Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

CANCELADO - Curso Presencial Atendimento às Vítimas de Crimes

Período do curso: 13 de junho a 13 de julho de 2023 Aulas presenciais: 20, 22, 27, 29 de junho, 4, 6, 11 e 13 de julho de 2023 Horário: das 14h30 às 17h30 Inscrições: 23 de maio a 9 de junho de 2023

última modificação: 18/05/2024 08h05

Informações Gerais

Público Alvo: Servidores e colaboradores que atuarão no Centro Especializado de Atenção às Vítimas – CEAV (2 servidores indicados do TJ - do Centro de Atendimento às vítimas de crimes ; 2 servidores indicados do M.P.; 2 servidores indicados da Defensoria Pública e 10 servidores indicados do PROVID (Secretaria de Justiça do DF)

Número de vagas: 16 internas e externas

Carga horária: 26 horas, sendo:

  • 24 horas-aula presencial - Na Escola de Formação Judiciária do TJDFT
  • horas-aula de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA): http://escola.ead.tjdft.jus.br/

* Em casos fortuitos, a Escola de Formação Judiciária se reserva o direito de alterar a(s) data(s) de realização do evento.

* Curso em processo de autorização

   

Modalidade

Presencial e Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

As atividades avaliativas serão realizadas em sala de aula (presencial).

 

Docente e Currículo

Júlio Cesar Rodrigues de Melo

Analista Judiciário – Atividade processual, desde novembro de 2000; Bacharel em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – UNICEUB (1998); Pós-graduado em “Docência Virtual e Presencial no Ensino Superior; Universidade Católica de Brasília – UBEC; Coordenador do Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes – CEAV; Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa – NUJURES de 2017 a 2020; Autor do livro “A Abordagem Restaurativa no Poder Judiciário”; ganhador do “VI Prêmio Conciliar é Legal” pelo curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa; Facilitador em Justiça Restaurativa; Instrutor do TJDFT na formação de conciliadores, mediadores, supervisores e facilitadores em justiça restaurativa; Instrutor do CNJ na formação de instrutores em mediação e conciliação; Instrutor em Pós-Graduação no Instituto de Direito Público – IDP; Tutor da Escola Nacional de Mediação para a formação de mediadores.

 

Plano Instrucional

Conteúdos, Objetivos, Metodologia e Avaliação de Aprendizagem

  

Avaliação de Aprendizagem 

Aula 1

Os/as alunos/as deverão apresentar a opinião do grupo em aula síncrona sobre o significado da Resolução CNJ n. 253/2018, fazendo uma análise crítica acerca do citado normativo. A atividade valerá 2,5 pontos.

Aula 2

Os/as alunos/as deverão fazer uma apresentação sobre a solução encontrada pelo grupo para a problematização apresentada. A atividade valerá2,5 pontos.

 

Aula 3

Os/as alunos/as redigirão uma declaração de abertura e a entregarão ao professor. A atividade avaliativa valerá 5 pontos. 

 

Aula 4

Os/as alunos/as preencherão uma ficha contendo os pontos estruturadores da abordagem do atendimento às vítimas identificados na dramatização e a entregarão ao professor. A atividade avaliativa valerá 10 pontos. 

 

Aula 5

Os/as alunos/as redigirão um resumo contendo o reenquadramento do caso a partir da ótica do atendimento à vítima e a entregarão ao professor, em que demonstre a compreensão do crime, do trauma, do impacto e das necessidades geradas pela infração penal. A atividade avaliativa valerá 15 pontos. 

 

Aula 6

Os/as alunos/as redigirão um plano de superação contendo as estratégias definidas pela vítima para a reparação dos danos e o suprimento das necessidades geradas pelo crime. A atividade avaliativa valerá 15 pontos

 

Aula 7

Os/as alunos/as redigirão um texto indicando as dificuldades apresentadas e os caminhos encontrados para desarmar a vítima de suas defesas. A atividade avaliativa valerá 25 pontos. 

 

Aula 8

Os/as alunos/as redigirão um texto indicando as dificuldades apresentadas e os caminhos encontrados para auxiliar a vítima a seguir até o fim o plano de superação. A atividade avaliativa valerá 25 pontos. 

 

Avaliação de Reação

A avaliação de reação da ação educacional  deverá ser realizada pelo Sistema de Avaliação Online, disponível na página inicial da Escola de Formação Judiciária ou clicando aqui. A avaliação estará acessível na data de término da ação educacional, com o prazo de 5 (cinco) dias úteis para resposta. Os alunos receberão por e-mail a síntese dos resultados da avaliação de reação posteriormente.

 

Certificação

O certificado será emitido somente às participantes e aos participantes que alcançarem a frequência mínima no webinar. 

 

Inscrições 

Período de inscrições: De 23 de maio a 9 de junho de 2023.

Como realizar sua pré-inscrição

Solicitação de Pré-Inscrição

Relação de Inscritos, Relação de Cancelamentos e Lista de Espera  

Portaria Conjunta 92 de 25 de Agosto de 2020 - Dispõe sobre o Programa Permanente de Capacitação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.