Com saúde, sem tabaco
Com saúde, sem tabaco - Conheça o Programa
O projeto Com Saúde Sem Tabaco tem como objetivo promover a saúde e a melhora na qualidade de vida de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios por meio de participação em grupo multidisciplinar para cessação do consumo de tabaco.
Acontece na forma de reuniões semanais para apoio ao fumante que deseja deixar o cigarro, tal como é preconizado peloINCA-Instituto Nacional doCâncer. Estas reuniões são multidisciplinares e contam com a participação de vários profissionais, tais como médico, psicólogo, educador físico, odontólogo e nutricionista.
Os profissionais são capacitados pelo Núcleo de Prevenção da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) sob a responsabilidade da Coordenação de Tabagismo do Distrito Federal.
Durante as reuniões os participantes são informados sobre os males advindos do uso de tabaco, há intensa reflexão sobre os aspectos emocionais que dificultam a cessação deste hábito e discussões sobre os recursos para evitar as recaídas tão comuns neste processo.
O INCA preconiza a realização de quatro reuniões semanais com os seguintes temas:
1ª Reunião: Entender por que se fuma e como isto afeta a saúde
2ª Reunião: Os primeiro dias sem fumar
3ª Reunião: Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar
4ª Reunião: Benefícios obtidos após parar de fumar
No TJDFT acrescentamos outros temas tais como: problemas odontológicos decorrentes do cigarro, nutrição e importância da prática de exercícios físicos.
Acrescentamos também uma ou duas reuniões de acompanhamento de acordo com a solicitação de cada grupo.
Equipe multidisciplinar
A equipe de coordenação é constituída por uma coordenadora, uma psicóloga, um médico e servidores da CAM capacitados pela Gerência de Prevenção de Doenças da Secretaria de Saúde do DF.
Com o objetivo de tratar sobre temas mais específicos, outros profissionais da Secretaria de Saúde são convidados a participar das reuniões, tais como uma odontóloga, um educador físico, uma nutricionista e um médico com experiência em gerenciamento de estresse.
OBJETIVO: O projeto, além de estimular a reflexão de todos sobre o tabagismo e sua influência negativa na qualidade de vida de muitas pessoas, tem também o objetivo de prestar assistência aos que sofrem com a dependência e desejam parar de fumar.
O tabagismo representa o principal fator de risco evitável não só do câncer como também de doenças cardiovasculares e respiratórias. É classificado internacionalmente no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas.
A cada ano, o uso dos derivados do tabaco mata cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.
Tratar esta dependência antes que a pessoa tenha a vida produtiva prejudicada é a proposta deste projeto e vai ao encontro das orientações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
Salientamos que o programa tem como objetivo promover mais qualidade de vida não só aos servidores fumantes como também aos não fumantes, tendo em vista que proporcionará uma melhoria em questões como motivação, desempenho, comportamento e relações pessoais no ambiente de trabalho
A dificuldade em vencer este vício é tão grande que, muitas vezes, o dependente abandona o tratamento. Isto porque o tabagismo provoca uma dependência química, cuja natureza e intensidade variam de um fumante para outro e, além disso, o ato de fumar envolve várias associações de comportamentos ligados a rituais, hábitos individuais e sociais, que criam, progressivamente, verdadeiros reflexos condicionados. Essas associações estabelecem-se inconscientemente, contudo, podem constituir um obstáculo para se deixar de fumar.
O Ministério da Saúde estimula as escolas, empresas e instituições de saúde a realizarem campanhas e desenvolverem programas de combate ao Tabagismo.
Nesse sentido, em 22 de agosto de 2002, a portaria Interministerial nº1498 confere certificados de honra ao mérito às instituições de saúde e de ensino que se destacarem em campanhas para o controle do tabagismo.
Assim, a continuidade deste trabalho mantém o TJDFT alinhado às orientações vigentes e demonstra a preocupação da administração com a saúde e o bem-estar do servidor.
“Ajudar um fumante a deixar de fumar é uma questão de ética e sobretudo de humanidade”, palavras de José Serra, ex-ministro da saúde.
O "Com Saúde, sem tabaco" reitera o compromisso do TJDFT com a qualidade de vida do servidor oferecendo um programa que auxilia a pessoa a deixar o hábito do tabagismo por meio de reuniões semanais e consultas médicas.