Empossada a nova Administração do TJDFT para o biênio 2012-2014

por ACS — publicado 2012-04-23T00:00:00-03:00
Tomou posse na tarde desta segunda-feira (23/4) a nova administração do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Em solenidade prestigiada, o Presidente, Desembargador João de Assis Mariosi, o Vice-Presidente, Sérgio Bittencourt, e o Corregedor da Justiça do DF e Territórios, Dácio Vieira, foram recebidos por um Pleno lotado de autoridades e convidados.

O evento contou com a presença do Presidente do STF, Ministro Ayres Britto; do Governador do DF, Agnelo Queiroz; do Vice Advogado Geral da União, Fernando Luiz Albuquerque Faria; do Controlador Geral da União, Ministro Jorge Hage Sobrinho; do Defensor Público Geral da União, Haman Tabosa de Moraes e Córdova; do Presidente da OAB/DF, Francisco Queiroz Caputo Neto; da Ministra do STJ Fátima Nancy Andrighi, representando o Presidente daquela Corte, Ministro Ary Pargendler; e da Procuradora Geral de Justiça do MPDFT, Eunice Pereira Amorim Carvalhido, que compuseram a mesa da solenidade. Presentes, ainda, parlamentares, personalidades do meio jurídico e membros do Executivo local, entre outros.

Após abrir a sessão e se despedir do cargo, agradecendo a todos que colaboraram com a sua gestão no biênio 2010-2012, o Desembargador Otávio Augusto deu posse ao novo Presidente da Casa, Desembargador João de Assis Mariosi. Em um último pronunciamento, disse que se esforçou para ser o líder que o TJDFT merece, que os obstáculos foram contornados e que fizeram uma boa gestão. Desejou ao novo Presidente uma gestão profícua, visando, como sempre, ao engrandecimento do nosso Tribunal. Leia aqui o discurso do Desembargador Otávio Augusto Barbosa.

Feito o juramento e assinado o Termo de Posse, o novo Chefe do Judiciário local, Desembargador João de Assis Mariosi, deu posse ao Vice-Presidente e ao Corregedor da Justiça, os Desembargadores Sérgio Bittencourt e Dácio Vieira que o acompanharão nessa nova gestão.

A Desembargadora Ana Maria Amarante saudou a nova Administração, explanando sobre a biografia dos empossados e seus feitos jurídicos. Destacou quanto ao Desembargador Mariosi, seus esforços no sentido de promover a conciliação entre as partes, antes mesmo da criação dos Juizados Especiais. Em relação ao Desembargador Sérgio, mencionou a criação do Selo Digital nos Cartórios Extrajudiciais e o empenho na realização das Semanas de Conciliação - ações promovidas em sua gestão como Corregedor da Justiça no biênio passado. E o Desembargador Dácio Vieira foi lembrado pelo trabalho realizado no tocante à lotação de Juízes Substitutos no Tribunal e quanto à continuidade e conclusão do projeto de tratamento arquivístico e preservação da memória institucional da Justiça local. Leia aqui o discurso da Desembargadora Ana Maria Amarante.

O Presidente empossado, então, fez uso da palavra para cumprimentar os presentes e exaltar os Operadores do Judiciário - parceiros de toda hora sem os quais não se alcançaria êxito nos trabalhos empreendidos. Num discurso leve, embora bastante culto, falou, entre outros temas, sobre a necessária e irreversível modernização no Judiciário e sobre a falta de magistrados, grande responsável pela morosidade do Judiciário.

Iniciou seu discurso destacando a história do TJDFT "o Tribunal mais antigo do país, antigo Tribunal de Relação de 1602, na província da Bahia de Todos os Santos." Ressaltou "Vivemos um período de euforia para obtenção de excelência, que é sempre um abstrato, mas que teimosamente tentam medir e quantificar" ... "Quem tem fome tem pressa. E o povo tem fome e sede de justiça. O magistrado tem agir com o tempo real das clepsidras, que escorrem, e não das ampulhetas e dos "conclusos" dilatórios".

"Está na hora de se estiletarem as bolhas de excelências, pois, se forem efetivas, o seu líquido escorrerá para todos. Se não se pretende a imitação grosseira de momentâneas soluções, também é necessário que sejamos modelos não de excelências, mas de competência." e por fim garantiu "Minha missão será servir à Justiça, com sua nova modalidade: continuar no varejo artesanal e ajudar encontrar meios para efetividade coletiva ou societária. Como assinala a Ministra Carmen Lúcia: "somos juízes, fazemos direito, não fazemos milagre."
Leia aqui o discurso do Desembargador Presidente João de Assis Mariosi.

Fotos do evento podem ser baixadas no Flickr do TJDFT.