossa senhora da Conceição, vinculado ao Fórum de Brasília.

Intolerância à lactose: cuidados com a alimentação Intolerância à lactose: cuidados com a alimentação

Após consumir leite ou seus derivados, algumas pessoas podem sentir dor abdominal, náuseas, desconforto, diarréia e gases. Em geral, tais sintomas são percebidos como um simples mal-estar, típico de estômago sensível. Mas atenção: se o incomodo aparecer num período entre meia hora e duas horas após o consumo de laticínio, deve-se procurar auxílio médico, pois pode significar intolerância à lactose – uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados.

Tempo seco exige cuidados com a saúde Tempo seco exige cuidados com a saúde

A baixa umidade relativa do ar provoca muitos problemas respiratórios. Alguns cuidados podem ser tomados para diminuir os sintomas provocados pelo clima seco.

Consumo de sal é elevado no Brasil: entenda as diferenças Consumo de sal é elevado no Brasil: entenda as diferenças

Segundo a indústria Brasileira, a população está consumindo, em média, 15g de cloreto de sódio diariamente, principalmente através da ingestão de alimentos industrializados. Países industrializados consomem cerca de 8 a 9g/ dia. A recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia é de, no máximo, 5g de sal/ cloreto de sódio por dia.

Alongamento: saúde e qualidade de vida Alongamento: saúde e qualidade de vida

A prática de exercícios de alongamento, assim como a realização de atividades físicas regulares, promove ganhos significativos na promoção de saúde e no bem-estar físico e mental.

Uma vida sem cigarro Uma vida sem cigarro

No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. Todos os dias milhares de fumantes se propõem abandonar sua perigosa dependência. Existem diversos métodos para auxiliar a pessoa que deseja parar de fumar e é muito importante buscar auxílio para abandonar de uma vez por todas a dependência.

Como as suas emoções interferem nas dores do corpo? Como as suas emoções interferem nas dores do corpo?

Em tempos corridos como os dias de hoje, não é raro que a gente deixe nossa saúde de lado e foque mais no sucesso profissional e financeiro. A vida moderna é repleta de estresses, o trabalho é maçante e o estilo das grandes cidades abre pouco espaço para o conforto emocional.

EMBOLIA PULMONAR EMBOLIA PULMONAR

A embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos ou êmbolos) que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberados na circulação sanguínea.

Fumar saiu de moda Fumar saiu de moda

Há 50 anos, fumar era considerado uma espécie de rito de passagem para a vida adulta. A indústria do cigarro criou esse mito para atrair jovens ao vício por meio de investimentos milionários em publicidade.

VOCÊ SABE O QUE É SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ? VOCÊ SABE O QUE É SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ?

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença do sistema nervoso (neuropatia) adquirida, provavelmente de caráter autoimune, marcada pela perda da bainha de mielina e dos reflexos tendinosos. Ela se manifesta sob a forma de inflamação aguda desses nervos e, às vezes, das raízes nervosas, e pode afetar pessoas de qualquer idade, especialmente, os adultos mais velhos.

Transtorno bipolar: a vida na montanha russa Transtorno bipolar: a vida na montanha russa

O transtorno bipolar de humor é uma doença psiquiátrica que atinge cerca de 3% da população mundial, caracterizada por oscilações abruptas de humor, com episódios de depressão e de mania (o oposto da depressão).

Por que incluir a Espiritualidade na abordagem médica? Por que incluir a Espiritualidade na abordagem médica?

Diversos pesquisadores reconhecem a espiritualidade como algo inerente ao ser humano e que pode determinar de maneira inequívoca o desfecho de várias formas de adoecimento, como tem demonstrado diversos trabalhos científicos já publicados.

12 de abril - Dia Mundial da Doença de Parkinson     12 de abril - Dia Mundial da Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson costuma instalar-se de forma lenta e progressiva, em geral em torno dos 60 anos de idade, embora 10% dos casos ocorram antes dos 40 anos (parkinsonismo de início precoce) e até em menores de 21 anos (parkinsonismo juvenil).

Depois do Sim: Considerações sobre relacionamento conjugal Depois do Sim: Considerações sobre relacionamento conjugal

A separação de um casal é certamente um dos eventos mais estressantes pelo qual a pessoa pode passar. O divórcio foi considerado por pesquisadores o segundo evento mais estressante quando comparado a diversos outros problemas que podem ser enfrentados pelas pessoas durante sua vida.

Seis mulheres que mudaram a saúde Seis mulheres que mudaram a saúde

Dia 8 de março foi escolhido como Dia Internacional da Mulher para ser símbolo da luta feminina por condições igualitárias na sociedade. Na saúde, algumas mulheres superaram os obstáculos e se destacaram com grandes contribuições para a história da humanidade.

ESTEATOSE HEPÁTICA – A DOENÇA DO FÍGADO GORDO ESTEATOSE HEPÁTICA – A DOENÇA DO FÍGADO GORDO

Dentre as principais causas de doenças do fígado, destaca-se hoje a obesidade. O sobrepeso pode causar esteatose hepática (gordura no fígado) e esteato hepatite não alcoólica (doença muito semelhante àquela causada pelo álcool).

VANTAGENS DA MEDITAÇÃO APLICADA NA MEDICINA E AS ÚLTIMAS NOVIDADES EM PESQUISAS NA ÁREA VANTAGENS DA MEDITAÇÃO APLICADA NA MEDICINA E AS ÚLTIMAS NOVIDADES EM PESQUISAS NA ÁREA

Hoje, na área de saúde, há um grande interesse em programas que possam ajudar a mudar o estilo de vida para um modo mais saudável, com redução de sintomas de estresse e melhora do bem-estar. Neste sentido programas que incluam práticas meditativas podem ter um papel bastante importante, não apenas no tratamento de doenças, como também na promoção de saúde.

Cuidando da saúde no Carnaval Cuidando da saúde no Carnaval

Para muitas pessoas, o período de Carnaval é para viajar e curtir. É um feriado que remete a alegria, calor e diversão. Por outro lado, muita gente embarca nessa euforia e se esquece de cuidar da saúde.

Síndrome do Intestino Irritável Síndrome do Intestino Irritável

Dor abdominal acompanhada de alterações do hábito intestinal – diarreia, constipação ou ambos de maneira alternada, quando ocorrem com alguma frequência, são sintomas que podem ser indicativos da síndrome do intestino irritável, um mal que, segundo as estimativas, afeta entre 10% e 20% da população, com maior prevalência entre as mulheres.

Como agir diante de uma crise convulsiva Como agir diante de uma crise convulsiva

O corpo sofre contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar arroxeada, lábios e dentes ficam cerrados e há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência. Essa é a descrição feita por quem já presenciou uma crise convulsiva, condição que ocorre repentinamente.

Primeiros Socorros: conhecimentos que valem uma vida Primeiros Socorros: conhecimentos que valem uma vida

Mais que obrigação, prestar socorro às pessoas é uma questão de cidadania, afirma Milton Steinman, cirurgião da Unidade de Pronto Atendimento e do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). “Todo cidadão tem que socorrer, mesmo porque os incidentes podem acontecer com qualquer um de nós.”

Risoterapia - Rir é o melhor remédio Risoterapia - Rir é o melhor remédio

Rir é o melhor remédio. A frase que parece apenas um chavão dos otimistas tem comprovação científica, pois a risoterapia (ou terapia do riso) tem se mostrado eficaz no combate a diversas doenças. Há evidências de que as defesas imunitárias aumentam por meio do riso.

Respirar corretamente ajuda a diminuir o estresse Respirar corretamente ajuda a diminuir o estresse

“Quando a energia tiver em excesso, irá ocorrer respiração acelerada, tosse e reversão ascendente da energia do paciente; quando a energia estiver insuficiente, irá ocorrer respiração difícil e pouco alento”. Isso é o que diz o tratado clássico de acupuntura Su Wen sobre a respiração.

Como desintoxicar o organismo depois dos excessos do final de ano Como desintoxicar o organismo depois dos excessos do final de ano

Depois dos excessos das festas de final de ano, muitas pessoas decidem fazer dietas no inicio de janeiro para desintoxicar o organismo. São as chamadas Dietas de Desintoxicação ou Dietas Detox. Mas para obter resultados positivos sem prejudicar a saúde é preciso procurar orientação de um especialista.