Sangue e Medula

Campanha incentiva doação e cadastro de doadores
por ACS — publicado 2017-06-09T18:55:00-03:00

 doação de medula e sangueO TJDFT, por meio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho - Pró-Vida e em alusão ao "Junho Vermelho", campanha que estimula a doação de sangue no país e reforça a importância de doações de sangue periódicas, realiza, no dia 21/6, com os magistrados e servidores da Casa, campanha de doação de sangue e de cadastro de doadores de medula óssea. A ação será realizada em parceria com o Hemocentro de Brasília.

Magistrados e servidores interessados em participar da campanha devem se inscrever no link https://form.jotformz.com/71565717937671. No dia da doação, os inscritos devem portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação).

A doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea são dois procedimentos diferentes.

A doação de sangue é um ato de solidariedade e cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. É um procedimento rápido, fácil e seguro. A duração média da doação é de 50 minutos a uma hora, incluindo o tempo de todo o processo: cadastro, pré-triagem, triagem, coleta do sangue e lanche. No momento da doação serão retirados aproximadamente 450 ml de sangue, que serão coletados em uma bolsa plástica com todos os seus componentes descartáveis.

O cadastro como doador de medula óssea é feito através da coleta de 10 ml de sangue. Essa amostra de sangue será examinada para determinar as características genéticas do doador. Os dados do doador e os resultados do exame serão inseridos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Em caso de surgir um paciente com compatibilidade, o doador será chamado para realizar a doação. No Brasil, a chance de se obter a compatibilidade entre pessoas não aparentadas é de uma em 100 mil.

Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário:

  • Ter entre 18 e 55 anos de idade;
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
  • Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

 

Algumas das condições para a doação de sangue são:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Pesar mais de 50 Kg e ter mais de 1,50 m de altura;
  • Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação