Palestrantes e mediadores

Informações atualizadas com os nomes e currículos dos palestrantes e mediadores.
última modificação: 2021-10-22T16:46:03-03:00

Palestrantes

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DANIEL FLORES

Curriculum vitae: Professor do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF, Pesquisador do CNPq, atuando em pesquisas e assessorias nas temáticas de: Preservação Digital Sistêmica, Diplomática Digital, Ciência Forense Digital e Cadeia de Custódia Digital Arquivística.

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RENATO SOUSA

Curriculum vitae: Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1990), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, é professor associado do Curso de Arquivologia e diretor da Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Representação e Organização da Informação e do Conhecimento. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, organização e recuperação de arquivos, gestão de documentos, formação profissional e políticas públicas de arquivo.

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ANGÉLICA MARQUES

Curriculum vitae: Possui graduação em Arquivologia (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência da Informação, pela UnB. Desde 2009, é professora do Curso de Arquivologia da UnB e, a partir de 2013, está credenciada no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da mesma Universidade. Atualmente, também está credenciada no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT em convênio com a UFRJ.

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PEDRO NETO

Curriculum vitae: Graduado em Biblioteconomia (2005) e Arquivologia (2013), ambos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui especialização em Arquivologia pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE), em 2006. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade de Santa Maria (UFSM), em 2016. Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) desde 2006. Gerente Geral de Arquivo Central deste tribunal. É secretário da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD/TJAM). Membro do Comitê Gestor de Proteção de Dados do TJAM. Foi membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário – PRONAME (2009-2013).

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JOSÉ LUIS BONAL ZAZO

Curriculum vitae: Doutor em Documentação pela Universidade de Salamanca. Na atualidade é professor titular da Faculdade de Ciências da Documentação e da Comunicação da Universidade de Extremadura (Departamento de Informação e Comunicação), na qual é responsável pelo sistema de qualidade desde o ano 2014. Tem participado em atividades docentes noutras Universidades ibero-americanas. É autor de diversas publicações relacionadas com a teoria e prática arquivística, com especial destaque para a descrição arquivística.

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ELOI YAMAOKA

Curriculum vitae: Analista do SERPRO, Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), Mestre em Ciência da Informação (UnB), membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônico e Câmaras Técnicas Consultivas do CONARQ. Coordenou a elaboração de padrões de interoperabilidade para o governo eletrônico, desenvolveu sistemas para órgãos como a Receita Federal, Ministério do Planejamento e INCRA. Avaliador de periódicos científicos e membro de grupo de pesquisa em gestão documental.

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CRISTINA RUTH

Curriculum vitae: Membro correspondente do Social Networks and Archival Context - SNAC - University of Virginia Library e National Archives and Records Administration (US). Historiadora pela UERJ. Especialização em Arquivo pela Direction des Archives de France (Paris) – 45 Stage Technique d’Archives.

Patricia Peck.jpgPATRICIA PECK 

Curriculum vitae: PhD. Advogada especialista em Direito Digital. Graduada e Doutorada pela Universidade de São Paulo. Conselheira titular nomeada para o Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD). Presidente da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da OAB-SP. Embaixadora Smart IP Latin America do Max Planck Munique para o Brasil. Condecorada com 5 medalhas militares e autora de 32 livros. CEO e sócia fundadora do Peck Advogados e Presidente do Instituto iStart de Ética Digital.

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ADRIANA CARLA OLIVEIRA

Curriculum vitae: Pós-doutorado em Direito e Doutora em Ciência da Informação. Foi Visiting Scholar no College Communication & Information na School Information Science pela Universidade do Tennessee (Estados Unidos). Mestrado em Engenharia de Produção, Especialista em Gestão Estratégica, Bacharel em Direito, Graduação em Biblioteconomia e MBA em Data Protection Officer.

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LENORA SCHWAITZER

Curriculum vitae: Doutora em História, Política e bens culturais pelo CODOC/FGV, possui formação em Direito, Arquivologia, Biblioteconomia e Sistemas de Informação, todos pela UFF. Servidora aposentada do TRF2, é atualmente professora do departamento de Arquivologia da UFES.

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JULIANA NOGUEIRA

Curriculum vitae: Entusiasta de inovação, agilidade, apaixonada por desafios e sempre disposta a ajudar as pessoas, é Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília - UnB, Pós-graduada em Gestão de Projetos de Desenvolvimento de Software pela Faculdades Integradas da Varzea Grande - FIAVEC, Bacharel em Ciência da Computação pela PUC de Goiás. Desde 2002, atua em gestão de projetos e pessoas. Em 2016, iniciou trajetória no "Mundo Ágil" se capacitando nas principais práticas ágeis como Scrum, Lean Kanban, Safe, Lean Inception, OKRs. Atualmente, é supervisora do Escritório de projetos de TI no TJDFT, unidade responsável por assessorar as equipes e gestores da TI na priorização do portfólio de projetos, na transparência e entrega de melhores resultados.

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ROBERTA LUSTOSA

Curriculum vitae: Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília; Pós Graduada em Gestão de Projetos. Faz parte da equipe TJDFT desde 2011 onde vem atuando em projetos como PROPAE, implantação do SEI; Planos de Prevenção, Conservação e Emergência do Complexo Arquivístico do TJDFT; aplicação da Tabela de Temporalidade CNJ; e desenvolvimento do módulo de gestão documental do PJE, o PJE-ARQ.

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TIAGO BRAGA

Curriculum vitae: Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Iniciou suas atividades atuando com Educação a Distância, quando liderou a AulaFlex Educacional e coordenou projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente lidera a Coordenação de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI) no IBICT na qual coordena projetos de pesquisa relacionados à apropriação de tecnologias para tratamento de dados e informações, interoperabilidade e ciência de dados.

Foto Tatiana.jpegTATIANA CANELHAS

Curriculum vitae: Bacharel em Ciência da Computação e Arquivologia, ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Fluminense (UFF). Pesquisadora do Grupo de Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos (GED/A) da Universidade Federal Fluminense e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Sócia-fundadora da empresa META - Gestão de Documentos Digitais, que trabalha com o repositório digital confiável Archivematica/AtoM.

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TASSIARA KICH

Curriculum vitae: Bacharel em Arquivologia e em Direito, Mestre em Patrimônio Cultural e Especialista em Gestão em Arquivos. Analista Judiciária/Especialidade Arquivologia e Diretora do Núcleo de Documentação e Memória da Justiça Federal do Rio Grande do Sul. Ex-servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no cargo de Arquivista. Ex-membro do Comitê do Proname/CNJ e da Câmara Setorial de Arquivos do Judiciário do Conselho Nacional de Arquivos.

EDUARDO TONETTO PICARELLIEduardo.jpeg

Curriculum vitae: Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi Juiz Auxiliar da Presidência do TRF da 4ª Região. Atualmente é Juiz Federal Coordenador do SEI - Sistema Eletrônico de Informações no e do EPROC no TRF4.

Patrícia Valentina.jpegPATRÍCIA VALENTINA RIBEIRO SANTANNA GARCIA

Curriculum vitae: Servidora do TRF4 desde 1998, possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Matemática pela PUC-RS. É autora do SEI, juntamente com Mairon Bathaglini, e gestora do sistema.

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HUMBERTO INNARELLI

Curriculum vitae: Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia Americana (FATEC-AM - 1998), especialização em Educação, Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias pela ACTA Cursos de Pós-Graduação (ACTA - 2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (FEM/UNICAMP - 2006) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP - 2015). Atualmente é profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação e coordenador de serviços do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (AEL/IFCH/UNICAMP), professor do curso de Aperfeiçoamento em Patrimônio Documental realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), professor doutor da Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC-AM/CPS) e coordenador do projeto Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza - RIC-CPS (CGD/CPS).

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VANDERLEI DOS SANTOS

Curriculum vitae: Arquivista, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Tem sua trajetória profissional como escritor, professor, técnico e pesquisador delineada no escopo da Arquivística, destacando-se sua participação na Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos e a autoria do livro "Gestão de documentos eletrônicos: uma visão arquivística", além da elaboração e execução de projetos arquivísticos em diversas instituições.

Mediadores

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CARLOS ALEXANDRE BÖTTCHER

Curriculum vitae: Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Doutor e Mestre em Direito Civil (História do Direito) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Romano pela Università di Roma La Sapienza, Itália. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Juiz formador e Coordenador do Núcleo de Estudos em História e Memória (NEHM) da Escola Paulista da Magistratura (EPM). Ex-membro da Câmara Setorial de Arquivos Judiciários (CSAJ) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Membro do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do CNJ e Coordenador do Subcomitê de Capacitação.

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EDILSON ENEDINO DAS CHAGAS

Curriculum vitae: Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (1994). Possui Mestrado e cursa Doutorado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Comercial e Direito Civil. É Mestre e Doutor em Psicanálise pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal – ABMPDF. Atualmente é juiz de direito (TJDFT), Presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental – Área Judicial – CPAD-AJ e Membro do Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

ANITA LÜBBEDra. Anitta Lübbe.jpg

Curriculum vitae: Juíza do Trabalho do TRT4, Juíza Titular da 13ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, diretora do Foro Trabalhista de Porto Alegre/RS de dezembro de 2017 a dezembro de 2019, integrante da Comissão Coordenadora do Memorial do TRT4, membro da Comissão Permanente de Avaliação Documental – CPAD do TRT4, atual Presidente do Memojutra (Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho), integrante do Comitê do Programa de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do CNJ.

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OTACILIO MARQUES

Curriculum vitae: Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2007), também é Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília (2000) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2004). Atualmente cursa o Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Foi Professor Substituto do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB), na Área de Gestão de Documentos. É Analista Judiciário - Arquivista no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desde 2000. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, arquivos, poder judiciário, arquivologia, bibliotecas, centros de memória e metodologia de pesquisa, RDC-Arq e implantação do sistema AtoM.

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CRISTIANO MENEZES ALVARES

Curriculum vitae: Pós-graduado em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília (1999). Desde 2001 é analista judiciário - especialidade arquivologia - no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, onde atua como Coordenador de Tratamento e Destinação Documental desde 2019. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Planejamento e Implantação de Políticas Arquivísticas. Possui experiência em planejamento estratégico, análise de sistemas de informação e gerenciamento de projetos. Atualmente é o gestor do Projeto de Implantação do Repositório Arquivístico Digital Confiável – RDC-Arq, onde participa do desenvolvimento das funcionalidades de gestão documental no PJe e da integração do PJe com o RDC-Arq.

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JULIO CESAR DE ANDRADE SOUZA

Curriculum vitae: Formado em Arquivologia pela Universidade de Brasília. Especialista em gestão de documentos pela AVM - Faculdade Integrada. Analista Judiciário, Área de Apoio Especializado - Arquivologia. Coordenador de Gestão Documental do Superior Tribunal de Justiça. Coordenador da Comissão Permanente de Avaliação Documental do STJ.  Membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário - Proname.

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RAFAEL ALMEIDA

Curriculum vitae: Possui graduação em Arquivologia pela UnB e Especialização em Gestão de Documentos e Informações Arquivísticas. Aprovado em primeiro lugar no concurso público para o cargo de Analista Judiciário, área: Arquivologia, do Superior Tribunal Militar (STM), onde exerce suas funções desde 2011. No STM, integra o Comitê-Executivo do Sistema Eletrônico de Informações da Justiça Militar da União (SEI-JMU) e a Comissão Permanente de Avaliação e Apoio Técnico à Gestão Documental da Justiça Militar da União (CPAT-JMU). Foi membro da Câmara-Setorial de Arquivos do Poder Judiciário no CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos) e do Subcomitê de Gestão e Preservação Digital no PRONAME (Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário). Ex-Membro do grupo CNPQ de pesquisa.

Yan Amaral Engelke.jpgYAN AMARAL ENGELKE

Curriculum vitae: Bacharel em Arquivologia (Graduação). Especialista em Gerência de Projetos (Especialização) - MBA em Gestão de Projetos. Analista Judiciário Apoio Especializado Arquivista - Coordenador de Gestão Documental – TSE. Coordenador do Comitê Gestor do Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral (CGD/PGD). Membro do Programa Nacional da Memória e Gestão Documental do Poder Judiciário - PRONAME.

* Todas as informações apresentadas acima foram prestadas pelos palestrantes e mediadores.