Fórum Verde comemora um ano de funcionamento

por ACS — publicado 2012-04-27T00:00:00-03:00
O Fórum Desembargador Joaquim de Sousa Neto, conhecido como Fórum Verde, inaugurado no dia 29 de abril de 2011, comemora um ano de funcionamento no próximo domingo. O Fórum é uma iniciativa inédita no judiciário brasileiro e também a primeira obra do Centro-Oeste dotada de conceitos inovadores de sustentabilidade.

No final do ano de 2011, o fórum foi um dos três finalistas do concurso promovido pela Green Building Council, que tem como objetivo reconhecer indivíduos, empresas ou organizações brasileiras por sua obra, produto, serviço, inovação e ações para redução do impacto socioambiental.O Fórum Verde ficou em terceiro lugar na seleção das edificações que mais se destacaram na categoria Obras Públicas. O arquiteto que assinou o projeto do Fórum Verde, Siegbert Zanettini, recebeu o primeiro lugar como Arquiteto Sustentável. O Prêmio Green Buiding Brasil destacou as instituições que têm contribuído para o avanço do setor de construção sustentável no Brasil.

Em sua construção, o Fórum envolveu profissionais multidisciplinares, integrou conceitos ecologicamente reconhecidos, desde a concepção do edifício. Segundo a Caenge, empresa executora da obra, a construção seguiu os critérios para a certificação LEED (Liderança em Projetos Ambientais e Energéticos) durante as diversas etapas da construção.


A edificação foi localizada de tal modo no terreno, que permitiu a retirada mínima da vegetação nativa, ficando totalmente integrado com o entorno. Também buscou aproveitar, ao máximo, em todos os ambientes, a iluminação natural e a ventilação cruzada, o que garantiu a redução do uso de iluminação artificial e do ar-condicionado.

A leve rotação do edifício permitiu a criação de floreiras em todos os pavimentos, o que, além de humanizar o ambiente, auxiliou na proteção solar e na melhoria da qualidade do ar. No local também foi construído um bicicletário para os servidores e usuários do espaço.

Com cobertura ajardinada, que reduz a carga térmica do edifício, o Fórum possui uma estação compacta de tratamento de efluentes, captação de águas pluviais, que permite o reuso de águas pluviais e cinzas para fins não potáveis, como descarga, lavagem de pisos e irrigação de jardins.

Foram usados metais e sanitários que permitem economia no consumo de água e toda a madeira utilizada nas paredes divisórias é comprovadamente proveniente de reflorestamento. Também as tintas, mantas e colas empregadas foram testadas em laboratórios independentes, obedecendo às normas técnicas mais restritivas de liberação de Compostos Orgânicos Voláteis (COV's).

Ao todo, foram aplicados 20% de materiais reciclados e 40% de materiais regionais, produzidos em um raio de 800 km da obra. Também foi utilizada a gestão sustentável de resíduos durante a fase de execução, garantindo que 75% dos resíduos gerados fossem reaproveitados ou reciclados.