Ética aplicada ao TJDFT

Esta página apresenta as informações sobre as ações de ética do TJDFT.
última modificação: 2024-03-26T12:52:17-03:00

O que é?

Conceitua-se ética como o ideal de conduta que pauta o comportamento humano nos mais elevados padrões de igualdade, liberdade, democracia, justiça e cidadania, em busca da convivência respeitosa, principalmente no ambiente público, onde o intuito é garantir o bem comum.

Código de Ética e Conduta do TJDFT

Código, em conformidade com a Política de Integridade, estabelece parâmetros para o comportamento individual e organizacional nas relações decorrentes de trabalho, incluindo aquelas desenvolvidas nos meios presencial e virtual, bem como nas dependências do TJDFT e fora destas.

A quem se destina o código?

• Servidores do TJDFT (ocupantes de cargo efetivo, removidos para este Tribunal, ocupantes de cargo em comissão mesmo sem vínculo com a Administração Pública, os cedidos ao Tribunal e aqueles em exercício provisório);
• Todos os colaboradores do TJDFT.
• Os Magistrados possuem um código de ética próprio, chamado Código de Ética da Magistratura Nacional.

Conduta ética no TJDFT

Formação ética dos servidores

Continuamente são ofertadas capacitações acerca das temáticas da ética no TJDFT. Além disso, foi elaborada a Cartilha do Código, que apresenta o conteúdo da Resolução 6 de 202de forma didática.

Ética dos servidores recém-empossados

Além da previsão de que o Código seja parte do conteúdo programático do concurso para novos servidores do Tribunal, estes, ao tomarem posse, passam pelo Programa de Socialização Organizacional* e pelo Programa de Formação Inicial de Novos Servidores.
Entre os cursos oferecidos no Programa de Formação está o de Ética, Moral e Disciplina na Administração Pública, com carga horária de 7h/a, na modalidade a distância.
Para saber mais sobre esse e outros cursos, acesse a Página da Escola de Formação Judiciária.


*O programa de Socialização Organizacional do TJDFT visa promover a ambientação do novo servidor, propiciando-lhe informações sobre os benefícios e deveres, o contexto geral de trabalho, os valores da Instituição, com incentivo a atitudes de compromisso, responsabilidade e cordialidade, estimulando ao desenvolvimento profissional alicerçado em valores éticos.

 elaborado com base na missão, na visão e nos valores do TJDFT, constantes do Plano Estratégico 2021-2026. 

Gestão da Ética no TJDFT

O Comitê de Governança e Gestão da Ética e da Integridade é responsável por estabelecer, gerenciar e aperfeiçoar diretrizes ou instrumentos de políticas, estratégias e métodos organizacionais que promovam a cultura da ética, da integridade e da sustentabilidade.

Gestões Anteriores

Acesso Rápido

Responsáveis pelas informações

Unidade Responsável: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica – SEPG do TJDFT, por meio do Núcleo de Gestão da Ética e da Integridade – NUGEI
Contato: nugei@tjdft.jus.br

Avaliação

A sua opinião é muito importante para nós!
O que você achou do conteúdo disponibilizado nessa página? Registre a sua avaliação