Pílulas de Saúde

 

Inteligência Emocional: como anda a sua? Inteligência Emocional: como anda a sua?

Por mais difícil que seja se relacionar com outras pessoas, uma vez que todas são diferentes umas das outras, agem e reagem de maneiras distintas a cada situação, é de suma importância desenvolver e ampliar a capacidade de relacionar-se.

O suicídio no mundo contemporâneo O suicídio no mundo contemporâneo

O suicídio envolve um sofrimento psíquico extremo, percebido como insuportável, em que a morte é vislumbrada como única solução para cessá-lo.

Por que as pessoas fumam? Por que as pessoas fumam?

A nicotina, presente nos derivados do tabaco é considerada uma droga por possuir propriedades psicoativas. Muitos são os fatores que levam as pessoas a experimentarem o cigarro ou outros derivados do tabaco.

Por que incluir a Espiritualidade na abordagem médica? Por que incluir a Espiritualidade na abordagem médica?

Pesquisadores em grandes centros universitários de vários países reconhecem a espiritualidade como algo inerente ao ser humano e que pode determinar de maneira inequívoca o desfecho de várias formas de adoecimento, como tem demonstrado diversos trabalhos científicos já publicados.

Conheça mitos e verdades sobre a menopausa Conheça mitos e verdades sobre a menopausa

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência. Ao falar dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como como um problema de saúde. Mas a verdade é que menopausa não é doença e também não precisa ser encarada com sofrimento.

“Amamentar é vida” “Amamentar é vida”

O leite materno é um alimento completo. Além do valor nutritivo, ele protege as crianças contra infecções, alergias, algumas doenças crônicas e cânceres infantis.

Orientações para vacinação contra sarampo Orientações para vacinação contra sarampo

Devido ao surto de sarampo que está acontecendo em vários estados brasileiros, principalmente no Amazonas e Roraima, a recomendação oficial é atualizar a carteira de vacinação para prevenir a doença. Essa orientação serve não só para as crianças, como também adolescentes e adultos até 49 anos de idade, evitando a circulação do vírus no país.

Os benefícios da prática do futebol Os benefícios da prática do futebol

A paixão nacional também é uma ótima atividade física O futebol além de ser uma paixão nacional é o esporte mais praticado no Brasil. Nessa Copa não será diferente, o Brasil é o segundo país que mais solicitou ingressos para participar do torneio mundial. Essa paixão se manifesta nas “peladas”, jogos amadores de futebol, muito comum em clubes, colégios e faculdades.

Água sem gás X Água com gás Água sem gás X Água com gás

Saiba as diferenças entre as duas bebidas A água é uma bebida essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Mas, você sabe a diferença entre elas? Para entender as diferenças entre os dois tipos, conversamos com a equipe de nutrição do Hospital Albert Einstein, que responderam as principais dúvidas sobre o tema.

Entre ser louco e ser normal, resta-nos o desconhecimento no campo da saúde mental Entre ser louco e ser normal, resta-nos o desconhecimento no campo da saúde mental

O campo da saúde mental ainda é um território obscuro e cheio de estigmas para a maior parte das pessoas. Atualmente, na nossa cultura, propaga-se o cuidado com o corpo e com o meio ambiente. Sabemos da importância da realização de exames periódicos, da necessidade de exercícios físicos, de uma alimentação equilibrada, da necessidade de reciclarmos o lixo, da crise hídrica, do aquecimento global, mas parece que não se fala muito e ninguém compreende muito bem o campo da saúde mental.

E em saúde mental, você está saudável? E em saúde mental, você está saudável?

Infelizmente, ainda temos muitos pré-conceitos em relação ao tema saúde mental, até porque geralmente essa expressão nos evoca justamente o contrário de saúde, ou seja, aquilo que conhecemos dos adoecimentos mentais. Em outras palavras, nosso imaginário da loucura, que nos assusta e que buscamos manter bem distantes da gente. Mas, você sabe do que se trata estar doente ou mesmo saudável quando falamos de saúde mental?

Dia Mundial sem Tabaco Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

GLAUCOMA, O LADRÃO NA NOITE GLAUCOMA, O LADRÃO NA NOITE

Dia 26 de maio é o dia nacional de combate ao Glaucoma. É uma doença sem causa definida e sem cura na qual ocorre perda visual lenta e progressiva.

Entenda a Vacina da Gripe Entenda a Vacina da Gripe

As vacinas da gripe são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época. Abaixo o pediatra infectologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Márcio Nehab responde às principais dúvidas sobre a vacina.

Gripe H1N1 - Sintomas e Prevenção Gripe H1N1 - Sintomas e Prevenção

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.

Hipertensão: como evitar a doença que prejudica coração e outros órgãos Hipertensão: como evitar a doença que prejudica coração e outros órgãos

Mais popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode ser vista como o “mal do século”. Mas a boa notícia é que ela é prevenível, ou, em outras palavras, pode ser evitada de acordo com nossos hábitos de vida. Entretanto, antes de saber como evitar a pressão alta, é preciso entender o que provoca a doença e os prejuízos à saúde.

Dia Mundial do Café Dia Mundial do Café

O Dia Mundial do Café é comemorado anualmente em 14 de abril. A data homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo: o café! Seja ele carioca, pingado, cappuchino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas. Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.

07 de abril — Dia Mundial da Saúde 07 de abril — Dia Mundial da Saúde

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Na segunda-feira, 2 de abril, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.

Cuidar da água é cuidar da saúde Cuidar da água é cuidar da saúde

Você já deve ter ouvido falar que sem água não sobrevivemos muitos dias. O total existente de água no corpo é de 75% na infância e mais da metade do corpo é água na vida adulta. Logo, não espere sentir sede para entender que o seu corpo precisa de água e a ingestão dela é fundamental para o equilíbrio do organismo.

Como funciona uma boa noite de sono? Como funciona uma boa noite de sono?

Uma noite de sono revigorante não tem uma única receita. Entenda! A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida no ser humano. O sono é um processo reversível fisiológico comum a todos os seres vivos praticamente.

Vício em videogames é considerado oficialmente um distúrbio mental Vício em videogames é considerado oficialmente um distúrbio mental

A partir de maio deste ano (2018), data de publicação da 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), a Dependência de Videogames (DV) passa a ser considerada oficialmente uma doença, de acordo com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).