Governança

última modificação: 2023-04-18T16:38:49-03:00

Nesta página são divulgadas informações sobre o Governança Institucional do TJDFT.

A Governança é formada por um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Além disso, busca aperfeiçoar a eficiência, a eficácia e a efetividade da Administração Pública, utilizando-se de princípios e diretrizes para que o processo de tomada de decisões seja feito de forma estruturada e subsidiada por colegiados especializados.

Governança Institucional 

O TJDFT, por meio da Resolução 2 de 2019, estabelece a política e o sistema de governança institucional do Tribunal. A implantação da governança institucional visa elevar a qualidade da gestão adotada pela Casa com transparência, responsabilidade, prestação de contas e utilização racional dos recursos disponíveis, em consonância com a missão, visão e valores do Tribunal. A Política de Governança abrange e orienta os subsistemas de governança (contratações, pessoas, tecnologia da informação e comunicação e ética e integridade), com isso torna-se o principal normativo interno sobre o tema. 

Programa de Governança Institucional 

Atentando-se aos recentes movimentos de modernização da governança e da gestão na Administração Pública, o TJDFT estabeleceu o Programa de Governança Institucional em maio de 2018 para a elaboração do Plano de Implantação e da Política de Governança Institucional. Saiba mais. 

Sistema de Comitês de Governança  

Sistema de Comitês e Comissões de Governança foi concebido para ressaltar e dar eficiência às relações dos comitês e comissões que participam do processo decisório da governança. Ele é composto pelo Comitê de Governança e Gestão Estratégica, pelos Comitês dos Subsistemas de Governança e pelos Comitês e Comissões de Apoio à Governança. 

Comitês e Comissões  

Conheça os Comitês e Comissões que atuam como instâncias de governança institucional com a missão de auxiliar a Administração na tomada de decisões. Saiba mais. 

Levantamento Integrado de Governança TCU 

Veja os resultados alcançados pelo TJDFT no levantamento realizado pelo TCU para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações a adotarem boas práticas.Saiba mais. 

Fonte da informação:  Resolução 2 de 2019; Portaria Conjunta 47/2018; Portaria GPR 1051/2018. 
Formatos disponíveis:  PDF; JPG; Painel Business Intelligence. 
Periodicidade: semestral e sob demanda. 
Responsável: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica – SEPG; (61) 3103-7060; sepg@tjdft.jus.br.