Programa de Governança Institucional

Atentando-se aos recentes movimentos de modernização da governança e da gestão na Administração Pública, o TJDFT estabeleceu o Programa de Governança Institucional em maio de 2018.

No âmbito desse programa foi instituído, por meio da publicação da Portaria GPR 2215 de 2018, o Grupo de Trabalho da Governança.

O propósito do grupo foi a elaboração do Plano de Implantação e da Política de Governança Institucional. No total, foram realizadas 6 reuniões, nas quais foram validados os seguintes produtos desenvolvidos de forma participativa:

  • Política de Governança Institucional;
  • Plano de Implantação da Governança Institucional, que tem como objetivo estabelecer ações institucionais capazes de a curto, médio e longo prazos, aperfeiçoar e consolidar a governança do Tribunal;
  • Atualização da cadeia de valor do Tribunal. Sabendo-se que o Tribunal passou por várias mudanças decorrentes da modernização tecnológica e de processos de trabalho, observou-se a necessidade de se revisar e atualizar a cadeia de valor, originalmente estabelecida em 2015. Portaria Conjunta 36 de 2019.
  • Identificação dos projetos capazes de melhorar o nível de maturidade da Casa em governança e gestão, que serão acompanhados no âmbito do programa.

O Programa é alinhado ao Planejamento Estratégico 2015-2020 e ao Plano de Administração 2018-2020 e tem como fundamentação as recomendações provenientes de levantamentos e de auditorias realizadas por órgãos externos de fiscalização, como o Tribunal de Contas da União – TCU e o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que propõem o constante aprimoramento da governança na Administração Pública.