Sustentabilidade

última modificação: 2021-11-17T18:18:58-03:00

A Coordenadoria de Gestão Estratégica e Sustentabilidade – COGES é a unidade responsável por coordenar o Plano de Logística Sustentável – PLS e, em parceria com o Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade - NUICS, o Plano de Ações de Inclusão e de Equidade e Diversidade; monitorar os indicadores de sustentabilidade das contratações; realizar parcerias interorganizacionais a fim de promover a adoção de práticas de sustentabilidade e inclusão; orientar a definição e implementação de ações de sustentabilidade, inclusão e acessibilidade. 

O que é sustentabilidade? 

A sustentabilidade é estabelecida em quatro pilares: ambiental, econômico, social e cultural.

O TJDFT assume o compromisso de prestar à sociedade o melhor serviço, por meio de adoção de práticas institucionais que tenham como objetivo a promoção de comportamentos éticos e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, melhorando, simultaneamente, o gasto público, o meio ambiente e a qualidade de vida do quadro de pessoal e auxiliar do Poder Judiciário, da comunidade local e da sociedade como um todo.

Plano de Logística Sustentável - PLS

O PLS é o instrumento de gestão estratégica desenvolvido a partir do Plano Estratégico do TJDFT, para o direcionamento das ações institucionais de sustentabilidade e da gestão de contratações logísticas. 

É composto por temas relacionados aos objetivos da gestão sustentável constantes da Política de Sustentabilidade do TJDFT; indicadores; metas; diretrizes estratégicas das contratações logísticas; planos de ação; e mecanismos de avaliação de resultados, que serão utilizados para fundamentar o processo decisório responsivo, transparente e baseado em evidências. 

São temas do PLS 2021-2026: 

  • Recursos naturais: bens de consumo; energia elétrica; água e esgoto; gestão de resíduos sólidos; 
  • Tecnologia sustentável: impressão; telefonia; 
  • Maiores contratos de logística (em valores): mobilidade; obras e reformas; logística predial (manutenção predial, limpeza, vigilância e demais contratos de grande porte); Correios; estagiários; 
  • Sustentabilidade sociocultural: qualidade de vida no trabalho; equidade e Diversidade; solidariedade; comunicação; capacitação; 
  • Apoio administrativo: serviços gráficos. 

PLS 2021-2026

PLS 2015-2020

Relatórios de Desempenho de Metas

Comissão Gestora do PLS

A Comissão de Sustentabilidade do TJDFT foi instituída por meio da Portaria GPR 1725  de 2021Possui competências relacionadas tanto à política de sustentabilidade, como também  ao monitoramento e à execução do PLS-TJDFT. Saiba mais.

Política de Sustentabilidade

A Política, instituída por meio da Resolução 15 de 2021considera a sustentabilidade em suas dimensões ambiental, econômica e sociocultural, que será realizada por meio da gestão sustentável e das ações institucionais.

Por meio do instrumento, o TJDFT firma o compromisso de adotar um modelo de gestão organizacional sustentável, com processos estruturados, pautados na integridade, que promovam a sustentabilidade por meio da implantação de ações institucionais ambientalmente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas e inclusivas.

Gestão de resíduos sólidos

O Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do TJDFT consolida uma das diretrizes ambientais da Política de Sustentabilidade do órgão, traz os indicadores de desempenho sobre a coleta seletiva nos prédios, e foi elaborado com base na legislação vigente sobre a matéria, em especial a Lei nº 12.305/10, que trata do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Coordenadoria de Gestão Estratégica e Sustentabilidade - COGES

Servidor titular: Adriana Moreira Tostes Ribeiro
Servidora substituta: Andreia Oliveira de Siqueira

Equipe

Fabio Carfero
Maria Goretti de Sousa

Contato

(61) 3103-7765 / (61) 99211-1318 (contato com o gestor)

viver.direito@tjdft.jus.br