Novo Presidente, Vice e Corregedor do TJDFT tomam posse nesta segunda-feira

por ACS — publicado 2012-04-22T00:00:00-03:00
Está marcada para esta segunda-feira, dia 23/4, a posse da nova administração do TJDFT (biênio 2012/2014)

A solenidade será aberta pelo atual Presidente do TJDFT, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, que dará posse ao novo Presidente, Desembargador João de Assis Mariosi. Em seguida, o novo Presidente do TJDFT conduzirá a sessão, que prossegue com a posse do Desembargador Sérgio Bittencourt no cargo de Vice-Presidente, e do Desembargador Dácio Vieira, no cargo de Corregedor da Justiça do DF e dos Territórios. A sessão de posse acontece às 17h, na Sala de Sessões Plenárias.

Atenção: Fotógrafos e cinegrafistas da imprensa e de órgãos institucionais somente terão acesso ao local após autorizados pela Assessoria de Comunicação do TJDFT. Para isso deverão estar identificados com crachá do órgão a que pertencem acompanhado de identificação pessoal. Mais informações pelo email: com.social@tjdf.gov ou pelo telefone 3103-7192.

O Presidente eleito, Desembargador João de Assis Mariosi, é natural de Pouso Alegre-MG, onde se tornou bacharel em Direito e em Filosofia, Teologia e Direito, além de possuir licenciatura em Letras, Pedagogia e Administração. É doutor em ciências sociais pela Universidad del Museo Social Argentino e Mestre em Direito Penal pela Universidade Católica de São Paulo. Ingressou no magistério em 1958, como professor de Português, Ciências e História, ainda em Pouso Alegre. Em 1976, ingressou na magistratura, como Juiz de Direito da Comarca de Monte Azul-MG, permanecendo até 1980, quando, tomou posse como Juiz de Direito Substituto do Distrito Federal. Desde então, atuou como Juiz de Direito nas áreas cível, de delitos de trânsito e ainda como Juiz Eleitoral. Em 1994 tornou-se desembargador do TJDFT, onde exerceu o cargo de Corregedor, cargo que também ocupou no TRE-DF, onde recentemente ocupou a Presidência.

O Vice-Presidente eleito, Desembargador Sérgio Bittencourt, nasceu em Araguari-MG. Formou-se em Direito pela Faculdade de Uberlândia-MG, sendo, mais tarde, professor daquela mesma Instituição. Lecionou também na Associação de Ensino Unificado do DF (AEUDF), de 1977 a 1985. Antes de entrar para a magistratura do DF, em março de 1984, ocupou os cargos de Escrevente Autorizado no Cartório do 2º Ofício (Judicial e Notas) da Comarca de Araguari, Advogado e Assessor da Superintendência, e Chefe do Serviço Jurídico da TERRACAP. Atuou, ainda, como advogado particular em Araguari e em Brasília. Como Juiz de Direito do TJDFT, foi titular da 1ª Vara Cível de Taguatinga, da 8ª Vara Cível de Brasília e da Vara de Acidentes do Trabalho. Exerceu, tanto em Taguatinga como em Brasília, a função de Diretor do Fórum e foi o responsável pela instalação dos serviços judiciários no arquipélago de Fernando de Noronha. Em 1998, nomeado Desembargador, atuou na 4ª Turma e na 2ª Câmara Cível, e na 1ª Turma Criminal e Câmara Criminal, onde exerceu, em diversas ocasiões, a Presidência dos referidos órgãos colegiados. Também foi Juiz Eleitoral, titular da 3ª e da 12ª Zona Eleitoral. É o atual Corregedor da Justiça do Distrito Federal.

O novo Corregedor de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador Dácio Vieira, também nasceu em Araguari-MG. Formou-se em Direito em 1967 pela Universidade de Brasília e tomou posse em maio de 1994 no cargo de Desembargador do TJDFT, em vaga destinada ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil. É o atual Vice-Presidente do TJDFT; integrou o Conselho da Associação dos Magistrados do Distrito Federal nos anos de 1995/1996 e 1997/1998; presidiu, nos anos de 1996, 2000, 2003 e 2007, a 5ª Turma Cível do TJDFT e já ocupou os cargos de Presidente e Vice Presidente do TRE-DF. É o atual Vice-Presidente do TJDFT.