Viver Direito

última modificação: 2021-04-02T11:41:03-03:00

 TJDFT Sustentável

"Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros”. (CARTA da TERRA, Organização das Nações Unidas – ONU – 2002)

 

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, enfrenta o desafio de manter a sua função primordial de garantia dos direitos, da cidadania e da paz social, objetivo máximo da prestação jurisdicional, de modo responsável, ético e sustentável.

Desde 2010, quando foi implementado o Programa de Responsabilidade Socioambiental Viver Direito, o TJDFT tem avançado no objetivo de implementar a gestão sustentável, nas áreas administrativa e finalística, sempre pautado nos pilares da sustentabilidade: ser um órgão público economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

A Constituição Federativa do Brasil e as diversas legislações brasileiras são a garantia legal da necessária adoção de práticas ambiental e socialmente responsáveis pelos Órgãos Públicos. O desafio foi incrementado a partir da integração do Poder Judiciário, em iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, à Agenda 2030 de direitos humanos das Organizações das Nações Unidas, que tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem implementados na década atual.

O TJDFT assumiu que a sustentabilidade é uma diretriz de governança para os Planos Estratégicos, de Contratações, de Capacitação e de Gestão de Pessoas, na busca do aperfeiçoamento contínuo do gasto público, do consumo e descarte conscientes, e de ações concretas de qualidade de vida e de capacitação sobre a temática.  O Plano de Logística Sustentável do TJDFT é o instrumento que fomenta e monitora os resultados das ações sinérgicas implantadas pelas várias unidades do órgão, voltadas ao alcance das metas dos indicadores definidos na Resolução CNJ, n. 201/2015 e também os referentes aos maiores contratos de custeio.

Nesta página o TJDFT divulga suas principais ações de sustentabilidade, as ações planejadas e os resultados, normas internas, legislação geral sobre o tema, dicas para colocar em prática os preceitos da responsabilidade socioambiental, além dos dados de consumo e gastos, de forma transparente.

TJDFT: Decidimos viver direito!

Informações

Contatos

O Programa Viver Direito foi instituído no TJDFT pela Portaria GPR 1313 de 08/10/2012, e é coordenado por uma comissão nomeada pela Portaria GPR 1462 de 05/11/2012.

Endereço

Coordenação de Gestão Socioambiental
Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa
Praça Municipal, Lote 1, Bloco A, 9º andar, sala 902
Brasília/DF
CEP: 70094-900

Telefones

(61) 3103-7777/7765 e 99211.1318

E-mail

viver.direito@tjdft.jus.br