Presidente do TJDFT, Des. Nívio Geraldo Gonçalves, na sanção do Projeto de LEI Nº 3248/2004

por ACS — publicado 2008-06-13T00:00:00-03:00
Ao ensejo de tão significativo e tão raro encontro do Presidente da República, importantes Ministros, renomados políticos e demais homens públicos com o Poder Judiciário do Distrito Federal, em nome do Tribunal, saúdo e agradeço as enérgicas atitudes de Vossas Excelências na aprovação e sanção da nossa Lei de Organização Judiciária.

E o faço em uma fervorosa prece para que a todos nos fortaleça e nos una, cada vez mais, nos generosos propósitos que nos animam; para que continuemos a confiar na grandeza da nossa missão; para que o Direito triunfe sempre e seja um instrumento de confiança, de paz e de tranqüilidades entre os homens; para que possamos bem aplicar a nova e grandiosa Lei sancionada pelo Eminente Presidente da República, com a ajuda de homens que amam o nosso Brasil, que prestam relevantes serviços ao Executivo e que integram o Legislativo.

O povo que elegeu Vossa Excelência, eminente Presidente, com uma votação estrondosa, quer que as autoridades atuem, cada uma em seu setor, sem excessos, sem manifestações de vanglória ou de vaidade e com eficiência. Todas, no alto e generoso exercício das suas funções, pugnando, em trabalho harmonioso e conjunto, pela tranqüilidade e segurança da família e pelo progresso e constante aperfeiçoamento dos poderes constituídos.

O Presidente da República acaba de sancionar uma Lei importante para o Distrito Federal, abrindo um horizonte novo para os jurisdicionados desta terra de Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Teremos mais circunscrições judiciárias, mais varas, mais juízes, mais servidores, um instituto para melhor qualificar os nossos magistrados e os nossos auxiliares, entre outras conquistas.

Diante de tudo isso, os membros do Poder Judiciário do Distrito Federal terão a obrigação de tornar célere a solução dos conflitos, dizendo a todos que eles lutaram por essa realidade, que em Brasília se trabalha, que os magistrados do Distrito Federal amam o nosso Brasil e desejam cooperar para o seu engrandecimento.

Eminente Presidente.

Marcavam os antigos o correr dos tempos assinalando os dias vencidos com pequenas pedras, que eram brancas se o dia assinalado era de júbilo ou de vitórias.

Este momento há de ser celebrado com pedras brancas, o álbum dos antigos, porque representa a vitória de uma luta de mais de 4 (quatro) anos para a melhoria do funcionamento do Poder Judiciário.

Falo, com prazer, em nome da família forense do Distrito Federal, procurando, com as deficiências de sempre, apresentar a Vossa Excelência, a toda a sua equipe e ao Congresso Nacional os nossos agradecimentos, assinalando com pedra branca este momento em que se comemora este acontecimento de maneira gloriosa.

Convido - com empenho, com amizade e admiração - Vossa Excelência, Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a visitar o Tribunal de Justiça do Distrito Federal para bem conhecê-lo.

Finalmente, levantemos nossas preces a Deus para que o Brasil prossiga na rota dos seus altos destinos e para que viva, sempre e sempre, sob o signo da Cruz, da inspiração do ideal de liberdade, do progresso, de realizações, muitas realizações, e no culto permanente da paz e da amizade.

Muito obrigado!