Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal

última modificação: 2022-01-13T16:36:36-03:00

Rede de Centro de Inteligências - ret final

Com o intuito de acompanhar a evolução tecnológica exigida para tornar as ações mais céleres, inclusivas e eficientes, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT criou o Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal – CIJDF, por intermédio da Portaria Conjunta 66 de 8 de junho de 2020. 

O projeto nasceu em um momento de efervescência, no qual o Judiciário buscava se adequar às disposições do Código de Processo Civil de 2015 sobre o tratamento das demandas repetitivas, à Resolução 235 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, de 13 de julho de 2016, à Agenda 2030 da ONU, à Meta 9 do CNJ e ao Planejamento Estratégico do TJDFT. Posteriormente, sobreveio a Resolução 349 do CNJ, de 23 de outubro de 2020, que criou o “Centro de Inteligência do Poder Judiciário – CIPJ e a rede de Centros de Inteligência do Poder Judiciário, com o objetivo de identificar e propor tratamento adequado de demandas estratégicas ou repetitivas e de massa”.

O Centro de Inteligência do TJDFT está vinculado à estrutura organizacional da Primeira-Vice-Presidência da Corte e tem como membros representantes da Administração Superior e unidades descritas no art. 4º da Portaria 66/2020. Ainda, por ser um órgão colaborativo, também está aberto à participação da sociedade, que poderá contribuir encaminhando sugestões por e-mail ou formulário de proposição, bem como de instituições e demais integrantes do sistema de Justiça, por intermédio de acordos de cooperação interinstitucionais.

O Centro tem como principais objetivos monitorar e identificar as demandas repetitivas ou com potencial de repetitividade, atuar na gestão de precedentes, coletar dados e realizar estudos para emissão de notas técnicas com o intuito de uniformizar processos administrativos e judiciais. Também define estratégias, propõe a padronização de condutas e promove encontros entre as instituições integrantes do sistema judiciário. Ao tratar adequadamente os conflitos, o Centro de Inteligência almeja solucionar as demandas massivas na origem e prevenir litígios, evitar a judicialização indevida, reduzir gastos e otimizar os recursos humanos.  

Ciente da importância da implementação dos Objetivos da Agenda 2030 e da Sociedade 4.0, o Centro de Inteligência também busca encontrar soluções humanizadas para a resolução dos conflitos e capacitar os servidores a serem agentes de transformação do serviço estatal, priorizando o bem-estar do indivíduo e o espírito empreendedor no setor público. Seguem a missão, a visão e os valores do Centro:

    Missão: Inovar práticas administrativas e judiciárias para entregar à sociedade uma prestação jurisdicional de excelência, que equacione a gestão de um grande acervo de processos sem descurar da visão humanizada na resolução de conflitos.

   Visão: Tornar-se referência nacional na construção de instrumentos que desobstruam gargalos do TJDFT, apresentando resultados refletidos no aumento da produtividade e na qualidade da prestação jurisdicional.

       Valores: Ética, celeridade, credibilidade, transparência, eficiência, responsividade, cooperação e humanização.

Seguindo os bons exemplos dos Centros de Inteligência já instalados na Justiça Federal e Tribunais Estaduais, esta Corte busca inovar práticas administrativas e judiciárias para entregar à sociedade uma prestação jurisdicional de excelência. Este é o mote que norteia toda a Administração Superior, Magistrados, Servidores e Colaboradores. Como asseverou com orgulho, em recente entrevista, a Desembargadora Ana Maria Amarante Brito, atual Primeira Vice-Presidente neste biênio 2020-2022: “o TJDFT está permanentemente voltado à evolução”.

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