Cadeia de Valor
A cadeia de valor do TJDFT representa graficamente o conjunto dos principais macroprocessos e processos desenvolvidos pela instituição, sendo este retrato a declaração de como o Tribunal está estruturado para gerar valor aos serviços colocados à disposição da sociedade.
Contexto
- Em 2014, o Tribunal realizou, em parceria com uma empresa de consultoria, o projeto de construção da cadeia de valor do TJDFT.
- Gestores e magistrados, de 29 áreas diferentes, participaram de 50 reuniões/entrevistas, realizadas para entendimento dos processos do Tribunal.
- Foram produzidas 68 versões da cadeia de valor, tendo sido levantados 118 processos.
- A versão final foi validada pela Administração Superior, com ampla divulgação e sensibilização na Casa em 2015.
Em 2018, a cadeia de valor foi instituída por meio da Portaria Conjunta 15 de 2018 e o TJDFT criou grupo de trabalho multidisciplinar com o objetivo de estruturar e implementar um modelo de Governança Institucional, aplicável à realidade da Casa, de modo a potencializar a sua capacidade de gestão interna em prol do atendimento dos objetivos organizacionais e da qualidade da prestação de serviços públicos.
Para alcançar esse objetivo é primordial a configuração de um sistema que estabeleça princípios, mecanismos e instâncias de governança. Nesse contexto, o grupo de trabalho em tela identificou na reformulação da cadeia de valor uma grande oportunidade de melhoria ao inserir a dimensão de governança e novos processos críticos, assim como a orientação de valor público em seu desenho, aumentando assim a probabilidade de gerar maiores resultados que efetivamente atendam às demandas da sociedade e da organização.
Com isso, a cadeia de valor do Tribunal foi revisada pela Portaria Conjunta 36 de 2019 e ilustrada a partir do enfoque de cadeias de macroprocessos de Governança, Finalísticos, Apoio Direto aos Finalísticos e Gestão e Suporte, sendo que essa disposição favorece a orientação sistêmica, direcionando melhor os esforços da Casa na promoção de melhorias nos processos de trabalho críticos, e consequentemente qualidade na prestação dos serviços.