Discussão por uma ficha de sinuca leva homem a júri por tentativa de homicídio

por ACS — publicado 2012-04-18T00:00:00-03:00
Uma discussão que teria começado em um bar por causa de uma ficha para jogar sinuca está levando um rapaz ao banco dos réus, onde responde por tentativa de homicídio. M.F.V. será julgado amanhã (19/4), a partir das 9h, no Tribunal do Júri de Brasília.

A denúncia foi oferecida contra M.F.V. e seu irmão J.R.V., mas os autos relativos a este foram desmembrados em junho de 2011 e correm em separado.

De acordo com a denúncia, "no dia 09 de outubro de 2004, por volta das 20h, nas proximidades da Quadra 06 (...) Estrutural/DF, os denunciados (...) tentaram contra a vida de J.D.S., por meio de instrumentos pérfurocortantes e contundentes", causando-lhe ferimentos. Explica o Ministério Público que "as facadas foram desferidas por" M.F.V., utilizando instrumento fornecido por J.R.V. que também teria desferido golpes com um taco de sinuca na vítima. O homicídio não se consumou por ter havido intervenção de terceiros e pronto atendimento médico ao agredido, conclui a promotoria.

A acusação sustenta que "o crime foi cometido por motivo fútil", pois M.F.V. e a vítima "tiveram uma discussão, pouco antes dos fatos em apuração, atinente ao pagamento de uma ficha para jogar sinuca."

O réu, que se encontra preso, foi pronunciado como incurso no art. 121, § 2º, incisos II, c.c art. 14, inciso II, ambos do Código Penal, por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. Ao ser ouvido em juízo, o acusado permaneceu em silêncio.

De acordo com os laudos constantes do processo, a vítima deu entrada em hospital apresentando sinais de agressão a facadas no braço e na cabeça e exibindo "amputação traumática da falange distal do polegar direito".

Em depoimento, a vítima contou que estava em um bar com o réu onde tomavam cerveja e jogavam sinuca. Em dado momento, teriam começado a discutir por conta do pagamento de uma ficha do jogo. Ao saírem do bar, J.R.V. teria aparecido com um facão que entregou a M.F.V. Nesse momento, o acusado teria começado a desferir golpes contra a vítima.