Planejamento Institucional

última modificação: 2023-06-13T15:40:52-03:00

No TJDFT, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica – SEPG é a unidade responsável por coordenar os processos de elaborar e atualizar o Plano Estratégico do Tribunal, bem como acompanhar sua execução. Ademais, incumbe à área de planejamento prestar consultoria interna para o desdobramento da estratégia institucional ao nível setorial; disseminar a cultura do planejamento e auxiliar na elaboração de outros instrumentos de planejamento, como o Plano de Administração do Biênio – PLABI; e produzir relatórios de resultados do TJDFT.

Planejamento Estratégico

Desde 2006, o TJDFT utiliza o Planejamento Estratégico para se modernizar, aperfeiçoar os processos organizacionais e orientar as ações institucionais a fim de maximizar o seu desempenho e melhor atender às demandas da sociedade.

Plano Estratégico 2021-2026

Plano Estratégico do TJDFT - PE 2021-2026, aprovado pela Resolução 4, de 22 de abril de 2021, está alinhado às diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, estabelecida na Resolução 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e ao modelo de trabalho pós-pandemia, sem deixar de contemplar as oportunidades de aperfeiçoamento institucional e a preparação para os diferentes cenários de atuação no próximo ciclo.

Com o tema “Conexões para o Judiciário do futuro”, ele busca conectar pessoas, ideias, processos e ferramentas em prol do alcance da nova missão do TJDFT e também refle a busca pela excelência na prestação jurisdicional, pela garantia dos direitos e pelo fortalecimento do relacionamento com a sociedade no contexto de atuação da era digital.

A construção do PE 2021-2026 foi realizada de forma colaborativa, com o apoio e participação da Alta Administração, magistrados e servidores das áreas judicial e administrativa, sob o assessoramento metodológico da empresa Brainstorming Consultoria e Treinamento, responsável também por fornecer a plataforma tecnológica que dará suporte à gestão do novo PE.

A responsabilidade  pelo monitoramento do PE 2021-2026 é do Comitê de Governança e Gestão Estratégica do TJDFT – CGGE, instituído pela Portaria Conjunta 35, de 07 de março de 2019, que se reúne quadrimestralmente nas Reuniões de Análise da Estratégia – RAEs. 

A medição do desempenho dos objetivos estratégicos é realizada pela aferição periódica dos indicadores estratégicos, conforme Glossário dos Indicadores Estratégicos, bem como as respectivas metas. As informações geradas servem de suporte para as decisões da Alta Administração, representada pelo CGGE.

Conheça mais sobre o Plano Estratégico 2021-2026  do TJDFT: Conexões para o Judiciário do futuro.

Planos institucionais

Núcleo de Apoio à Governança — NUGOV

Equipe

Alessandra Rocha de Castro - gestora titular
José William Holanda Cordeiro - gestor substituto

Contato

(61) 3103-7023
nugov@tjdft.jus.br