Paz em Casa

TJDFT com você no combate à violência doméstica
por AB — publicado 2019-03-08T13:30:00-03:00

Balanço - Dia Internacional da Mulher

Treze anos já se passaram desde a criação da Lei 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha. Desde então, o TJDFT vem se consolidando como um Tribunal que se empenha não apenas em aplicar a lei e proteger as mulheres vítimas de violência doméstica, mas também em implementar medidas no intuito de coibir esse tipo de violência, informar a população e formar novos cidadãos.

Para isso, a Justiça do Distrito Federal orgulha-se em contar com a atuação do Núcleo Judiciário da Mulher - NJM e mais 19 juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher, dotados de magistrados e servidores capacitados e dedicados ao atendimento das partes e ao pleno cumprimento da Lei 11.340/2006.

Só em 2018, os 19 juizados do Distrito Federal conheceram 20.104 novos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Eles também foram responsáveis pelo deferimento de 10.923 medidas protetivas em favor das vítimas (total e parcial); pela expedição de 319 mandados de prisão preventivas e temporárias; e por 4.472 sentenças condenatórias contra os agressores. As varas do Tribunal do Júri do DF também deram sua contribuição, conhecendo 94 novos casos de feminicídio e proferindo 62 sentenças de mérito relativas ao tema.

Paralelamente a todo esse esforço, o NJM segue atuando na prevenção e no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, desenvolvendo ações nos eixos judicial, policial e comunitário. Como resultado, temos a implantação das medidas protetivas eletrônicas, a parceria com a PMDF no Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica – PROVID, as formações de policiais da PCDF e PMDF, a criação do Grupo Reflexivo para Homens autores de violência doméstica e o Projeto Maria da Penha Vai à Escola (MPVE), só para citar algumas iniciativas desenvolvidas pelo NJM.

O TJDFT entende que o empenho para coibir e desestimular essa prática criminosa, que anualmente vitimiza centenas de mulheres em todo o Brasil, deve ser diário e constante. Só assim construiremos com uma sociedade justa, baseada na igualdade de gênero, no respeito e na paz.

Mulher, o TJDFT está com você no enfrentamento à violência doméstica. #NãoSeCale. Denuncie. 

 

Leia também

Vítima de tentativa de feminicídio conta sua história durante Semana da Paz em Casa no TJDFT

TJDFT e SSP/DF discutem ações de combate aos crimes contra mulher

Juíza do TJDFT apresenta Projeto Maria da Penha Vai à Escola a novos coordenadores de ensino do DF

TJDFT realiza segundo dia de atividades da Paz em Casa com palestras e panfletagem na Rodoviária

Abertura Paz em Casa: juíza destaca que a história da mulher confunde-se com a história de seu corpo 

Violência doméstica não é só agressão física: TJDFT realiza panfletagem na Rodoviária e Praça do Relógio

Semana pela Paz em Casa: eu apoio a campanha #NãoSeCale