Governança

Governança Institucional do TJDFT

O TJDFT, por meio da Resolução 2 de 2019, estabelece a política e o sistema de governança institucional do Tribunal. A implantação da governança institucional visa elevar a qualidade da gestão adotada pela Casa com transparência, responsabilidade, prestação de contas e utilização racional dos recursos disponíveis, em consonância com a missão, visão e valores do Tribunal. A Política de Governança abrange e orienta os subsistemas de governança (contratações, pessoas e tecnologia da informação e comunicação), com isso torna-se o principal normativo interno sobre o tema. 

Sistema de Comitês de Governança

O Sistema de Comitês de Governança foi concebido para ressaltar e dar eficiência às relações dos comitês e comissões que participam do processo decisório da governança. Ele é composto pelo Comitê de Governança e Gestão Estratégica, pelos Comitês dos Subsistemas de Governança e pelos Comitês de Apoio à Governança.

Comitês do Subsistemas de Governança

Os Comitês dos Subsistemas de Governança são os responsáveis pelo monitoramento, manutenção e melhoria do nível de maturidade em governança nos subsistemas de tecnologia da informação, gestão de pessoas e gestão de contratações. Os subsistemas de governança também são compostos por comitês e comissões instituídos com a finalidade de apoiar a tomada de decisão em processos específicos de cada subsistema.

Comitês de Apoio à Governança

Os Comitês de Apoio à Governança têm o objetivo de subsidiar a tomada de decisões da Administração Superior, do Comitê de Governança e Gestão Estratégica e dos Comitês dos Subsistemas de Governança quanto à ética, ao Plano de Logística Sustentável, à transparência e relacionamento com o usuário, à atenção prioritária ao primeiro grau de jurisdição e aos orçamentos de primeiro e de segundo graus.

Comitês, Comissões e Grupos de Trabalho do TJDFT

Os Comitês, Comissões e Grupos de Trabalho atuam como instâncias de governança institucional e com a missão de auxiliar a Administração na tomada de decisões. Saiba mais.

    Programa de Governança Institucional

    Atentando-se aos recentes movimentos de modernização da governança e da gestão na Administração Pública, o TJDFT estabeleceu o Programa de Governança Institucional em maio de 2018. Saiba mais.

    Levantamento Integrado de Governança TCU

    O TCU vem realizando levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações a adotarem boas práticas. Saiba mais.

    Cadeia de Valor

    A cadeia de valor do TJDFT representa graficamente o conjunto dos principais macroprocessos e processos desenvolvidos pela instituição, sendo este retrato a declaração de como o Tribunal está estruturado para gerar valor aos serviços colocados à disposição da sociedade. Saiba mais.