Apresentação

Apresentação e objetivos do Congresso.
última modificação: 2021-09-28T21:02:25-03:00

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em colaboração com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está organizando o V CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUIVOS DO PODER JUDICIÁRIO, a ser realizado no período de 20 a 22 de outubro de 2021, na modalidade a distância, com transmissão no canal do Tribunal no YouTube.

Instituído pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano de 2001, o Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário contou com edições subsequentes promovidas por Tribunais Superiores. O evento anterior foi realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STM), em novembro de 2015, e teve o tema voltado às perspectivas dos documentos digitais no âmbito do Poder Judiciário Brasileiro.

Nessa 5ª edição, o Congresso abordará “Os desafios da gestão de documentos arquivísticos digitais no âmbito do Poder Judiciário Brasileiro”, haja vista as transformações dos documentos arquivísticos em seus usos e registros, sobretudo quando lançadas em ambiente digital, as questões relativas à preservação e ao acesso à informação, características estas intrínsecas da sociedade da informação e do conhecimento, bem como a importância de efetivar as diretrizes estabelecidas na Resolução 324, de 30 de junho de 2020, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

O tema será trabalhado em 3 (três) eixos temáticos: profissional, institucional e tecnológico, com a inserção de ações educacionais (palestras, mesas-redondas e oficinas) e a presença de renomados profissionais das áreas envolvidas na apresentação.

Na ocasião será abordado, em oficina, o projeto de pesquisa de iniciativa inovadora do TJDFT, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, denominado “Projeto RDC-Arq”.

O Congresso tem como objetivo principal buscar iniciativas e soluções, conjuntas, de enfrentamento às adversidades encontradas no âmbito da gestão arquivística nacional, fomentar o movimento de modernização tecnológica na gestão da informação e do conhecimento, além de contribuir com a capacitação das autoridades e dos profissionais da Arquivologia e áreas afins para garantia do melhor atendimento aos jurisdicionados.

O evento será totalmente gratuito e 100% on-line.