Curso Facilitadores de Grupos Reflexivos de Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar
Período do curso: 11 de junho a 1º de julho de 2024 Aulas síncronas: 11, 12, 17, 19, 24, 26/06/24 e 01/07/24 Horário: 08h30 às 11h30 Inscrições: 20 de maio a 4 de junho de 2024 (até às 19hs)
Informações Gerais
Público Alvo: profissionais especializados de equipes multidisciplinares do TJDFT, com prioridade para a equipe do Núcleo Judiciário da Mulher- NJM/TJDFT, bem como integrantes de Instituições Públicas ou Privadas da Rede de Proteção que realizem Programas voltados à reflexão e responsabilização de homens autores de violência doméstica e familiar.
Número de vagas: 30 para o público interno e externo. O Núcleo Judiciário da Mulher - NJM/TJDFT indicará o nome dos inscritos para homologação.
Carga horária: 21 horas aula
* Em casos fortuitos, a Escola de Formação Judiciária se reserva o direito de alterar a(s) data(s) de realização do evento.
* Curso sujeito a autorização
Modalidade
Presencial
Docente e Currículo
ADRIANO BEIRAS
Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de SantaCatarina (PPGP/UFSC). Coordenador do PPGP/UFSC. Doutor Europeu em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. Estágios de Pós-doutorado naUFSC (Bolsa PDJ - CNPq), Universidade de Granada -Espanha, Universidade de Brighton-Reino Unido. Coordenador do Núcleo de Pesquisas Margens/UFSC. Vice-líder do grupo de pesquisa do CNPq NPPJ - Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nivel 2.
DANIEL FAUTH WASHINGTON MARTINS
Graduado em Direito pela UFPR e em Psicologia pela PUCPR. Especialista em criminologia pelo ICPC. Especialista em Prática Clínica Psicanalítica pela PUCPR. Mestre em Direito pela UFPR. Doutorando em Psicologia pela UFSC. Membro do Grupo Margens (UFSC). Parceiro do CNJ na pesquisa e desenvolvimento de ações voltadas a homens autores de violência.
LUCIANA LOPES ROCHA
Juíza Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Juíza de Direito Titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Taguatinga do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios -TJDFT. Coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher do Distrito Federal – NJM/TJDFT. Possui Pós-Graduação Latu Sensu em Direito e Jurisdição com Área de Concentração em Gênero e Direito, pela Escola da Magistratura do Distrito Federal – ESMA/DF. Integra o Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário Brasileiro – COCEVID. Foi Ex-Presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher- FONAVID (2018). Integrou os Grupos de Trabalho instituídos pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ para revisão e atualização do Manual de Rotinas e Estruturação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – 2ª edição revista e atualizada – Brasília, setembro/2018 e para Criação e Implantação do Formulário Nacional de Avaliação de Risco de Violência entre dezembro/2018 a março/2020. Integrou o Grupo de Trabalho para elaboração de estudos e propostas visando ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher (Portaria nº 168/22 CNJ) entre maio/2022 a dezembro/24. Participou do Grupo de Trabalho de Aperfeiçoamento da Legislação de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência, instituído em decorrência do Pacto pelas Mulheres, assinado por diversos órgãos e entidades em agosto/19. Foi membra da AMB Mulheres (2018/2022). É
Formadora e Tutora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Escola de Formação Judiciária do TJDFT - Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.
PRISCILA DE OLIVEIRA PARADA
Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília com dissertação entitulada “O processo de término de namoros violentos e transição para novas relações”. Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Cândido Mendes. Analista Judiciário da Área de Apoio Especializado em Psicologia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), onde atua há oito anos em atividades relacionadas ao combate à violência contra as mulheres.
RENATA BEVILAQUA CHAVES
Analista judiciário – especialidade Psicologia. Possui especialização em psicodrama. Atua há 15 anos com a temática de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Possui prática na facilitação, capacitação e escrita teórica na temática de grupos reflexivos para homens autores de violência. Atualmente é supervisora do Núcleo Judiciário da Mulher/TJDFT.
MARCIA MARIA BORBA LINS DA SILVA
Analista Judiciário da Área de Apoio Especial em Serviço Social do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) há 23 anos. Especialista sociodramatista pela Federação Brasileira de Psicodrama- FEBRAP. Possui experiência em situações de violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e Violência de Gênero contra Mulher. Experiência em Atendimento individual e em grupo à situação de violência. Assistente Social pela Universidade de Brasília. Formadora Nacional e Tutora de Entrevistadores Forenses e de Supervisores de Entrevistadores Forenses pelo Conselho Nacional de Justiça. Por sete anos supervisora do Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais do TJDFT e atualmente compõe a equipe do Núcleo Judiciário da Mulher-NJM do TJDFT.
Plano Instrucional
Conteúdos, Objetivos, Metodologia e Avaliação de Aprendizagem
Avaliação de Aprendizagem
A avaliação de aprendizagem tem caráter formativo e acontece ao longo do curso.
Avaliação de Reação
A avaliação de reação da ação educacional deverá ser realizada pelo Sistema de Avaliação Online, disponível na página inicial da Escola de Formação Judiciária ou clicando aqui. A avaliação estará acessível na data de término da ação educacional, com o prazo de 5 (cinco) dias úteis para resposta. Os alunos receberão por e-mail a síntese dos resultados da avaliação de reação posteriormente.
Certificação
O certificado será emitido somente às participantes e aos participantes que alcançarem 30% da pontuação das atividades avaliativas e 70% de frequência nas aulas presenciais
Inscrições
Período de inscrições: 20 de maio a 5 de junho de 2024 (até às 19hs)
Como realizar sua pré-inscrição
Relação de Inscritos, Relação de Cancelamentos e Lista de Espera
Portaria Conjunta 92 de 25 de Agosto de 2020 - Dispõe sobre o Programa Permanente de Capacitação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.