Fraude e corrupção

Esta página apresenta as informações sobre o combate à fraude e à corrupção do TJDFT.
última modificação: 2024-06-06T16:46:46-03:00

O que é?

Fraude

É a prática de enganar, falsificar ou cometer atos desonestos com o objetivo de obter vantagens indevidas.

Corrupção

Refere-se ao uso indevido do poder público por parte de funcionários, para obter benefícios pessoais ou favorecer terceiros.

Combate

O TJDFT sabe que a prevenção é a atitude mais eficiente para preservar os recursos públicos e evitar que sejam desviados dos seus propósitos.

Para isso, atua conforme as diretrizes de seu Programa de Integridade no que se refere à prevenção à fraude e à corrupção.

Saiba as ações que o TJDFT tem adotado nessa linha atuação:

Adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC

Em fevereiro de 2022, o Tribunal aderiu ao PNPC, assumindo um compromisso com o próprio órgão e com a sociedade, de implementar boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento da integridade institucional. 

O Programa é uma iniciativa das Redes de Controle nos estados e permite mapear e diagnosticar a suscetibilidade à corrupção na organização, por meio de questionário autoavaliativo. 

Cartilha de Integridade nas Contratações Públicas

O TJDFT editou a Cartilha Integridade nas Contratações Públicas, que apresenta hipóteses de riscos à integridade e de conflitos de interesses, no contexto da área de compras do Tribunal, evidenciando a importância da segregação de funções e do monitoramento dos mecanismos de controle interno para a realização de contratações de boa qualidade, decorrentes da atuação íntegra e ética.

A ação visa fortalecer os instrumentos de governança, integridade e controle, aprimorando a relação entre o Tribunal e o setor privado, ao incorporar padrões elevados de conduta ética no comportamento de todos que atuam na governança e gestão de aquisições, conforme as diretrizes definidas pela Política de Governança de Aquisições do TJDFT.

Comitê de Governança e Gestão da Ética e da Integridade

O Comitê de Governança e Gestão da Ética e da Integridade — COGEI, instituído pela Portaria Conjunta 30 de 2021, é responsável por estabelecer, gerenciar e aperfeiçoar diretrizes ou instrumentos de políticas, estratégias e métodos organizacionais que promovam a cultura da ética, da integridade e da sustentabilidade.

Caso haja interesse em apresentar notícia (denúncia) de desvio de conduta, fraude e/ ou corrupção, utilize os canais a seguir:

Público externo e/ou notícias (denúncias) anônimas

Em caso de notícias (denúncias) anônimas e/ou procedentes de pessoa externa ao TJDFT, o noticiante deve entrar em contato com a Ouvidoria por meio de formulário eletrônico, e-mail ouvidoria@tjdft.jus.br ou telefone 0800 61 46466, das 12h às 19h, em dias úteis.  

Clique aqui e preencha o formulário de notícia (denúncia) de desvio ético, fraude ou corrupção, para apuração no COGEI.

Público interno TJDFT *

*Acesso interno, é necessário efetuar login.

Gostaria de comunicar algum desvio de conduta, diverso de assédio ou discriminação, do qual foi alvo, o qual presenciou, ou do qual teve conhecimento, como fraude, corrupção, retaliação, desalinhamento com as condutas éticas previstas para o Tribunal?

Clique aqui e preencha o formulário de notícia (denúncia) de desvio ético, fraude ou corrupção, para apuração no COGEI.

Se você tem dúvidas sobre qual formulário utilizar, acesse aqui.

Outras publicações sobre o tema

Acesso rápido

Responsáveis pelas informações

Unidade responsável: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica – SEPG do TJDFT, por meio do Núcleo de Gestão da Ética e da Integridade – NUGEI
Contato: nugei@tjdft.jus.br.

Avaliação

A sua opinião é muito importante para nós!
O que você achou do conteúdo disponibilizado nesta página? Registre a sua avaliação.