Pílulas de Saúde

 

Dia Internacional da Síndrome de Down 2024 – Chega de Rótulos Dia Internacional da Síndrome de Down 2024 – Chega de Rótulos

Para o Dia Mundial da Síndrome de Down de 2024 nós chamamos todas as pessoas do mundo pelo CHEGA DE RÓTULOS! O Dia Mundial da síndrome de Down, 21 de março, é um dia de conscientização global que foi oficialmente instituído pelas Nações Unidas em 2012. Neste dia, a comunidade global da síndrome de Down se une para criar uma única voz global defendendo os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.

Março Azul 2024 - Médico e Paciente Parceria Que Salva Março Azul 2024 - Médico e Paciente Parceria Que Salva

O Março Azul é uma campanha de conscientização dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer colorretal (câncer de intestino). Realizada anualmente durante o mês de março, tem como objetivo informar a população sobre a importância dos exames preventivos, os fatores de risco, os sintomas e as opções de tratamento disponíveis para esta doença. A escolha da cor azul simboliza o compromisso com a saúde e a vida, incentivando ações que promovam a conscientização sobre o câncer de intestino. O câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, também chamado de cólon e reto. Ele quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino.

4 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA OBESIDADE 4 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA OBESIDADE

No dia 4 de março começa mais uma campanha pelo Dia Mundial da Obesidade. A iniciativa está alinhada com a campanha mundial da World Obesity Federation (WOF) e a SBEM vem, em parceria com a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), traz diversos temas para reflexão e debate. Entre os pontos de destaque está o alerta para obesidade como causa evitável de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes tipo 2, Acidente Vascular Cerebral, doença coronária e câncer. As atenções estão voltadas para as proporções destas doenças que são atribuíveis ao elevado Índice de Massa corporal (IMC) na idade adulta.

Confira dicas para diferenciar os sintomas da dengue e da gripe Confira dicas para diferenciar os sintomas da dengue e da gripe

A dengue e a gripe têm sintomas muito parecidos como febre, dor de cabeça e mal-estar, o que torna difícil diferenciar as duas doenças. Por isso, é preciso prestar atenção às características que podem ajudar na identificação de cada uma delas, como a presença de sintomas respiratórios que são comuns no caso de gripe.

20 de fevereiro - Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo 20 de fevereiro - Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Existem vários indicadores que podem sinalizar um padrão problemático de consumo de substâncias. Em primeiro lugar, mudanças significativas no comportamento são frequentemente um sinal que chama a atenção. Isso pode incluir alterações de humor frequentes, irritabilidade, agressão ou retraimento social. Além disso, a incapacidade de controlar o consumo resultando em episódios de intoxicação frequentes ou em situações de risco, como dirigir sob o efeito de substâncias, é um indicador claro de abuso.

Tire as principais dúvidas sobre a vacinação contra dengue Tire as principais dúvidas sobre a vacinação contra dengue

A vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. O processo permite a comercialização do produto no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. Em dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação do insumo no Sistema Único de Saúde (SUS). Na próxima semana, as doses começam a ser distribuídas a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a vacinação na rede pública. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. Serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos.

28/01 – Dia Mundial da Hanseníase e Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase 28/01 – Dia Mundial da Hanseníase e Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

O Dia Mundial da Hanseníase, comemorado no último domingo de janeiro, ocorre no dia 28, em 2024. A campanha tem como objetivo conscientizar sobre a doença, destacar os desafios enfrentados pelas pessoas afetadas e inspirar ações para acabar com a enfermidade. A celebração, cujo tema deste ano é “Vencer a Hanseníase”, resume os objetivos duplos da data: erradicar o estigma associado às pessoas acometidas e promover sua dignidade.

janeiro Branco: A ferramenta mindfulness para a saúde mental janeiro Branco: A ferramenta mindfulness para a saúde mental

A campanha do Janeiro Branco enfatiza a importância dos cuidados sobre nossa saúde mental, desde o início de cada ano. Nesse sentido, o mindfulness emerge como uma ferramenta para aumentar a consciência individual sobre a qualidade do estado emocional e das relações humanas. Quantas vezes terminamos o dia sem pensar em como gostaríamos de tê-lo vivido? Com que frequência percebe-se tendo atitudes automáticas que lhe geram frustração, raiva ou impaciência, ou que nunca teve a intenção de realizar?

Saúde Mental: caminhando entre nossas forças e fraquezas Saúde Mental: caminhando entre nossas forças e fraquezas

Quais as primeiras ideias que vem à sua mente quando você ouve o termo saúde mental? Talvez termos como: depressão, ansiedade, burnout, síndrome de pânico ou outros transtornos mentais sejam os primeiros a surgirem. Afinal, somos bombardeados com informações e estatísticas acerca do aumento dessas patologias em nosso contexto social atual. E, SIM, este conhecimento é necessário para tratarmos dos quadros já instalados, que requerem tratamento especializado, mas vamos falar sobre saúde olhando apenas para a “doença”? Será que na nossa cultura, quando falamos de saúde mental no trabalho, associamos essa temática apenas as pessoas que consideramos terem um quadro de transtorno? Talvez sim, porque a própria ciência, por décadas seguidas, dedicou-se, quase que exclusivamente, a classificar e tratar os transtornos mentais.

Janeiro Branco 2024 - Saúde Mental enquanto há tempo! Janeiro Branco 2024 - Saúde Mental enquanto há tempo!

“Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?” é o tema da campanha Janeiro Branco para 2024, um movimento que objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional, reduzindo o estigma em torno de temas como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.

Dezembro Laranja 2023: “Seu Sol, sua pele e sua proteção. Cada um com a sua prevenção” Dezembro Laranja 2023: “Seu Sol, sua pele e sua proteção. Cada um com a sua prevenção”

Intitulada de “Seu Sol, sua pele e sua proteção. Cada um com a sua prevenção”, ação educativa reúne diversas iniciativas de conscientização ressaltando a necessidade da prevenção aos danos causados pelo sol nos diversos tipos de pele. O Brasil vem enfrentando fortes ondas de calor mesmo antes da chegada do verão, aumentando a atenção dos cuidados com a saúde. Em diversas situações do dia a dia, seja a lazer ou no trabalho, a proteção aos efeitos do sol é fundamental não só para evitar manchas e envelhecimento precoce, mas para prevenir doenças como o câncer de pele, o mais incidente no país, com cerca de 185 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Dia Mundial de Luta contra a AIDS 2023: Comunidades liderando Dia Mundial de Luta contra a AIDS  2023: Comunidades liderando

Todos os anos, em 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Pessoas em todo o mundo se unem para mostrar apoio às pessoas que vivem com HIV e para lembrar quem se foi por doenças relacionadas à AIDS. O mundo pode acabar com a AIDS, com as comunidades liderando o caminho. Organizações da sociedade civil que vivem com, estão em risco de, ou são afetadas pelo HIV são a linha de frente do progresso na resposta ao HIV. Mas, por diversos fatores, as comunidades estão sendo impedidas em sua liderança.

Calor extremo: entenda como as altas temperaturas afetam o corpo e a saúde Calor extremo: entenda como as altas temperaturas afetam o corpo e a saúde

O Brasil vem enfrentando ondas de calor intenso – e a tendência é piorar ainda mais e por um período prolongado, com aquecimento global e outros fenômenos ligados ao clima. Estar exposto ao calor extremo associado ao tempo seco sem cuidados básicos pode causar alterações no organismo que trazem riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com a saúde mais fragilizada. Por isso, todo cuidado é pouco.

14/11 – Dia Mundial do Diabetes 14/11 – Dia Mundial do Diabetes

Em 2023, a OMS quer destacar a necessidade de acesso equitativo aos cuidados essenciais, incluindo a sensibilização para as formas como as pessoas com diabetes podem minimizar o risco de complicações. O Dia Mundial do Diabetes busca informar, prevenir e promover a importância de um acompanhamento adequado, acesso a medicamentos e insumos e a adoção de um estilo de vida saudável. O diabetes não escolhe idade, gênero ou origem, por isso, é fundamental unir forças para informar e esclarecer à população sobre complicações que podem ser prevenidas. Vamos incentivar hábitos alimentares equilibrados, atividade física regular e a conscientização sobre os sintomas!

A importância do Novembro Azul para a saúde masculina A importância do Novembro Azul para a saúde masculina

Na transição dos 40 para os 50 anos, os homens passam a receber constantes recomendações sobre as consultas de rotina com o urologista. Afinal, esse é um passo necessário para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata — algo que é debatido incansavelmente pela campanha do Novembro Azul.

10/11 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez 10/11 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

A data comemorativa foi instituída pela Portaria de Consolidação MS nº 1/2017, art. 527, como símbolo de luta cujo propósito principal é educar, conscientizar e prevenir a população brasileira para os problemas advindos da surdez, que afeta, em algum grau, aproximadamente 5,8 milhões de pessoas. Surdez é o nome dado à impossibilidade ou à dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve.

25/10 – Dia Nacional da Saúde Bucal - O que você precisa saber sobre gengivite 25/10 – Dia Nacional da Saúde Bucal - O que você precisa saber sobre gengivite

Instituída pela Lei nº 10.465/2.002, esta data comemorativa tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da saúde bucal. A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.

Dia Mundial da Trombose - 13 de outubro Dia Mundial da Trombose - 13 de outubro

Dia Mundial da Trombose é celebrado para prevenir, conscientizar e esclarecer dúvidas sobre a doença. População deve ter noções sobre o risco do tromboembolismo venoso e sua importância, além de conversar com os seus médicos sobre esse assunto diante de internações ou cirurgias. O Dia Mundial da Trombose foi criado em 2014 pela International Society on Thrombosis and Haemostasis (ISTH) em resposta aos pedidos dos membros para fosse criado um dia global de conscientização sobre trombose. Liderados por um comitê diretor científico global, mais de 175 organizações em todo o mundo participaram da primeira comemoração, aumentando a visibilidade necessária da condição por meio de eventos especiais, fóruns educacionais, ampla cobertura da mídia e mídia social. A data escolhida, dia 13 de outubro, é aniversário de Rudolf Virchow, pioneiro na fisiopatologia da trombose. Médico, patologista, biólogo e antropólogo alemão, Virchow desenvolveu o conceito de “trombose” e avançou na compreensão dessa condição.

Dia Mundial da Saúde Mental 2023 - A saúde mental é um direito humano universal Dia Mundial da Saúde Mental 2023 - A saúde mental é um direito humano universal

O evento deste ano representa um compromisso global para aumentar a conscientização sobre a saúde mental e defendê-la como um direito humano universal. Todos devem ter o direito de viver uma vida com dignidade, equidade, igualdade e respeito. No entanto, ainda persistem na Região das Américas, o estigma, a discriminação e as violações aos direitos humanos. Em muitos países da Região, as pessoas com questões de saúde mental não têm acesso a serviços de qualidade, estão sujeitas a práticas coercitivas, tratamento desumano e, em alguns casos, abuso - mesmo em ambientes de saúde, onde deveriam estar protegidas.

Outubro Rosa 2023 Outubro Rosa 2023

A campanha do Outubro Rosa 2023 tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

27/9 – Dia Nacional da Doação de Órgãos 27/9 – Dia Nacional da Doação de Órgãos

A data, instituída pela Lei nº 11.584/2.007, visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. Apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, trata-se ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para essa alta taxa de recusa, que não ocorre só no Brasil: incompreensão da morte encefálica, falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e religião.

“Nunca é cedo demais, nunca é tarde demais” – Setembro: Mês Mundial do Alzheimer “Nunca é cedo demais, nunca é tarde demais” – Setembro: Mês Mundial do Alzheimer

A campanha 2023 para o Mês Mundial do Alzheimer traz o tema “Nunca é cedo demais, nunca é tarde demais”, visando sublinhar o papel fundamental da identificação dos fatores de risco e da adoção de medidas proativas para reduzir, atrasar e potencialmente até prevenir o aparecimento da demência. No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas. Segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população. Esse cenário mostra que a doença caracteriza uma crise global de saúde que deve ser enfrentada.

Mitos e Fatos sobre Saúde Mental Mitos e Fatos sobre Saúde Mental

Responder à pergunta ‘O que é saúde mental?’ não é tarefa simples, já que são diversas as fontes, discursos, recursos e saberes que tentam conceituar o tema. Mais do que um cenário de ausência de problemas, a saúde mental é entendida como um estado onde o indivíduo está bem o suficiente para lidar com as situações cotidianas, que são tão diversas quanto imprevisíveis. Afinal, viver no mundo contemporâneo implica lidar diariamente com as complicações causadas pelo intenso ritmo da vida e pela aparente fragilidade de algumas relações, contratempos que podem prejudicar nossas relações sociais a médio e longo prazo.

Dia Nacional de Combate ao Fumo - Reflexões sobre os malefícios do cigarro Dia Nacional de Combate ao Fumo - Reflexões sobre os malefícios do cigarro

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado, no Brasil, no dia 29 de agosto, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial."

Campanha Agosto Azul Vermelho - Saúde Vascular Campanha Agosto Azul Vermelho - Saúde Vascular

A Campanha Agosto Azul Vermelho é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) para informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular e incentivar a prevenção e tratamento. A escolha das cores Azul Vermelho para representar o mês de cuidado com a saúde vascular, inspirou-se em como são geralmente representadas as nossas veias (azul) e as artérias (vermelho).

O que é tempo de qualidade? Aprenda e comece a ter o seu O que é tempo de qualidade? Aprenda e comece a ter o seu

Durante o intervalo do trabalho para o almoço, você se alimenta na correria, sem prestar atenção no alimento. É comum ficar de olho no relógio, nas notificações no celular e em qualquer outra distração. Esse é um exemplo da falta de tempo de qualidade na rotina. Isso acontece porque existem mais demandas no seu dia do que você tem disposição para encarar com a atenção necessária. Claro que não é uma culpa totalmente sua: muitos podem passar tempo presos no trânsito, pegar trabalho extra para complementar a renda etc. De todo modo, não é possível aumentar as 24 horas de um dia. O que pode ser feito é eliminar ou diminuir distrações, assim como entender a importância do tempo de qualidade para a sua saúde e qualidade de vida.

8 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Colesterol 8 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Controle dos níveis de colesterol é fundamental para minimizar riscos de doenças cardiovasculares​ Comemorado em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol traz um alerta para os riscos de doenças. O descontrole do colesterol, por exemplo, pode levar ao infarto e a insuficiência cardíaca.

Semana Mundial da Amamentação 2023 Semana Mundial da Amamentação 2023

A edição 2023 da Semana Mundial da Amamentação quer chamar a atenção para as dificuldades vividas por pais e mães que precisam dividir o seu tempo entre trabalho e bebês ainda na fase de amamentação. Assim, a organizadora do evento - a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno - defende a ampliação da licença maternidade remunerada e a adequação dos ambientes de trabalho para mães e bebês lactantes.

O que é lagoftalmo? O que é lagoftalmo?

O lagoftalmo pode ter várias causas, mas sempre resulta no mesmo problema: o ressecamento dos olhos, que expõe a córnea ao risco de lesões. No entanto, o sucesso do tratamento depende da identificação da origem da patologia