Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Bicicletário TJDFT

Informações sobre o Bicicletário do TJDFT localizado no Bloco A.

última modificação: 05/02/2025 18h40

O Bicicletário é um espaço destinado aos magistrados e servidores do TJDFT para incentivar a qualidade de vida no trabalho e os cuidados preventivos com a saúde ao tempo que fomenta o uso de transportes alternativo favorecendo a mobilidade urbana sustentável.

Instalado em 2018, o Bicicletário é uma ação dos Programas Viver Direito e Pró-Vida e compõe o Plano de Logística Sustentável do TJDFT, no item Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho. A Coordenadoria de Gestão Estratégica e Sustentabilidade – COGES é a unidade responsável pelo cadastro, coleta dos termos de compromisso e pela biometria de acesso.

Localização e horário de funcionamento

Local: Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa - Bloco A. O acesso ao local será feito pela portaria das docas do Bloco B, por meio de identificação funcional na guarita, e posteriormente pelo portão do subsolo do Bloco A, por meio de identificação biométrica na fechadura eletrônica.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20hs. Servidores que trabalham em horário diferenciado deverão solicitar autorização prévia.

Informações

Dúvidas e outras informações devem ser encaminhadas ao e-mail viver.direito@tjdft.jus.br.

 O que é necessário para utilizar o Bicicletário?

  • Todos os interessados devem preencher e assinar o Termo de Compromisso do Bicicletário, cientes das regras de uso. Se necessário, seguir o passo a passo de assinatura em PDF.
  • Encaminhar o Termo de Compromisso e o Atestado Médico para o endereço eletrônico direito@tjdft.jus.br.
  • Após o recebimento da documentação, a COGES irá agendar um horário para o cadastro de biometria e para as orientações adicionais no local de acesso ao bicicletário.
  • O Núcleo de Registro e Controle de Acessos – NURCA é informado do cadastro biométrico para autorizar o acesso às docas.

 Regras de uso

  • Uso do espaço: é por ordem de chegada, não sendo permitido o pernoite da bicicleta.
  • Segurança: o local do bicicletário interno tem monitoramento da Segurança do Tribunal, conforme solicitação dos usuários.
  • Vestiários: os usuários contam com 40 armários, divididos entre os banheiros feminino e masculino, localizados também no subsolo do Bloco A e identificados com adesivo. O uso dos vestiários é compartilhado com as equipes de serviços terceirizados, de forma integrada e colaborativa. O uso também se dará por ordem de chegada, e por cadeado pessoal. 
  • Bicicletas elétricas: além das 40 vagas, e a pedido dos usuários, foram criadas mais 5 vagas específicas para bicicletas elétricas.


Não é permitido o pernoite das bicicletas nem dos objetos guardados nos armários.