Governança
Nesta página são divulgadas informações sobre o Governança Institucional do TJDFT.
A Governança é formada por um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Além disso, busca aperfeiçoar a eficiência, a eficácia e a efetividade da Administração Pública, utilizando-se de princípios e diretrizes para que o processo de tomada de decisões seja feito de forma estruturada e subsidiada por colegiados especializados.
Governança Institucional
O TJDFT, por meio da Resolução 2 de 2019, estabelece a política e o sistema de governança institucional do Tribunal. A implantação da governança institucional visa elevar a qualidade da gestão adotada pela Casa com transparência, responsabilidade, prestação de contas e utilização racional dos recursos disponíveis, em consonância com a missão, visão e valores do Tribunal. A Política de Governança abrange e orienta os subsistemas de governança (contratações, pessoas, tecnologia da informação e comunicação e ética e integridade), com isso torna-se o principal normativo interno sobre o tema.
- Governança e Gestão Estratégica
- Governança e Gestão de Contratações
- Governança e Gestão de Pessoas
- Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação
- Governança e Gestão da Ética e da Integridade
Programa de Governança Institucional
Atentando-se aos recentes movimentos de modernização da governança e da gestão na Administração Pública, o TJDFT estabeleceu o Programa de Governança Institucional em maio de 2018 para a elaboração do Plano de Implantação e da Política de Governança Institucional. Saiba mais.
Sistema de Comitês de Governança
Sistema de Comitês e Comissões de Governança foi concebido para ressaltar e dar eficiência às relações dos comitês e comissões que participam do processo decisório da governança. Ele é composto pelo Comitê de Governança e Gestão Estratégica, pelos Comitês dos Subsistemas de Governança e pelos Comitês e Comissões de Apoio à Governança.
- Comitê de Governança e Gestão Estratégica - CGGE
- Comitê de Governança e Gestão de Contratações - CGGC
- Comitê de Governança e Gestão de Pessoas - CGGP
- Comitê de Governança de TIC - CGTIC
- Comitê de Governança e Gestão da Ética e da Integridade - COGEI
Comitês e Comissões
Conheça os Comitês e Comissões que atuam como instâncias de governança institucional com a missão de auxiliar a Administração na tomada de decisões. Saiba mais.
Levantamento Integrado de Governança TCU
Veja os resultados alcançados pelo TJDFT no levantamento realizado pelo TCU para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações a adotarem boas práticas. Saiba mais.
Unidade responsável: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica – SEPG;
Contato: (61) 3103-7060; sepg@tjdft.jus.br.
Fonte da informação: Resolução 2 de 2019; Portaria Conjunta 47/2018; Portaria GPR 1051/2018.
Periodicidade: semestral e sob demanda.
Formatos disponíveis: PDF; JPG; Painel Business Intelligence.
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