Discurso servidora Tatiana Pires - Despedida do des. Lecir Manoel da Luz

por ACS — publicado 2014-06-10T23:10:00-03:00

Sessão especial de despedida pela aposenadoria do des. Lecir Manoel da Luz

Desembargador Lecir, Querido Chefe,

Venho aqui hoje, nesta Sessão Solene, tornar pública a minha gratidão e, em nome de toda a sua equipe, agradecer por todo esse período em que tivemos a honra e o privilégio de compartilhar de sua presença.

Aprendemos muito em seu gabinete. Trabalhamos com processos cíveis e criminais, processos administrativos, árduos assuntos de cunho constitucional, questões delicadíssimas em processos de família. Adquirimos vasta experiência. Aprendemos a correr contra o tempo ao longo desses anos para fechar estatística, para emitir relatório ao Conselho Nacional de Justiça e, o mais importante, para dar uma resposta rápida ao jurisdicionado. Recebemos mães de adolescentes em conflito com a lei. Recebemos advogados recém-formados e advogados altamente conceituados. Recebemos partes, o pessoal dedicado da limpeza, ascensoristas e garçons. Recebemos autoridades. Recebemos até quem entrava por engano.

Sim, Desembargador. Recebemos todos que adentravam a porta de seu gabinete. E essa é a lição que mais nos 
marca profundamente. 

Mais que conhecer as leis e a jurisprudência. Mais que aplicar corretamente a dosimetria da pena, de fixar de modo justo o dano moral. Aprendemos que paciência, presteza, atenção e gentileza são atitudes para serem praticadas 
diariamente. E essa, Chefe, é a sua grande e indelével marca. Fazer o bem, sem olhar a quem. Mesmo nos dias de muito tumulto. Mesmo às vésperas do dia 5 de cada mês. Mesmo no dia 19 de dezembro de cada ano. Não importa. Nunca importou. O tempo, o dia, a hora. O senhor sempre estava ali, pronto para ouvir, pronto para nos fazer sorrir. Chegar na segunda, perguntando se era quinta ou sexta. Nos ensinar a rezar invocando o Espírito Santo, a 
manter a Bíblia aberta, lendo-a sempre e quando. Não houve quem chegasse triste que não saísse alegre; quem chegasse nervoso que não saísse calmo. 

Sua companhia e sua presença tornaram nossos dias mais alegres e mais leve o nosso fardo. Seja no gabinete pessoal, no gabinete da Segunda Vice-Presidência ou no gabinete da Corregedoria.

Obrigada, Desembargador Lecir! Obrigada pela confiança em nós depositada, pela forma como sempre nos 
prestigiou e pelo carinho com que sempre nos acolheu.

Nessa nova etapa de sua vida, que em breve se inicia, rogamos ao Pai que seja uma etapa de muitas realizações. 
Estaremos juntos, sempre, pois deixamos de ser uma equipe e passamos a formar uma família.

Com o nosso afeto!