Juizado Especial do Aeroporto divulga estatística de atendimentos em março

por ACS — publicado 2012-04-03T00:00:00-03:00
Em março de 2012, o Posto Avançado do Juizado Especial do Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília, registrou 666 atendimentos. Destes, 497 foram fornecimentos de informações, orientações e esclarecimentos sobre os mais diversos assuntos.

Reafirmando a finalidade principal do Juizado, que é a conciliação, neste mês, o Posto firmou 78 acordos informais entre passageiros e companhia aérea; 55 casos se tornaram processos, com audiência de instrução e julgamento marcadas; 11 casos foram encaminhados para serem concluídos no estado de origem do consumidor e houve 26 desistências da ação.

Os passageiros continuam enfrentando problemas nos balcões das companhias: dificuldades no chek-in, desvios de bagagem, atrasos e cancelamentos de voos e falta de informação adequada foram os problemas mais recorrentes. A empresa aérea TAM mais uma vez apresentou o maior número de queixas (254), seguida pela Gol (190), AVIANCA (62), WEBJET (58), DELTA (15) e TAP (4). As demais companhias aéreas, juntas, contabilizaram 82 reclamações.

O Posto do Juizado Especial do Aeroporto de Brasília funciona em horário integral (24 horas) no 1º andar do aeroporto, próximo ao balcão de venda de passagens, e se destina a solucionar gratuitamente questões que envolvam valores de até 20 salários mínimos, sem a necessidade de advogado. Quem pretende resolver um problema no Juizado deve entrar com o pedido com as provas do incidente com até 24 horas do ocorrido.