Governança Institucional

última modificação: 2023-08-22T16:15:01-03:00

O TJDFT, por meio da Resolução 2 de 2019, estabelece a política e o sistema de governança institucional do Tribunal. A implantação da governança institucional visa elevar a qualidade da gestão adotada pela Casa com transparência, responsabilidade, prestação de contas e utilização racional dos recursos disponíveis, em consonância com a missão, visão e valores do Tribunal. A Política de Governança abrange e orienta os subsistemas de governança (contratações, pessoas e tecnologia da informação e comunicação), com isso torna-se o principal normativo interno sobre o tema.

Programa de Governança Institucional

Atentando-se aos recentes movimentos de modernização da governança e da gestão na Administração Pública, o TJDFT estabeleceu o Programa de Governança Institucional em maio de 2018 para a elaboração do Plano de Implantação e da Política de Governança Institucional. Saiba mais.

Sistema de Comitês de Governança 

Sistema de Comitês e Comissões de Governança foi concebido para ressaltar e dar eficiência às relações dos comitês e comissões que participam do processo decisório da governança. Ele é composto pelo Comitê de Governança e Gestão Estratégica, pelos Comitês dos Subsistemas de Governança e pelos Comitês e Comissões de Apoio à Governança.


Comitês do Subsistemas de Governança

Os Comitês dos Subsistemas de Governança são os responsáveis pelo monitoramento, manutenção e melhoria do nível de maturidade em governança nos subsistemas de tecnologia da informação, gestão de pessoas e gestão de contratações. Os subsistemas de governança também são compostos por comitês instituídos com a finalidade de apoiar a tomada de decisão em processos específicos de cada subsistema.


Comitês e Comissões de Apoio à Governança

Os Comitês e Comissões de Apoio à Governança têm o objetivo de subsidiar a tomada de decisões da Administração Superior, do Comitê de Governança e Gestão Estratégica e dos Comitês dos Subsistemas de Governança.

Comitês e Comissões

Conheça também outros Comitês e Comissões que atuam como instâncias de governança institucional com a missão de auxiliar a Administração na tomada de decisões. 

Painel dos Comitês e Comissões

Acesse o Painel de Comitês e Comissões com informações sobre todos os Comitês e Comissões do órgão, contendo data de criação, normativo relacionado e composição. 

Levantamento Integrado de Governança TCU

Veja os resultados alcançados pelo TJDFT no levantamento realizado pelo TCU para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações a adotarem boas práticas. Saiba mais.

Fonte da informação:  Resolução 2 de 2019; Portaria Conjunta 47/2018; Portaria GPR 1051/2018.
Formatos disponíveis:  PDF; JPG; Painel Business Intelligence.
Periodicidade: semestral e sob demanda.
Responsável: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica – SEPG; (61) 3103-7060; sepg@tjdft.jus.br.