Premiações
Prêmios recebidos pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios por suas contribuições inovadoras para o Judiciário brasileiro.
2023
1º lugar no Índice de Governança de TIC do CNJ entre tribunal de médio porte
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) é o primeiro colocado entre os tribunais de médio porte no ranking do Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) de 2023. Com pontuação de 98,15, o TJDFT ocupa, ainda, o terceiro lugar no ranking geral, que avaliou 94 órgãos do Poder Judiciário. Clique aqui para saber mais.
Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2023
No dia 12 de maio de 2023, durante o III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (III ENAM), o TJDFT conquistou o inédito Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário na categoria Patrimônio Cultural Arquivístico, recebido pelo Tribunal pelo projeto Repositório Digital Arquivístico Confiável (RDC-Arq). Clique aqui e aqui para saber mais.
2022
Prêmio CNJ de Qualidade - categoria Diamante
O TJDFT conquistou o Prêmio CNJ de Qualidade, em seu grau máximo, na categoria Diamante. A premiação foi realizada na manhã do dia 22 de novembro de 2022, durante o XVI Encontro Nacional do Poder Judiciário. Clique aqui para saber mais.
Prêmio CIEE de Melhores Programas de Estágio
O TJDFT conquistou o primeiro lugar, de forma consecutiva, no Prêmio CIEE de Melhores Programas de Estágio. Na 12ª e 13ª edições do prêmio, realizadas nos anos 2020 e 2021, respectivamente, o Programa de Estágio do Tribunal obteve a primeira colocação na categoria Organização Pública – Federal e do Judiciário – Faixa de 301 ou mais estagiários.
2021
Prêmio CNJ de Qualidade - categoria Excelência
O TJDFT é o primeiro tribunal do país a alcançar o Prêmio CNJ de Qualidade, na categoria Excelência, ou seja, o de melhor tribunal do Poder Judiciário brasileiro. A entrega da premiação ocorreu na manhã do dia 3/12/2021, durante o XV Encontro Nacional do Poder Judiciário, quando o Tribunal recebeu também, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio CNJ de Qualidade no grau Diamante. Para saber mais clique em TJDFT conquista prêmio inédito de melhor tribunal do Poder Judiciário brasileiro.
Prêmio Judiciário Exponencial 2021
O Toth, projeto de Inteligência Artificial do TJDFT, foi um dos finalistas do Prêmio Judiciário Exponencial 2021, que tem como objetivo premiar as iniciativas de inovação tecnológica ou de processos voltados para o provimento de informações e serviços para a sociedade ou externos à instituição. A edição deste ano contou com 117 inscrições de todo o país. Para saber mais clique em projeto de inteligência artificial do TJDFT é finalista em prêmio nacional de inovação.
Ranking da Transparência do Poder Judiciário
O TJDFT conquistou o 3º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário de 2021, com um percentual de transparência de 97,1%. Com o resultado da análise dos dados, o TJDFT ocupa a terceira posição no grupo dos tribunais estaduais e a décima terceira entre todos os 92 órgãos avaliados. O Ranking da Transparência é realizado anualmente pelo CNJ e tem o propósito de valorizar os órgãos que mais se destacam no fornecimento da informação de forma clara e organizada. Para saber mais, clique aqui.
Ranking de Sustentabilidade
O TJDFT manteve a 4ª colocação no ranking dos 27 tribunais estaduais no Índice de Desempenho da Sustentabilidade - IDS, atrás apenas do TJAM, TJAC e TJSP. O resultado foi divulgado pelo CNJ, no Seminário de Planejamento Estratégico e Sustentabilidade do Judiciário, realizado de 28 a 30/6 de 2021 pelo STJ, com apoio do TJDFT. A boa classificação do TJDFT se deve aos resultados comparativos de diversos indicadores, com destaque ao menor consumo de papel e de água e às ações de inclusão e acessibilidade, qualidade de vida e capacitações para sustentabilidade. Para saber mais, clique aqui.
Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio
O TJDFT conquistou o 1º lugar no 12º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, na categoria Organização Pública – Federal e do Judiciário – Faixa de 301 ou mais estagiários. O anúncio da premiação aconteceu durante evento online, ocorrido no dia 17/6/2021. A premiação é baseada na percepção de qualidade do programa, natureza da instituição e tamanho do programa de estágio, tendo o TJDFT um dos maiores programas do país, com cerca de 1.800 vagas destinadas a estudantes. Para saber mais, clique aqui.
Prêmio CNJ - ranking tribunais do júri
Os tribunais do Júri de Samambaia e de Brasília conquistaram, respectivamente, o 1º e o 2º lugar no ranking nacional de desempenho do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. As serventias apresentaram as menores taxas de congestionamento em 2020, considerando todos os tribunais do Júri com competência exclusiva do país. Este é o segundo ano consecutivo em que o Tribunal do Júri de Samambaia fica na 1ª colocação no ranking nacional, conforme dados do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ (DPJ/CNJ). Para saber mais, clique aqui.
2020
Prêmio CNJ de Qualidade - Categoria Diamante
O TJDFT recebeu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio CNJ de Qualidade, em seu grau máximo, na categoria Diamante. A premiação aconteceu em 27/11/2020, durante o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, que reuniu representantes de tribunais de todo o país com o objetivo definir as metas nacionais e específicas que deverão pautar a atuação da Justiça no próximo ano. Para saber mais, clique aqui.
2019
Prêmio CNJ de Qualidade - Categoria Diamante
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios conquistou a categoria Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade, grau máximo da premiação destinada aos tribunais que tiveram o melhor desempenho no ranking geral, considerando todos os ramos de Justiça.
A premiação ocorreu em 25 de novembro de 2019, durante o XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Maceió/AL. A categoria Diamante é conferida a apenas nove tribunais do país entre os 90 que alcançaram as maiores pontuações com notas superiores a 70%. Clique aqui e saiba mais.
Certificado de Eficiência do Serviço Extrajudicial
O TJDFT foi contemplado com o Certificado de Eficiência das Corregedorias-Gerais de Justiça por ter cumprido integralmente as 20 metas nacionais do serviço extrajudicial. A premiação ocorreu em 27 de agosto de 2019, no CNJ, durante a II Reunião Preparatória para o XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário. Para saber mais, clique aqui.
2018
Prêmio Transparência do Poder Judiciário
O TJDFT recebeu, em 18 de dezembro de 2018, premiação por ter conquistado o 4º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário em 2018. O prêmio foi entregue pelo Presidente do CNJ e do STF, ministro Dias Toffoli, e pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, à 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Sandra De Santis, que, na ocasião, representou o Presidente do Tribunal.
O Ranking da Transparência do Poder Judiciário, elaborado a partir de informações prestadas ao CNJ por tribunais e conselhos, tem a finalidade de avaliar o grau de informação que os tribunais brasileiros disponibilizam aos cidadãos. Para saber mais, clique aqui.
Prêmio Direitos Humanos
O juiz coordenador do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT, Ben-Hur Viza, titular do Juizado de Violência Doméstica do Núcleo Bandeirante, recebeu, em 21 de novembro de 2018, o Prêmio Direitos Humanos 2018. A homenagem é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos - MDH e constitui importante instrumento de reconhecimento de personalidades que atuam na defesa dos direitos das mulheres. Para saber mais, clique aqui.
Prêmio Câmara dos Deputados
Em 21 de novembro de 2018, o juiz Jansen Fialho, da 3ª Vara de Fazenda Pública do DF, foi agraciado com a Medalha Mérito Legislativo pelo seu trabalho junto à Comissão de Juristas nomeada pelo Congresso Nacional para a elaboração do novo Código de Processo Civil. A medalha, oferecida pela Câmara dos Deputados, destina-se a distinguir e condecorar autoridades e instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Para saber mais, clique aqui.
Prêmio Funpresp-Jud
O TJDFT recebeu pelo 4º ano consecutivo o prêmio de 1º lugar na modalidade campanha de adesão do Prêmio Funpresp-Jud 2018. O evento de premiação dos ganhadores da região Centro-Oeste foi realizado no Supremo Tribunal Federal – STF, no dia 23 de agosto de 2018.
2017
Prêmio Funpresp-Jud
Em 29 de novembro de 2017, o TJDFT recebeu, pela terceira vez, o Prêmio Funpresp-Jud por ter alcançado o primeiro lugar na campanha de adesão de novos membros promovida pela entidade. O Prêmio Funpresp-Jud é realizado desde 2015, e conta com duas modalidades de premiação: o concurso de frases e a campanha de adesão. A premiação foi realizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para saber mais, clique aqui.
Prêmio Conciliar é Legal
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios recebeu, no dia 14 de fevereiro de 2017, menção honrosa no Prêmio “Conciliar é Legal 2016" pelo Projeto Pauta Concentrada DPVAT. Na ocasião, o 2ª Vice-Presidente da Casa, desembargador José Jacinto Costa Carvalho, representando o Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, recebeu a premiação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Criado pelo CNJ em 2010, o Prêmio Conciliar é Legal é destinado a magistrados e servidores que inovaram em práticas jurídicas com vistas à pacificação de conflitos e à modernização da Justiça. Para saber mais, clique aqui.
2016
VI Prêmio Conciliar é Legal
No dia 10 de maio de 2016, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios foi premiado na VI Edição do Prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Na categoria Juiz Individual, a juíza Coordenadora do NUPEMEC, Luciana Sorrentino, recebeu prêmio pelo Projeto de Antecipação do Código de Processo Civil - CPC, no CEJUSC de Brasília. O servidor do TJDFT Júlio Cesar Rodrigues de Melo foi premiado, na categoria Instrutores em Mediação e Conciliação, pelo curso em Justiça Restaurativa “Procedimento da Metodologia Vítima-Ofensor”. E a prática "Oficina de Educação Financeira e sessões de Orientação individual do Programa Superendividados” recebeu menção honrosa.
Criado pelo CNJ em 2010, o Prêmio Conciliar é Legal é destinado a magistrados e servidores que inovaram em práticas jurídicas com vistas à pacificação de conflitos e à modernização da Justiça. Para saber mais, clique aqui.
2015
Prêmio Funpresp-Jud
Em 11 de dezembro de 2015, o TJDFT recebeu o Prêmio Funpresp-Jud 2015 por ter alcançado, pela segunda vez, o 1ª lugar na campanha de adesões de novos membros promovida pela entidade. O prêmio teve o objetivo de divulgar a Fundação e o Plano de Benefícios. A cerimônia de premiação foi realizada na Procuradoria da Justiça Militar, em Brasília. Para saber mais, clique aqui.
Prêmio Nacional de Educação Fiscal
O TJDFT recebeu o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, na categoria Instituições, pelo Programa Conciliar é uma Atitude (Conciliação Fiscal Integrada), coordenado pela Vara de Execuções Fiscais do Distrito Federal (VEF/DF). A solenidade de premiação ocorreu em 24 de novembro de 2015, na Embaixada de Portugal, em Brasília. Na ocasião, a juíza idealizadora e coordenadora do Programa, Soníria D'Assunção, recebeu a quantia de R$ 15 mil . O Conciliar é uma Atitude tornou-se modelo para outros estados da Federação. Para saber mais, clique aqui.
2014
Selo Infância e Juventude
Pelo reconhecimento das ações desenvolvidas pela Justiça Infantojuvenil do DF em prol de crianças e adolescentes, o TJDFT recebeu, no dia 14 de outubro de 2014, no plenário do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, o Selo Infância e Juventude, na categoria Prata. O prêmio é um reconhecimento aos tribunais que desenvolvem práticas com vistas à priorização e à defesa dos direitos da criança e do adolescente. Na ocasião, o Tribunal foi representado pelo juíz Coordenador da Infância e da Juventude no DF, Renato Rodovalho Scussel. Para saber mais, clique aqui.
IV Prêmio Conciliar é Legal
Em 16 de junho de 2014, o TJDFT conquistou o Prêmio Conciliar é Legal na categoria Tribunais Estaduais. A prática 'Conciliação Fiscal Integrada', criada pela Juíza do TJDFT, Soníria Campos D'Assunção, titular da Vara de Execução Fiscal do DF, foi uma das vencedoras. O Tribunal também recebeu menção honrosa, na categoria Instrutores em Mediação e Conciliação, pelo curso de Formação de Supervisores em Mediação e Conciliação.
Criado pelo CNJ em 2010, a premiação é destinada a magistrados e servidores que inovaram as práticas jurídicas, promovendo a pacificação de conflitos e a modernização da Justiça. Para saber mais, clique aqui.
2012
III Prêmio Conciliar é Legal
O TJDFT conquistou o primeiro lugar no III Prêmio Conciliar é Legal, na categoria Justiça Estadual, pelo conjunto de práticas voltadas ao fortalecimento da conciliação: “Modelo Padrão para Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania”, a “Pesquisa de Satisfação dos Usuários da Conciliação”, o “Sistema de Controle de Conciliações” , a “Pauta Específica nos Juizados Especiais com Treinamento de Prepostos”, a “Justiça Restaurativa” e a “Justiça Comunitária”. A premiação ocorreu no dia 11 de dezembro de 2012, no Conselho Nacional de Justiça - CNJ.
Lançado pelo CNJ, em 2010, a premiação homenageia magistrados e servidores que colaboraram para pacificação de conflitos, modernização, rapidez e eficiência da Justiça brasileira com novas práticas jurídicas. Para saber mais, clique aqui.
2008
Medalha do Mérito Eleitoral
Em dezembro de 2008, o TJDFT recebeu do Tribunal Regional Eleitoral do DF - TRE/DF a Medalha do Mérito Eleitoral do Distrito Federal, concedida a pessoas físicas e entidades nacionais ou estrangeiras que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do DF, se destacaram por sua cooperação material e humana para efetivamente melhorar e dinamizar o serviço da Justiça Eleitoral.
A comenda, na classe "Colaborador", foi recebida pelo Desembargador Cruz Macedo, magistrado mais antigo presente na solenidade, em nome do Presidente do TJDFT, Lécio Resende da Silva.
2007
Prêmio CENADEM
Pela implantação do projeto pioneiro de Modernização dos Arquivos do TJDFT – Proma, conduzido pela Vice-Presidência, o Tribunal foi agraciado com o Prêmio “Melhores do Ano de 2007” do Centro Nacional de Desenvolvimento do Gerenciamento da Informação – Cenadem, na categoria “Gerenciamento Eletrônico de Documentos – Gestão Documental – Prêmio Especial”. No TJDFT, o projeto revolucionou, de forma definitiva, a falta de espaço para armazenamento de processos judiciais findos, bem como aprimorou o acesso à informação. A solenidade de premiação ocorreu em 12 de setembro de 2007, durante o Congresso Internacional Infoimagem 2007, realizado em São Paulo. Para saber mais, clique aqui.
Prêmio ENAJE
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios recebeu duas premiações no III Encontro Nacional de Juízes Estaduais (ENAJE), realizado entre os dias 5 e 7 de setembro de 2007, em São Luiz (MA). Foram premiados os projetos ‘Acórdão em Tempo Real’ e ‘Assinatura Digital’.
O TJDFT foi o primeiro tribunal do país a implantar a assinatura digital, recurso tecnológico que possibilita a assinatura de vários documentos por meio de um único gesto, gerando economia de tempo, recursos humanos e materiais. Com o "Acórdão em Tempo Real", toda a tramitação dos acórdãos passou a ser feita em meio eletrônico, dispensando-se impressão em papel, e a assinatura do julgador passou a ser realizada eletronicamente e certificada pelo sistema.
2006
4º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios foi agraciado com o 1º lugar na Categoria Publicação Especial, no 4º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.
Prêmio TI & Governo
O projeto Assinatura Digital Certificada Eletronicamente recebeu, na categoria E-Administração pública, o Prêmio TI & Governo 2006 pela implantação e desenvolvimento da prática "Assinatura Digital na Presidência". A premiação é uma iniciativa da Plano Editorial, empresa conceituada no mercado corporativo de tecnologia da informação e telecomunicações.
Troféu Judiciário mais forte
Em 2006, o Tribunal de Justiça do DF, juntamente com os Tribunais de Justiça de São Paulo, Rio Grande do Sul, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Roraima, receberam o Troféu Judiciário Mais Forte, conferido pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB.
O troféu foi entregue aos tribunais que implementaram práticas para acabar com o nepotismo, que organizaram eleição para o seu Órgão Especial e adotaram o voto aberto, nominal e fundamentado nas promoções de juízes por merecimento.
2005
II Prêmio Innovare
No dia 13 de dezembro de 2015, o Programa Justiça Comunitária do TJDFT, idealizado e coordenado pela Juíza Gláucia Falsarella, recebeu o Prêmio Innovare 2005, na categoria Tribunal, em sua II Edição. A solenidade de premiação foi realizada no Hotel Blue Tree, em Brasília. O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. A iniciativa conta com o apoio de instituições parceiras, entre elas, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para saber mais, clique aqui.
III Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
O TJDFT conquistou, em junho de 2005, o 2º lugar na categoria Relacionamento com a Mídia, no III Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. A premiação ocorreu durante o V Seminário de Direito para Jornalistas, realizado nos dias 30 de maio e 1º de junho de 2005.