Des. João Mariosi, Presidente do TJDFT - Na solenidade de reinauguração do Espaço Literário Des. Maria Thereza de Andrade Braga Haynes

por ACS — publicado 2013-03-20T11:20:00-03:00

Desembargador João Mariosi

Brasília, 13 de março de 2013.

 

Senhoras e senhores, boa tarde! 

Sinto-me privilegiado em reinaugurar o Espaço Literário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e, com este ato, fazer justa homenagem àquela que contribuiu para a preservação da cultura e da memória judiciária: a saudosa Desembargadora Maria Thereza de Andrade Braga Haynes. 

A Desembargadora Maria Thereza sempre incentivou o resgate cultural da história do Tribunal, pois acreditava que a população do Distrito Federal e os profissionais que lidam com o Direito se beneficiariam com os dados sobre o poder judiciário local. Acreditava, ainda, que o Tribunal tem o dever de preservar e de consolidar, de maneira definitiva e em local apropriado, as suas nobres tradições. Com essa crença, colaborou, decisivamente, para a criação do Espaço Histórico deste Órgão. 

Como afirma Padre Antônio Vieira, “os exemplos dos tempos passados costumam ser as regras e documentos para os presentes e futuros". De fato, a trajetória dessa incrível mulher serve de exemplo a muitas outras que desejam seguir a vocação de magistrada. Vocação, aliás, que a levou a ser a única mulher, até a presente data, a ocupar a Presidência do Tribunal. 

Por essa razão, nada mais apropriado do que ter seu nome legado à posteridade nesse espaço literário, cujo propósito é valorizar a produção literária, além de preservar e disseminar a cultura jurídica e a produção intelectual de magistrados que atuam ou atuaram nesta excelsa Corte. 

Neste espaço, o visitante poderá transitar por diferentes épocas e analisar desde obras raras, como “Direito Público Brazileiro e Anályse da Constituição do Império”, de 1857, até os lançamentos mais modernos. Poderá observar, igualmente, os prêmios recebidos por esta Casa de Justiça em reconhecimento a sua atuação na promoção da justiça e da paz social.   

Por fim, senhoras e senhores, convido-os a buscar inspiração na trajetória da Desembargadora Maria Thereza e a contemplar as obras aqui expostas, não só para  adquirir conhecimento mas também para se sentirem impelidos a dar continuidade à história deste Tribunal.

Muito obrigado!