Vice-Presidente do TJDFT, Des. Romão Cícero, na posse do Secretariado - Gestão 2008/2010

por ACS — publicado 2008-04-23T00:00:00-03:00
Senhora e Senhores,

A finalidade específica desta reunião é a investidura dos senhores servidores nas atividades mais elevadas da Administração do Tribunal.

Com as posses do Presidente e do Corregedor, a cada biênio, surgem no horizonte novas esperanças, novos métodos, nova filosofia - tudo sem prejuízo das vigas mestras que sustentam a Administração Pública. O Tribunal continua, pois, orientado pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência E, para alcançar novos objetivos, haverá de fazer mais com menos. Essa sinergia é que reclama mudança de paradigma ou ajustamento de comandos setoriais. Daí por que, periodicamente, fazem-se alterações em alguns postos de comando sem prejuízo da filosofia traçada como modelo da Administração em geral (art. 37 da Carta Política).

A sociedade reclama por nova engenharia do Estado, tarefa essa que não está na esfera das atividades do Poder Judiciário. Todavia, enquanto não for configurada outra engenharia estatal, cumpre aos que integram a Administração imprimir maior eficiência e empregar melhor os meios disponíveis para fazer a entrega de melhor serviço, em maior quantidade e em menor espaço de tempo, a um maior número de pessoas. Ou seja, devemos fazer mais com menos.

O tempo é o nosso melhor capital. Não podemos desperdiçá-lo por nada, muito menos em troca de intrigas, futricas e desarmonias.

E, se reconheço que o tempo é mais valioso que o ouro, eu devo poupar o meu e o dos outros. Para tanto invoco Basto Tigre, recitando:
"Foi com o verbo o mundo feito.
Daí, todo o seu mal,
Pois do Universo o defeito
Provém da voz inicial.
Palavra puxa palavra,
Vem a discussão, a disputa
E a chama do ódio lavra
Na alma dos homens em luta.
Por isso, se viver em paz se empenham,
O que lhes cumpre fazer,
É falar só quando tenham
Alguma coisa a dizer!"

Ao trabalho, pois, porque conversa é subtração de tempo.

A todos, os nossos parabéns.