Governança Institucional
O TJDFT, por meio da Resolução 2 de 2019, estabelece a política e o sistema de governança institucional do Tribunal. A implantação da governança institucional visa elevar a qualidade da gestão adotada pela Casa com transparência, responsabilidade, prestação de contas e utilização racional dos recursos disponíveis, em consonância com a missão, visão e valores do Tribunal. A Política de Governança abrange e orienta os subsistemas de governança (contratações, pessoas e tecnologia da informação e comunicação), com isso torna-se o principal normativo interno sobre o tema.
- Governança e Gestão Estratégica
- Governança e Gestão de Contratações
- Governança e Gestão de Pessoas
- Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação
Programa de Governança Institucional
Atentando-se aos recentes movimentos de modernização da governança e da gestão na Administração Pública, o TJDFT estabeleceu o Programa de Governança Institucional em maio de 2018 para a elaboração do Plano de Implantação e da Política de Governança Institucional. Saiba mais.
Sistema de Comitês de Governança
Sistema de Comitês e Comissões de Governança foi concebido para ressaltar e dar eficiência às relações dos comitês e comissões que participam do processo decisório da governança. Ele é composto pelo Comitê de Governança e Gestão Estratégica, pelos Comitês dos Subsistemas de Governança e pelos Comitês e Comissões de Apoio à Governança.
Comitês do Subsistemas de Governança
Os Comitês dos Subsistemas de Governança são os responsáveis pelo monitoramento, manutenção e melhoria do nível de maturidade em governança nos subsistemas de tecnologia da informação, gestão de pessoas e gestão de contratações. Os subsistemas de governança também são compostos por comitês instituídos com a finalidade de apoiar a tomada de decisão em processos específicos de cada subsistema.
- Comitê de Governança e Gestão de Contratações – CGGC
- Comitê de Governança e Gestão de Pessoas – CGGP
- Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação - CGTIC
- Comitê de Governança e Gestão da Ética e da Integridade - COGEI
Comitês e Comissões de Apoio à Governança
Os Comitês e Comissões de Apoio à Governança têm o objetivo de subsidiar a tomada de decisões da Administração Superior, do Comitê de Governança e Gestão Estratégica e dos Comitês dos Subsistemas de Governança.
- Comissão de Sustentabilidade do TJDFT
- Comitê de Transparência e Relacionamento com o usuário de serviços do TJDFT
- Comitê Gestor Regional de Atenção Prioritária ao 1º Grau de Jurisdição e Comitês Orçamentários
Comitês e Comissões
Conheça também outros Comitês e Comissões que atuam como instâncias de governança institucional com a missão de auxiliar a Administração na tomada de decisões.
- Comissão de Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual - CEAMS
- Comissão Multidisciplinar de Inclusão – CMI
- Comitê Distrital da Saúde
- Comissão de Adoção – CDJA
Painel dos Comitês e Comissões
Acesse o Painel de Comitês e Comissões com informações sobre todos os Comitês e Comissões do órgão, contendo data de criação, normativo relacionado e composição.
Levantamento Integrado de Governança TCU
Veja os resultados alcançados pelo TJDFT no levantamento realizado pelo TCU para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações a adotarem boas práticas. Saiba mais.
Fonte da informação: Resolução 2 de 2019; Portaria Conjunta 47/2018; Portaria GPR 1051/2018.
Formatos disponíveis: PDF; JPG; Painel Business Intelligence.
Periodicidade: semestral e sob demanda.
Responsável: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica – SEPG; (61) 3103-7060; sepg@tjdft.jus.br.