Comissários da infância e da juventude promovem ação no aniversário de Brasília

por ACS — publicado 2012-04-23T00:00:00-03:00

Uma equipe de 70 comissários de proteção atuou nas festividades do aniversário de Brasília no sábado, 21 de abril. A Unidade Móvel da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ) chegou por volta das 6h da manhã e ficou estacionada na Esplanada dos Ministérios durante todo o evento para atender o público e acompanhar a presença de crianças e adolescentes no local.

Os comissários se revezaram em três turnos, das 8h do sábado às 3h da madrugada de domingo. Pela manhã, percorreram a Esplanada, concentrando as ações no local onde foram montados brinquedos para as crianças. À noite, os comissários de proteção atuaram prioritariamente no espaço de realização dos shows.

Durante o dia, a equipe de comissários da infância e da juventude realizou ainda ação preventiva e educativa por meio da distribuição de folder lúdico produzido pela 1ª VIJ, com o objetivo de orientar as crianças a respeito de seus direitos e também alertá-las sobre os efeitos nocivos do álcool, do cigarro e das drogas.

De acordo com o supervisor da Seção de Apuração e Proteção da 1ª VIJ, Marcos Barbosa, a ação dos comissários ocorreu de forma tranquila. Foram registradas apenas duas ocorrências de crianças perdidas, além do encaminhamento à polícia de dois adultos que estavam oferecendo bebida alcoólica a adolescentes.