Pílulas de Saúde

 

Em tempos de confinamento, quais os caminhos da nossa saúde mental? Em tempos de confinamento, quais os caminhos da nossa saúde mental?

Muros, mais muros e mais muros. A cada dia, subiam-se novos muros. Foi assim que tudo começou. Se, de início, eram só as escolas muradas; rapidamente, até mesmo os lugares abertos estavam murados. Em plena sociedade do excesso, do ativismo, da produção e do consumo desenfreados, tivemos que parar, conviver com o medo, nos isolar e nos habituar a uma série de restrições na nossa liberdade. Como fica nossa saúde mental nesse cenário? Afinal, é ela quem vai determinar como atravessaremos esse período de pandemia e quarentena.

A CRISE NA CRISE: DESAFIO OU OPORTUNIDADE? A CRISE NA CRISE: DESAFIO OU OPORTUNIDADE?

Apesar da positividade e do otimismo serem fatores extremamente importantes para se enfrentar a crise pandêmica que estamos vivendo, nem sempre o discurso “Pollyanna” ajuda. Pelo contrário, faz com que muitos se sintam culpados por não estarem conseguindo administrar, de maneira eficaz, tudo que surgiu, de uma hora para outra, em suas vidas.

Coronavírus: como preservar a saúde mental durante a pandemia Coronavírus: como preservar a saúde mental durante a pandemia

O bombardeio de informações sobre o avanço do novo coronavírus está causando estresse e ansiedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou documento que ensina a preservar o bem-estar diante do pânico gerado pelo aumento de casos do novo coronavírus.

Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus

O Ministério da Saúde confirmou, no dia 26 de fevereiro de 2020, o 1º caso de COVID-19, a infecção viral pelo novo coronavírus, no Brasil. O primeiro teste realizado em 24 de fevereiro no Hospital Israelita Albert Einstein deu positivo. O hospital, então, enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, o Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. Confira o FAQ que preparamos sobre a doença baseada nas informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e do nosso infectologista, dr. Fernando Gatti de Menezes. O Hospital Israelita Albert Einstein reforça que os padrões de conduta em todas as situações têm como foco preservar a segurança de todos os pacientes da instituição e manter a excelência nos atendimentos de qualquer natureza.

Câncer infantojuvenil Câncer infantojuvenil

O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

DIA MUNDIAL DO CÂNCER DIA MUNDIAL DO CÂNCER

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano. Em 2020, o Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) completa 20 anos. A campanha seguirá com o tema #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou), proposto pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), de 2019 a 2021

INFORME DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS INFORME DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS

O que são coronavírus? Os coronavírus (CoV) compõem uma grande família de vírus, conhecidos desde meados da década de 1960, que receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa (do inglês crown). Podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave (SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS, do inglês Middle East Respiratory Syndrome). Os vírus foram denominados SARS-CoV e MERS-CoV, respectivamente.

Cuidados com a pele no verão Cuidados com a pele no verão

Raios solares são mais intensos nessa época do ano, aumentando o risco de queimaduras, câncer de pele, entre outros problemas de saúde

Herpes zoster Herpes zoster

Herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ), que causa catapora (varicela) e também o popularmente conhecido cobreiro (herpes zóster) e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simplex.

Por que as mulheres têm tanta dor nas costas? Por que as mulheres têm tanta dor nas costas?

Quem nunca ouviu alguma mulher reclamar de dor nas costas devido ao excesso de peso na bolsa? Ou que ela não consegue mais andar sem sapato de salto alto em decorrência de dores nos pés? Qualquer tipo de dor na lombar é sempre um sinal de que algo está errado e merece atenção especial.

Câncer de próstata Câncer de próstata

Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Saúde bucal: aprenda a se prevenir de doenças que acometem a boca Saúde bucal: aprenda a se prevenir de doenças que acometem a boca

Muitas pessoas cuidam da saúde do corpo, mas esquecem uma importante parte dele: a boca. Escovação correta, uso do fio-dental e visitas periódicas ao dentista são ações simples que evitam patologias como a cárie e a doença periodontal. E o Dia Nacional da Saúde Bucal, lembrado no dia 25 de outubro, objetiva alertar as pessoas sobre estes problemas.

Às vezes fingimos estar cansados, quando na realidade estamos tristes Às vezes fingimos estar cansados, quando na realidade estamos tristes

Às vezes nos sentimos desiludidos, embrulhados em um tédio e vazio todos os dias. Quando nos perguntam o que acontece conosco, fingimos que estamos cansados, apenas isso e nada mais. No entanto, por trás dessa exaustão sem motivo ou razão está a tristeza, companheira que se instala sem permissão em nossa mente e coração para inocular apatia e meditação.

Álcool e Fígado Álcool e Fígado

O consumo médio de álcool por pessoa Brasil e no mundo é de, respectivamente, 8.9 e 6.0 litros por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso abusivo do álcool causa mais de 3 milhões de mortes por ano. Há estreita relação entre a quantidade de álcool consumida e a frequência de problemas relacionados ao seu uso. A maioria das mortes, atribuídas ao álcool, é decorrente de causas cardiovasculares seguidas por acidentes automobilísticos, doenças do tubo digestivo, incluindo cirrose hepática e pancreatite crônica, e câncer.

Outubro Rosa Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Precisamos falar mais da doença de Alzheimer Precisamos falar mais da doença de Alzheimer

O dia 21 setembro é o dia mundial do Alzheimer, data em que se marca a necessidade de defesa e conscientização da sociedade, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer. A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades de vida diária e provocando alterações comportamentais. Essa doença afeta mais os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população com mais de 65 anos.

Precisamos falar mais da doença de Alzheimer Precisamos falar mais da doença de Alzheimer

O dia 21 setembro é o dia mundial do Alzheimer, data em que se marca a necessidade de defesa e conscientização da sociedade, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer. A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades de vida diária e provocando alterações comportamentais. Essa doença afeta mais os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população com mais de 65 anos.

Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Setembro amarelo - mês da prevenção do suicídio Setembro amarelo - mês da prevenção do suicídio

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

Narguilé pode causar câncer e outras doenças Narguilé pode causar câncer e outras doenças

Um hábito crescente, sobretudo entre os jovens, o uso do narguilé representa um grande perigo à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que apenas uma hora de uso equivale a tragar 100 cigarros. O consumo pode levar ao aparecimento de câncer de pulmão, doenças cardíacas e respiratórias, além de também causar dependência.

Levar marmita ao trabalho é opção para se alimentar melhor Levar marmita ao trabalho é opção para se alimentar melhor

Correria do dia-a-dia e muito trabalho não são desculpas para nos rendermos aos alimentos prontos! Mesmo com uma infinidade de atrativos como os fast foods e a grande oferta de alimentos que prometem preparo fácil e rápido, é possível optar por alimentos de verdade, nutritivos e igualmente fáceis de encontrar e preparar.