Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Curso Reciclagem Policial Multidisciplinar - Turma V

Aulas presenciais: 21, 22, 24, 25 e 26 de agosto de 2023. Inscrições: 1º de junho a 11 de agosto de 2023. Público-alvo. Policiais judiciais do TJDFT. Vagas remanescentes poderão ser ocupadas por policiais judiciais do TRE/DF.

última modificação: 18/05/2024 08h05

Informações Gerais

Aulas presenciais: 21, 22, 24, 25 e 26 de agosto de 2023.

Público-alvo. Policiais judiciais do TJDFT. Vagas remanescentes poderão ser ocupadas por policiais judiciais do TRE/DF.

Vagas: 20

Carga horária: 30 horas-aula

  

Atenção!
- Esta ação educacional faz parte do Programa de Reciclagem Anual - PRA 2023, é exclusiva para Policiais Judiciais e será considerada para GAS. 
- Em casos fortuitos, a Escola de Formação Judiciária se reserva o direito de alterar a(s) data(s), local(is) e horário(s) de realização do evento.

  

Modalidade

Presencial.

O curso será realizados nos dias, horários e locais indicados no quadro abaixo.

O deslocamento será a cargo de cada participante, não haverá transporte institucional para os locais de realização do curso.

   

DIA DATA HORÁRIO TEMA LOCAL
Dia 1 21/08, segunda 13h-19h

APHT-C e; Retenção de arma

Centro de Treinamento NUPOL - Fórum de Brasília, 2º subsolo do bloco B, entre as alas B/C 

Dia 2 22/08, terça 10h-12h e 13h-19h Policiamento externo Sala de aula CORSEG/COTRAN e G3. SGO Quadra 2, Lotes 70/80/90/100, Área Especial 1, térreo, Brasília/DF
Dia 3 24/08, quinta 14h-18h Gerenciamento de Crise e; Missões

Sala de aula CORSEG/COTRAN e G3. SGO Quadra 2, Lotes 70/80/90/100, Área Especial 1, térreo, Brasília/DF

Dia 4 25/08, sexta 8h-12h Policiamento de audiências

Fórum de Brasília, bloco A, 5º andar, ala C, sala 501 (sala de aula 3)

Dia 5 26/08, sábado 8h-12h e 13h-17h Disparo de arma

Fórum de Brasília, bloco A, 5º andar, ala C, sala 501 (sala de aula 3)

Requisitos para Participação

Em cada aula os participantes precisam apresentar-se com o uniforme operacional completo. Não esqueça de:

  • algema
  • calça tática
  • camisa polo da Polícia Judicial
  • cinto tático
  • coldre para arma .40
  • colete
  • coturno
  • lanterna
  • porta algemas
  • porta carregador

Não é necessário porte de arma para participar deste curso.

    

Docentes

ALEXANDRE GARCIA BONTEMPO
Agente de Polícia Judicial do TJDFT desde 2001, com cursos de “Formação de Formadores” pelo TJDFT e “Docência em Segurança Pública” pela SENASP, já ministrou cursos de “Rádio Comunicação”, “Operador de SPARK Z 2.0”, “Segurança Institucional” e “Práticas de Segurança Organizacional” para os Agentes do TJDFT. Dentre os cursos e treinamentos que participou destacam-se “Operações Especiais” pela SORD Training Brazil, “Policiamento Ostensivo Judiciário” pela PMDF, “Análise, Observação e Detecção de Comportamentos Suspeitos” pela Academia Nacional de Polícia DPF, “Uso Diferenciado da Força” e “Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo” pela SENASP, “Gerenciamento de Crises” pela SSP-DF, “Gerenciamento de Crises” pelo TJDFT, “Gestão de Riscos no Setor Público” pela ENAP e “Gestão de Riscos (Segurança)” pelo TJDFT. 

ANDRÉ RICARDO REIS XAVIER
Graduado em Gestão de TI e Educação Física-UNB e Pós-graduado em Direito do Estado. Integra o corpo de Agentes de Polícia Judicial do TJDFT. Formado na 1 Turma do Curso de Formação de Polícia Judicial (1CFPJ) da Academia Nacional de Polícia Federal. Possui habilitação de Instrutor de Armamento e Tiro-IAT Credenciado pela PF. Atleta competidor do Tiro Esportivo com diversas premiações nacionais pela CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo).  Atuou como docente da disciplina Segurança Institucional em 2017 e Habilitação em Armamento e Tiro em 2021 e 2022 e 2023. Possui capacitação em vários cursos como de armas longas CT.30, Segurança de Autoridades e sobrevivência Policial – TESP, e outros relacionados à temática de Armamento e Tiro. 

ARISTÓTELES MIRANDA DE CARVALHO
Policial Judicial TJDFT desde 2001; de 2003 a 2005 participou de diversas escoltas realizadas no Tribunal de Juízes e Desembargadores ameaçados; desde 2006 até os dias atuais membro da escolta da Presidência; Graduado em Educação Física pela Universidade de Brasília-UnB; Graduado em Direito pelo faculdade IESB de Brasília; Pós-graduação em Direito, Ex-militar das Forças Armadas; Faixa Preta 4 grau de jiu-jítsu, Instrutor de Boxe, MMA e Karatê de Contato; também Instrutor de defesa pessoal e imobilização tática da Escola de Formação Judiciária do TJ; Estágio Operacional de Segurança de Autoridades pela Polícia Civil-DOE; Curso de Gerenciamento de Crises BOPE; Uso Seletivo da Força, Primeiros Socorros, Combate Corpo-a-corpo no BOPE; Campeão Mundial e Vice-Campeão Mundial de jiu-jítsu, Campeão Centro-Oeste de jiu-jítsu e de boxe, Tricampeão Brasiliense de jiu-jítsu e de boxe.

DANIEL CARVALHO RODRIGUES ALVES
Bacharel em Geografia (UnB), pós graduado em Balística Forense e de Combate, pós graduado em políticas e gestão em segurança pública. Instrutor de armamento e tiro credenciado pela Polícia Federal. Instrutor de defesa pessoal (faixa preta de jiu-jítsu).

ELEONARDO LOPES PINTO DE LIMA
Agente da Polícia Judicial desde 2017. foi Supervisor do antigo Núcleo de Policiamento Interno NUPOI, hoje NUPOL. Graduado em Tecnologia em Gestão Financeira pela Faculdade Anhanguera-DF, Pós-graduado em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Faculdade de Ciências Wenceslau Braz-PR. Participou do Estágio Operacional de Proteção de Autoridades no DOE-PCDF em 2018. Formado na primeira Turma do Curso de Formação de Polícia Judicial (1CFPJ) da Academia Nacional de Polícia Federal 2021. Possui capacitação em Gerenciamento de Crise, APH Tático, Técnicas Não Letais, Combate Policial, Guarda e Proteção de instalações pelo 1º RCGd - Dragões da Independência, onde atuou junto ao GSI nos Palácios Presidenciais de 2000 a 2005, 3º Sargento da Reserva do Exército, tem curso de Operador de Arma curta e Longa pelos Dragões da Independência, Habilitação em Espingarda 12GA pelo Batalhão da Guarda Presidencial – BGP. Atualmente lotado no Núcleo de Segurança Orgânica de Ceilândia. 

EMERSON SILVA GOMES
Policial Judicial do TJDFT desde 2010, Graduado em Gestão de Segurança Pública, Pós graduado em Políticas e Gestão em Segurança Pública, Instrutor Certificado pela TASER Training Academy, Instrutor Credenciado DPF em Equipamentos não Letais e Uso Diferenciado da Força, Instrutor de Segurança e Proteção de Autoridades Instrutor de Armamento e Tiro credenciado pela PF, Faixa Preta de Karate-Do (Shotokan).

JEFERSON DE OLIVEIRA DANTAS
Agente de Polícia Judicial do TJDFT. Supervisor Substituto NUPOL. Bacharel em Direito pela Faculdade UPIS. Pós-graduado em Direito e Jurisdição pelo IESB. Participante: I Curso de Gestão em Segurança Institucional (I CGSI) - MPDFT. Curso a Distância Crimes, Golpes e Fraudes no Mundo Cibernético - TJDFT. Curso de Isolamento de Local de Crime e Preservação de Vestígios e Cadeia de Custódia – TJDFT. Curso de Aperfeiçoamento em Violência e Mediação de Conflitos, Instituto Brasileiro de Educação - IBEDF. Curso em Análise Criminal I – Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública - SINESP. Curso Armas de Fogo e Munições - Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – SINESP.

MARCUS VINICIUS DE OLIVEIRA BUONAFINA
Servidor do TJDFT desde 1991, Marcus Buonafina coordena o Núcleo de Policiamento do Fórum Júlio Fabbrini Mirabete, é instrutor de armamento e tiro, instrutor da Escola de Formação Judiciaria, formado na Academia Nacional de Polícia – ANP/PF, no 1º Curso de Formação da Polícia Judicial, no 1º Curso de  Segurança de Dignitários e Proteção à Pessoa - DEPATE/PCDF, instrutor no XII estágio de Segurança e  proteção de autoridades (ESPA), Polícia de Exército, formado em Direito e Ciências Contábeis, Pós-graduado em Gestão de Segurança Pública e Ciências Criminais (curso de Delegado de Polícia), formado  em atendimento pré-hospitalar de combate MARC 1.

NAOR GORGA LUNA
Formação acadêmica: Educação Física na UnB, pós-graduação em treinamento de força naUnB. Faixa-preta de Judô  ex-atleta da modalidade com participações em campeonatos nacionais e internacionais, inclusive representando a seleção brasileira. Curso de especialização em Budo no Japão. Servidor público do TJDFT desde 2008 na especialidade policial judicial. 
Desde 2010 lotado na escolta do Presidente do TJDFT. Instrutor da Polícia Judicial em diversos cursos como defesa pessoal, retenção e contra retenção de armamento, imobilizaçoes táticas e direção ofensiva e evasiva.

NELSON CALVET RABELO
Agente da Polícia Judicial do TJDFT; Analista de Inteligência do Núcleo de Inteligência do TJDFT – NUINT; Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - CEUB/DF; Pós-graduado em Inteligência Policial pela Faculdade UNYLEYA/RJ; Pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Faculdade UNYLEYA/RJ; Professor de Análise de Riscos e de Produção de Conhecimento para Assessoramento do Processo Decisório no Poder Judiciário; Palestrante e instrutor de temas correlatos à atividade de Inteligência, Segurança Institucional e Pessoal. Professor, Faixa Preta, 4º Grau, de Jiu-jitsu.

RAMON DE SOUZA ASENSI
Servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios desde agosto de 2001, médico veterinário formado pela Universidade de Brasília - UnB em 2003, pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela Faculdade de Tecnologia Darwin em 2008, operador Taser M26 e X26 pela Taser Brasil em 2010, Instrutor Master Taser M26, X26, X26P e X2 formado pela Taser Internacional em Columbus-OH (EUA) em 2014, Instrutor Multiplicador de Dispositivo Elétrico Incapacitante Spark em 2017; lotado no NUPOL.

 

Plano Instrucional

Conteúdos, Objetivos, Metodologia e Avaliação de Aprendizagem

  

Avaliação de Aprendizagem

A avaliação de Aprendizagem será realizada por meio de atividades avaliativas ao longo do curso, com pontuação cumulativa,  somando-se 100 pontos.
Distribuição dos pontos para composição da nota final: 
  • Dia 1 - até 20 pontos
    - Retenção e contrarretenção de arma de fogo - até 10 pontos;
    - APHT-C em resposta a eventos de agressor ativo - até 10 pontos;
  • Dia 2 - até 20 pontos
    - Policiamento externo, abordagem a pé e abordagem motorizada - até 20 pontos;
  • Dia 3 - até 20 pontos
    - Introdução ao gerenciamento de crise  - até 10 pontos;
    - Planejamento e execução de missões - até 10 pontos;
  • Dia 4 - até 20 pontos
    - Policiamento de audiências e instalacões - até 20 pontos;
  • Dia 5 - até 20 pontos
    - Disparo de arma de fogo em ambiente confinado - até 20 pontos;
    
      

Avaliação de Reação

A avaliação de reação da ação educacional  deverá ser realizada pelo Sistema de Avaliação Online, disponível na página inicial da Escola de Formação Judiciária ou clicando aqui. A avaliação estará acessível na data de término da solução educacional, com o prazo de 5 (cinco) dias úteis para resposta. Os alunos receberão por e-mail a síntese dos resultados da avaliação de reação posteriormente.

Certificação

  • Os certificados serão emitidos aos participantes que alcançarem:
    • o aproveitamento mínimo de 50% da pontuação das atividades avaliativas, e;
    • frequência mínima de 75% nas aulas síncronas e/ou presenciais.
  • Os certificados de conclusão desta ação educacional emitidos pela Escola de Formação Judiciária serão inseridos na pasta funcional do servidor e considerados para a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) não sendo permitida a averbação do documento na Secretaria de Recursos Humanos;
  • Os certificados para o público externo serão disponibilizados por email.

   

Inscrições 

1º de junho a 11 de agosto de 2023.

Como realizar sua pré-inscrição

Solicitação de Pré-Inscrição

Relação de Inscritos, Relação de Cancelamentos e Lista de Espera

Portaria GPR 299 de 25 de março de 2010 - Dispõe sobre o Programa de Reciclagem Anual no âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Portaria Conjunta 92 de 25 de agosto de 2020 - Dispõe sobre o Programa Permanente de Capacitação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.