Pílulas de Saúde

 

Levar marmita ao trabalho é opção para se alimentar melhor Levar marmita ao trabalho é opção para se alimentar melhor

Correria do dia-a-dia e muito trabalho não são desculpas para nos rendermos aos alimentos prontos! Mesmo com uma infinidade de atrativos como os fast foods e a grande oferta de alimentos que prometem preparo fácil e rápido, é possível optar por alimentos de verdade, nutritivos e igualmente fáceis de encontrar e preparar.

Exercícios físicos garantem qualidade de vida a idosos Exercícios físicos garantem qualidade de vida a idosos

A Organização Mundial da Saúde estima que, em 2050, a população mundial com idade superior a 60 anos chegue a 2 bilhões. Isso representa um quinto da população mundial! Com o aumento da estimativa de vida vem um grande desafio: como envelhecer saudável?

O que são doenças diarreicas agudas? O que são doenças diarreicas agudas?

As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais. São caracterizadas por uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas, ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em geral, são doenças autolimitadas com duração de até 14 dias. Em alguns casos, há presença de muco e sangue, quadro conhecido como disenteria. A depender do agente causador da doença e de características individuais dos pacientes, as DDA podem evoluir clinicamente para quadros de desidratação que variam de leve a grave.

Vitiligo Vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

Você tem alergia? Os cuidados devem ser redobrados no inverno! Você tem alergia? Os cuidados devem ser redobrados no inverno!

O frio já começou em algumas regiões do país e coincide com o período mais seco do ano. A combinação perfeita para o aumento da incidência das doenças respiratórias, ressecamento da pele, infecções, resfriados, problemas nos olhos e sangramento nasal.

Ceratocone Ceratocone

É uma doença da córnea tipo ectasia, na qual a córnea aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone. Esta alteração causa astigmatismo com irregularidade, o que leva a distorção das imagens e determina limitação para a eficiência das lentes esfero-cilíndricas de óculos.

AFINAL, O QUE É O GLAUCOMA? AFINAL, O QUE É O GLAUCOMA?

O glaucoma é um problema muito falado normalmente, mas que ainda é rodeado de dúvidas, mitos e verdades. É considerado um conjunto de situações diversas e distintas que envolvem diretamente a pressão intraocular associada a uma neuropatia óptica (doença do nervo óptico).

Estresse, ansiedade e depressão se manifestam quando vivemos para agradar os outros Estresse, ansiedade e depressão se manifestam quando vivemos para agradar os outros

Definitivamente temos muitas formas de viver a vida, uma delas é entender que temos uma grande responsabilidade em relação a escrever a história de nossas vidas, sendo nós os protagonistas, considerando nossos sonhos, considerando que devemos cuidar de nós mesmos, considerando que as pessoas que pertencem ao nosso núcleo devem ter o lugar que lhes corresponde, sem lhes dar, a qualquer momento, controle sobre nossas decisões, nossas ações ou nossa vida em geral.

Aplicativos para o sono: ajudam ou atrapalham? Aplicativos para o sono: ajudam ou atrapalham?

O uso de aplicativos em smartphones e tablets é um fenômeno mundial e, seguindo essa tendência, o mercado de apps de saúde tem ganhado destaque. Diante da elevada prevalência de pessoas que sofrem com sono de má qualidade a indústria de aplicativos que alia entretenimento com cuidados do sono é crescente.

Fevereiro Roxo conscientiza sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia Fevereiro Roxo conscientiza sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

Alzheimer, lúpus e fibromialgia. Apesar de serem doenças que, aparentemente, não têm muito em comum, em ao menos duas coisas elas se aproximam: as três não têm cura conhecida pela medicina, e são, todas, tema da campanha Fevereiro Roxo, criada como forma de conscientizar a população sobre essas patologias.

Um cardápio melhor para a escola Um cardápio melhor para a escola

Uma nova pesquisa resultou num ranking dos alimentos mais consumidos pelas crianças brasileiras na hora do lanche. Conclusão: eles não primam pelo alto valor nutricional.

Depressão social - O que o aumento de casos tem a dizer (e alertar) sobre nossa época? Depressão social - O que o aumento de casos tem a dizer (e alertar) sobre nossa época?

Uma sensação de desajuste perante o mundo, um vazio que preenche cada fração do tempo, uma quietude desesperadora. Um abatimento que deixa tudo sem cor, uma lentidão inconcebível, um profundo desinteresse pela vida. Pode ser só tristeza? Pode. Mas tudo isso, junto ou misturado, em diferentes níveis de intensidade, pode formar também um verdadeiro mal, segundo especialistas. Pode ser depressão, o “mal do século”. Aliás, cada vez mais é depressão.

Sociedade Brasileira de Pediatria emite alerta com cuidados na hora de comprar brinquedos Sociedade Brasileira de Pediatria emite alerta com cuidados na hora de comprar brinquedos

Para reforçar a prevenção a acidentes envolvendo brinquedos, que afetam crianças e adolescentes, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um alerta aos pediatras para que orientem pais e responsáveis sobre cuidados a serem observados na hora das compras, em especial para o Natal. A preocupação é contribuir com a proteção da saúde, do bem-estar e da vida da população pediátrica.

Dia Mundial de Luta contra a Aids Dia Mundial de Luta contra a Aids

Há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV, 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus e 38 mil já tinham falecido. Hoje, o tratamento com medicamentos antirretrovirais pode fazer a carga viral (vírus em circulação no sangue) chegar a níveis muito baixos, indetectáveis. Atingir a carga viral indetectável é um caminho que depende de vários aspectos. A pessoa que vive com HIV deve seguir o tratamento com todos os cuidados necessários, fazendo o uso correto dos medicamentos antirretrovirais.

Intolerância à lactose: cuidados com a alimentação Intolerância à lactose: cuidados com a alimentação

Após consumir leite ou seus derivados, algumas pessoas podem sentir dor abdominal, náuseas, desconforto, diarréia e gases. Em geral, tais sintomas são percebidos como um simples mal-estar, típico de estômago sensível. Mas atenção: se o incomodo aparecer num período entre meia hora e duas horas após o consumo de laticínio, deve-se procurar auxílio médico, pois pode significar intolerância à lactose – uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados.