Des. Roberval Casemiro Belinati - Solenidade de credenciamento de novos agentes comunitários

por ACS — publicado 2012-10-15T17:55:00-03:00

Solenidade em comemoração aos 12 anos do Programa Justiça Comunitária do Distrito Federal e credenciamento de 56 novos Agentes Comunitários, em 15 de outubro de 2012, no Fórum de Taguatinga, DF.

Pronunciamentodo Desembargador RobervalCasemiroBelinati, coordenador-geraldo NUPECON – NúcleoPermanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJDFT.

 

Minhas Senhoras e meus Senhores,

A Justiça Comunitária do Distrito Federal está de parabéns pela celebração de seu 12º aniversário, com muitas realizações e prêmios e com o credenciamento hoje de 56 novos agentes comunitários, pessoas da comunidade que receberam formação e capacitação para atuarem na mediação dos conflitos.

O modelo da Justiça Comunitária é orgulho para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e está presente hoje em muitas comunidades brasileiras.

É modelo premiado que conta com a voluntariedade, amor e carinho de seus participantes.

Fazer justiça com a própria comunidade é desenvolver a cidadania, é levar a paz e a solidariedade às famílias.

Os dados estatísticos retratam a eficiência do serviço.

No período de janeiro a junho de 2012, foram realizadas 95 mediações de conflitos, 35 encaminhamentos foram feitos a entidades governamentais ou não governamentais, 1.158 pessoas foram atendidas diretamente e 2.632 indiretamente.

72% das sessões de mediações foram concluídas com a celebração de acordos.

Os dados mostram que a Justiça Comunitária é um sucesso.

Recebam todos os efusivos cumprimentos do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPECON.

Especialmente assento as congratulações às eminentes Juízas de Direito Dra. Gláucia Falsarella Pereira Foley e Dra. Carta Patrícia Frade Nogueira Lopes, abnegadas coordenadoras.

Igualmente recebam um caloroso abraço e agradecimento os valorosos servidores, estagiários e agentes comunitários.

Tenham a certeza de que o trabalho realizado engrandece a Justiça e fortalece a Comunidade, que é diretamente favorecida.

As pessoas envolvidas acabam compromissadas com a solução do conflito e isso é muito importante para a pacificação social.

Parabéns a todos.

Desembargador Roberval Casemiro Belinati

Coordenador-Geral do NUPECON

Brasília- Distrito Federal