Acervo Artístico

última modificação: 2020-03-02T13:06:49-03:00

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) abriga uma das mais valiosas pinacotecas da Capital da República. O acervo artístico do TJDFT inclui obras de renomados artistas plásticos brasileiros, muitos com projeção internacional, tais como: Di Cavalcanti, Rossini Perez, Bernardo Cid, Quirino Campofiorito, Athos Bulcão, Emeric Marcier, Glênio Bianchetti, Carlos Scliar, Siron Franco e Rubem Valentim.

O acervo começou a ser adquirido logo nos primeiros anos após a instalação da Justiça no DF. O Desembargador Hugo Auler - primeiro Presidente do TJDFT - também era crítico de arte e publicava em jornais de grande circulação de Brasília. Ele foi o responsável pela aquisição das obras mais importantes do acervo, dentre as quais um retrato a óleo do Presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, datado de 1961, de autoria de Di Cavalcanti. 

Além da aquisição de obras de artistas renomados, o Tribunal de Justiça promove anualmente exposições e lançamentos de livros em seu Memorial. Desde 2013, artistas e escritores selecionados por meio de processo seletivo exibem seus trabalhos no Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, e como contrapartida da mostra doam um exemplar de seus trabalhos ao acervo do Tribunal, conforme previsto em edital.

Confira abaixo o Acervo Artístico do TJDFT, entre obras adquiridas e doações.

1. Obras adquiridas

2. Doações ao Acervo